Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tô tendo esse problema, pelo diagnostico do bluescreen view, era um erro de hardware, eu removi meu HD secundário hoje, suspeito que possa ter sido ele, ou o cabo sata velho também, o HD era bem velho e eu usava só pra guardar coisas, fiz o teste de memória RAM e do SSD pelo cmd e não deu nada, continuarei acompanhando esse tópico, quero muito saber o que pode ta acontecendo com meu pc.

Resultado do bluescreeview:

778820479_BSCview.jpeg.80d655205346a678c5c5a9bb0d42679a.jpeg

As configurações do meu pc são as seguintes:

CPU: xeon x5650

GPU: HD6750

RAM: 8gb, 2 pentes de 4, acho que é da hp

placa-mãe: LGA 1366 X58 chinesa

FONTE: seasonic 300w 80plus com pfc ativo

SSD: 256gb xraydisk

Todas as peças citadas foram do aliexpress (exceto a fonte)

Se eu não me engano, já tive esse problema de bsod, pouco tempo dps de montar meu pc, cerca de umas duas semanas dps, nessa época eu usava somente o HD e o so ficava nele.

Depois que comprei o SSD, o  HD ficou como secundário e esse problema me veio acontecer mais ou menos uma semana atrás, depois aconteceu ontem enquanto eu jogava, e hoje de novo, então removi o HD, espero que o problema realmente tenha sido ele ou o cabo sata.

• Moderador
Postado

@FelipeKaziin Caro usuário, boa tarde! Para aumentar suas chances de resposta e manter o Fórum organizado, seu tópico foi movido para cá. Contamos com sua compreensão! 🙂

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

PASSO 1 - Perguntas

• Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Aguardamos sua resposta.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Postado

RESPOSTAS

Há quanto tempo ocorre este problema?

- Não é algo recorrente, me aconteceu pela primeira vez pouco tempo depois de eu montar meu pc, lá pra janeiro, nessa época eu usava o windows no HD.

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

- Eu mesmo montei

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

- Seasonic 300w 80plus

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

- Sim, um filtro de linha a da iclamper

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

- Não, exceto um controle usb, mas não sei se conta

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

- Não, mas já aconteceu quedas de energia com ele ligado.

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

- Não, depois que troquei o so pro SSD, o HD ficou como secundário

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

- Não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

- Não tenho certeza

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Algum overclock foi feito no computador?

- Não, uma vez fiz overclock na gpu pelo msi afterburner, mas não uso

Logs pedidas:

LogsColetados.7z

Screenshot do speecy:

image.thumb.png.07db0783eb429a84cea602e632efcd3a.png

Postado

Certo, amanhã eu vou fazer esse teste, caso dê algum problema, como eu vou  saber qual é, e como vou resolver ? À alguns minutos atrás meu pc começou a dar uns engasgos de leve, aquelas travadas de 1 segundinho, e de repente deu tela azul com o mesmo código, WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. Lembrando que a ultima vez foi no dia 07/05, ou seja, é algo que ocorre com pouquíssima frequência, tenho medo que possa ser a gpu, ou o processador, não tenho condições de trocar nenhuma peça agora, então to bem preocupado com isso.@GabrielLV 

Log dessa tela azul que deu agora a pouco.

1849583180_WhatsAppImage2023-05-13at23_29_29.jpeg.2119675a6c2b309fabf0fa7804d00133.jpeg

• Moderador
Postado
44 minutos atrás, FelipeKaziin disse:

Certo, amanhã eu vou fazer esse teste, caso dê algum problema, como eu vou  saber qual é, e como vou resolver ?

Se o teste de memória indicar que algum erro, então é a memória RAM que está com defeito. O teste que lhe indiquei é exatamente para saber se há defeitos nela, e se for detectado algo, não há nada que você possa fazer além de trocar a memória.

tenho medo que possa ser a gpu, ou o processador, não tenho condições de trocar nenhuma peça agora, então to bem preocupado com isso.@GabrielLV 

Infelizmente, se os testes detectarem que é uma peça com defeito, novamente, o único jeito de resolver é trocando a peça. Não há outra alternativa. É a mesma coisa quando um raio cai e queima a fonte. Como arrumaremos uma fonte queimada? Simples, não há conserto. Infelizmente teríamos que comprar outra.

Log dessa tela azul que deu agora a pouco.

A única coisa útil nesse log, é o código "WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR", que indica que uma falha fatal de hardware foi identificada.

image.png.22cde14be03f38a1f86e6a7355f550f7.png

https://learn.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/debugger/bug-check-0x124---whea-uncorrectable-error

• Haha 1
Postado

Ontem eu entrei na BIOS, e por algum motivo só tava aparecendo metade do valor das memórias na tela inicial, porém com o Windows iniciado tava constando os 8gb normal no cpu z aqui ó, a imagem da BIOS e do cpu z, o que significa isso ?

20230514_000909.jpg

IMG-20230514-WA0003.jpg

@GabrielLV

• Moderador
Postado

@FelipeKaziin O CPU-Z está identificando corretamente que é uma memória de 8GB, mas o BIOS por algum motivo está identificando que apenas metade desse valor é utilizável. Verifique no gerenciador de tarefas quanto de memória RAM está em uso (Botão direito no menu iniciar > gerenciador de tarefas > desempenho > memória), tire uma print e poste aqui.

• mês depois...
Postado

Opa, voltei nesse tópico aqui por que não consegui criar um outro pra esse novo problema, no visualizador de eventos do meu windows fica aparecendo o seguinte código de erro:

Erro de hardware corrigido. 

Componente: PCI Express Root Port
Origem do Erro: Advanced Error Reporting (PCI Express)

Barramento Principal: Dispositivo: Função: 0x0: 0x7: 0x0
Barramento Secundário: Dispositivo: Função: 0x0: 0x0: 0x0
Nome do Dispositivo Primário: PCI\VEN_8086&DEV_340E&SUBSYS_00008086&REV_22
Nome do Dispositivo Secundário: 

tem centenas de logs com essa informação, eu já sei que é um erro de hardware mas não sei o que pode ser, alguém poderia me ajudar a resolver isso ?

@GabrielLV image.thumb.png.318f09e6847d524b44d1ac4e619db915.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!