Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de rerigeração não funcionando direito, placa-mãe ou cooler?


JochenO

Posts recomendados

Boa tarde, minha mãe possui um notebook antigo já(uns 9 anos pelo que me lembre) um Sony Vaio, a cada ano eu trocava a pasta térmica então nunca teve problema de aquecimento, porém ontem e hoje ele desliga "do nada", fui fazer alguns testes e percebi que cooler gira em uma velocidade fixa aparentemente suficiente pra ligar e usar pra tarefas bem leves, mas usando em 100% depois de uns segundos o notebook simplesmente desliga. Fui nas opções de energia e limitei processador em 50%, agora ele aguenta muito mais tempo ligado.  Monitorando as temperaturas em stress com CPU Z ele funciona normalmente até uns ~63°C(até onde eu consegui ver na verdade, pois depois ele simplesmente desliga). O cooler não está sujo, faz uns 3 meses que fiz a limpeza dele, abri para ver se tinha algo atrapalhando a rotação e não consegui achar nada, tentei forçar o cooler a ligar 100% mas não consegui com programas, tentei ligar 100% nele fora do notebook mas aparentemente ele só liga com os 3 pinos conectados. O que me leva a crer que o problema seja o cooler(ou o sistema de refrigeração como um todo) ou algum problema na placa-mãe.

 

Cooler é basicamente esse:

image.png.f4b9e91452167f1199545379664e68a9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, JochenO disse:

eu trocava a pasta térmica então nunca teve problema de aquecimento

Usando uma pasta decente, não tem a menor necessidade... Pra você ter noção, meu notebook tem 7 anos e nunca troquei a pasta térmica, nem tive problemas de superaquecimento. Só limpeza no dissipador com pincel e ar comprimido. Mexer sem necessidade é só dar chance pro azar.

Mas 9 anos é bastante tempo, com as informações que você passou meu chute é que o cooler já foi pro saco.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

Usando uma pasta decente, não tem a menor necessidade... Pra você ter noção, meu notebook tem 7 anos e nunca troquei a pasta térmica, nem tive problemas de superaquecimento. Só limpeza no dissipador com pincel e ar comprimido. Mexer sem necessidade é só dar chance pro azar.

Então, ele ficou uns 5 anos sem trocar a pasta, ai decidi comprar uma daquelas GD-900 e trocar, ela estava seca já, depois eu ia trocando a cada 1~2 anos. É um notebook que minha mãe usa pra navegar só, então não tem necessidade de uma pasta de super qualidade.

 

5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Mas 9 anos é bastante tempo, com as informações que você passou meu chute é que o cooler já foi pro saco.

É minha suspeita também, só é curioso que o cooler ainda funciona, mas ele fica em uma rotação bem baixa e mesmo em stress ele não aumenta a rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi sim eu tirei ele todo, abri e dei uma boa limpada nele, o notebook está funcionando "normal" agora, mas com o processador limitado a 50% o cooler gira, é possível sentir uma leve brisa saindo da saída de ar, mas é uma velocidade muito baixa se eu deixar em 60~100% processador, inevitavelmente ao abrir navegador em alguns minutos simplesmente ele apaga e preciso esperar um pouco pra ligar. Outra observação é que com programas parece que eles não conseguem identificar o cooler, de todo modo vou comprar outro pra testar, se não for o cooler ai não tem jeito, vou deixar limitado em 50% o processador, não compensa investir pra arrumar em um notebook de 9+ anos, e as tarefas são leves, mesmo em 50% ele ainda da conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eliminada a parte em que se possa ter alguma coisa impedindo a passagem de ar do cooler vem a parte de checar os três fios, fazer um teste de continuidade para ver se algum deles está interrompido ou rompido ou com mau contato.

Pode ser que não esteja acionando a velocidade mais rápida por algo nos fios e não por algo na placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!