Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como tiro a estática do corpo?


Posts recomendados

8 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não use roupas de lã. Antes de iniciar o trabalho, toque por alguns segundos qualquer estrutura de metal. O refrigerador de sua casa serve. Deve resolver.

Eu tenho um frigobar em casa, onde pego nele? Eu só pego e boto as mãos nele eu abro ele como que faço? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Põe as mãos por alguns segundos em qualquer parte do metal. Só isso. Um toque qualquer já descarrega. Estática não é pilha que fica armazenando. Tocou, descarrega. O famoso choque de geladeira.

Muito obrigado amigo pelas informações. Vou botar a mão no ferro e mexer no pc pelado👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me surgiu uma dúvida, é realmente necessário tirar a estática do corpo antes de por a memória RAM? (só me refiro a memória RAM) porque se a ram tiver o dissipador, e você não tocar no pcb da placa-mãe, não teria problema com a estática né? já que ela não vai ser descarregada em nenhum componente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mayan Matos disse:

me surgiu uma dúvida, é realmente necessário tirar a estática do corpo antes de por a memória RAM? (só me refiro a memória RAM) porque se a ram tiver o dissipador, e você não tocar no pcb da placa-mãe, não teria problema com a estática né? já que ela não vai ser descarregada em nenhum componente

Estática é coisa dos anos 90. Se danifica somente se acumular demais no computador, e isso é coisa de semanas, meses ou anos. Tem o meu computador antigo por exemplo, ele tinha uma RAM que inventava de dar problema sempre depois das noites, e eu não tinha pena em mexer (era um DDR2 de mais de 10 anos, quase 15, não tinha dissipador e sobreviveu por muita maresia e chuva), em qualquer situação eu estava lá mexendo porque o computador deu problema na RAM. Eu pegava a memória sem proteção nenhuma (as vezes pegando no contato da RAM), passava uma borracha no contato que é a maior tortura por estática que se faça num computador, e colocava de volta sem nem limpar a memória, e ele passou por longos 5 anos assim sem dar nenhum problema relacionado à memória ou coisa assim (só a RAM que ficava "desconectando" por conta da estática, digamos assim), ele morreu devido apenas à oxidação (passou tempo demais parado por não ter uso algum) e por um curto no VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eloy1221 Ideal se vai tocar em metal para descarga de estática é que o metal não seja pintado.

 

Forma alternativa descarregar estática é tocar em uma árvore, poste de metal ou concreto sem pintura, barra de aterramento, ou mexer no pc descalço (piso sem tapete ou borracha), ou então seja mais hardcore e mexa no pc ao natural, pelado.

 

 

4 horas atrás, Mayan Matos disse:

me surgiu uma dúvida, é realmente necessário tirar a estática do corpo antes de por a memória RAM? (só me refiro a memória RAM) porque se a ram tiver o dissipador, e você não tocar no pcb da placa-mãe, não teria problema com a estática né? já que ela não vai ser descarregada em nenhum componente

Geralmente se a memória tem dissipador, ela terá algo entre o chip e o dissipador, e geralmente esses dissipadores são pintados, então não é para dar problema, mas ter cuidado sempre é bom.

 

O importante que vejo é não tocar em chips caso tenha energia estática acumulada no corpo, ai aqui entra os chips de memória RAM, vram, placa-mãe, HD, e afins, tudo que tiver aqueles chips pretos soldados ou de socket.

 

Porém a tecnologia avança, e a proteção para evita queimas por estática também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Eloy1221 Ideal se vai tocar em metal para descarga de estática é que o metal não seja pintado.

 

Forma alternativa descarregar estática é tocar em uma árvore, poste de metal ou concreto sem pintura, barra de aterramento, ou mexer no pc descalço (piso sem tapete ou borracha), ou então seja mais hardcore e mexa no pc ao natural, pelado.

 

 

Geralmente se a memória tem dissipador, ela terá algo entre o chip e o dissipador, e geralmente esses dissipadores são pintados, então não é para dar problema, mas ter cuidado sempre é bom.

 

O importante que vejo é não tocar em chips caso tenha energia estática acumulada no corpo, ai aqui entra os chips de memória RAM, vram, placa-mãe, HD, e afins, tudo que tiver aqueles chips pretos soldados ou de socket.

 

Porém a tecnologia avança, e a proteção para evita queimas por estática também.

Meu piso é de ceramica. Se eu ficar pelado e depois de tocar no ferro sem um tapete nem nada no chão de ceramica mesmo não da risco de ter problema né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eloy1221 Até hoje nunca vi falar de problemas por mexer em hardware descalço em piso de cerâmica.

 

E eu até já recomendei para vários usuários ficar descalço, então não terá problema.

 

Duvido muito que dará problema em algo se você segurar a memória RAM pelas bordas e mesmo assim estiver vestido na hora de instalar as memórias, até porque em vários lugares vemos falando que o certo para segurar memória RAM é pelas bordas do módulo em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!