Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois roteadores na mesma ONU


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Dia !

 

Meu provedor de fibra colocou uma ONU com duas portas.

Como faço para programar um roteador em cada uma dessas portas ?

Sem comprar mais equipamentos, é claro

 

- Um dos roteadores é um DIR-300 com firmware DD-WRT.

- O outro é um TPLink Archer C20

 

Tenho acesso às configurações dos três aparelhos. Consigo mudar tudo.

 

O ideal seria que os dois roteadores ficassem com o mesmo SSID, canal, etc

 

Só é possível cabeamento da ONU para os roteadores. Não é possível de um para o outro

 

Agradeço qualquer orientação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa mudar a conexão PPoE de lugar. É mais simples como está.

 

17 horas atrás, Sr. Burns disse:

Só é possível cabeamento da ONU para os roteadores. Não é possível de um para o outro

 

Não deve mesmo ligar um ao outro. Deve ligar todos em paralelo mesmo. Ligar em cascata é um desastre e só se faz isso quando não tem opção.

 

Poste a configuração de DHCP da ONU. Se ela tem duas portas deve ter um servidor rodando.

 

Postei vários roteiros de como ligar essas coisas, mas parei de repetir. Pode ver uma lista em algo que postei aqui no forum em https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1644820-modo-bridge-passo-a-passo/#comment-8585297

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia, gente

Em resumo, descobri de maneira inusitada que uma das portas é ocupada por outro aparelho.

Vou ver se o provedor tem uma ONU de 3 portas, ou me compro um switch

-------

Ainda bem que o @Mega Blaster sugeriu que eu verificasse se as duas portas funcionavam, caso contrário era um roteador voando pela janela

 

A história completa é que a casa não é minha, e desde a última vez que tentei programar essa rede, o pai instalou um sistema de alarme que ocupou essa porta extra. Ele simplesmente cortou parte do cabo que chegava ao roteador, e eu acreditei que tudo continuava igual desde minha última visita. A ONU é longe dos dois roteadores.


Mas olhei os links do @arfneto

 

Ficou claro que cascateamento de roteadores é uma fria. Não faltam exemplos na explicação.

 

Agora, se eu tivesse que seguir os links para sair do chão, eu teria que voltar aqui e fazer mais perguntas.
Não achei uma resposta assertiva que me diga É exatamente esse o meu caso (parecem bem diferentes do meu). Não consegui me situar.


Por hora, deixou de ser importante, mas se quiser(em) ilustrar a programação para o próximo que buscar respostas...


-----------------------------------------------------
Por mera curiosidade, anexo abaixo umas imagens dos roteadores, que eu já tinha deixado prontas antes da descoberta.

Por conta própria só mudei o endereço de cada roteador pra não dar conflito

 

A ONU ta com 192.168.1.1 (conforme imagem do post de dois dias atrás)
O TPLink ta com 191.168.0.3
O DIR-300, com 192.168.0.5

 

Os Wifi eu deixaria com SSID diferente um do outro, ao menos durante os testes.
Uma das coisas que eu pedi para quem me ajudasse é que no fim, fosse um único para toda a casa.

 

Screenshot_20230519-171234.thumb.png.4447bee44672bbaeab391ff8b50c02a0.png

 

Screenshot_20230519-172236.thumb.png.f84adf1e291e53297e9435ab9990943c.png

 

Screenshot_20230519-172257.thumb.png.9628a06a6632f0f226312caf7718e684.png

 

Tem umas opções a mais na aba Wireless do DIR-300 que eu não saberia escolher

Screenshot_20230519-172428.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Sr. Burns disse:

A ONU ta com 192.168.1.1 (conforme imagem do post de dois dias atrás)
O TPLink ta com 191.168.0.3
O DIR-300, com 192.168.0.5

 

17 horas atrás, Sr. Burns disse:

Agora, se eu tivesse que seguir os links para sair do chão, eu teria que voltar aqui e fazer mais perguntas.
Não achei uma resposta assertiva que me diga É exatamente esse o meu caso (parecem bem diferentes do meu). Não consegui me situar.

 

Raramente se quer mais de uma rede IP numa instalação doméstica, ou se precisa disso. E em geral quando se precisa mesmo E quer já sabe como fazer, porque é o mesmo conhecimento que diz se o dono da rede precisa disso.

 

Em geral, como eu expliquei em todos aqueles exemplos e números, se quer uma única rede IP e possíveis várias redes wifi. E nunca quer multiplo NAT, a primeira coisa que quer evitar, nem redes em cascata, a segunda maior trava em uma LAN. E depois reduzir os broadcasts mas aí pode não ser a preocupação em uma rede doméstica... 😉 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster

 

De toda certeza acredito que lendo TUDO eu consiga FORMULAR a resposta que procuro (formular porque "prontas" não encontrei).

Mas é tanto link que fica complicado - ou parecem muitos (A organização do site tambem não ajuda muito...).

A maioria são tópicos longos, ou que pela quantidade, se tornam longos, com as várias boas explicações dispersas em mais de uma página.

 

E insisto que, ao menos na primeira leitura, não consegui me equiparar/enquadrar no problema que os colegas tentavam resolver

 

Certamente são links ricos em conhecimento, mas me parecem mais adequado para quando o foco é didático

 

Citação

Use como AP. É a única forma de ter uma única rede com mesmo nome e senha.

 

4 horas atrás, arfneto disse:

Raramente se quer mais de uma rede IP numa instalação doméstica, ou se precisa disso. 

(...)

se quer uma única rede IP e possíveis várias redes wifi. 

(...)

E depois reduzir os broadcasts 

 

 

Perfeito

 

São essas dicas pontuais as que mais ajudam

 

Acho que com elas eu me viro quando eu voltar ao trabalho

 

Por hora, Obrigado aos dois !

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Sr. Burns disse:

Perfeito

 

São essas dicas pontuais as que mais ajudam

 

Acho que com elas eu me viro quando eu voltar ao trabalho

 

Como te disse, parei de explicar as mesmas coisas em todos os tópicos, e por isso só passo adiante a mesma lista acho que desde julho. E nessa semana parei de passar até alista e passei apenas duas vezes um tópico que tem a lista 😄 Não leve a mal.

 

Acho que com o passar do tempo está cada vez mais comum usar vários roteadores e pontos de acesso wifi na mesma rede e sem algum equipamento especialmente configurado na entrada --- border router.

E tem muitos mitos nessa área no BR, como:

  • não poder ter mais de um servidor DHCP na rede (se pode e muitas vezes deve ter).
  • ligar roteadores em série e não em paralelo (é um desastre em termos de performance e tráfego inútil).
  • não pode ter mais de um acesso a internet na mesma rede sem um equipamento especial (pode e é simples).
  • usar as portas WAN em roteadores que não estão ligados ao gateway público (o roteador da operadora). E se pode perder mais de metade da banda devido ao múltiplo NAT. 

Assim muita gente pergunta a mesma coisa e poucos pesquisam sobre o que já está escrito aqui.

 

Notou que tem uma legenda na lista de tópicos que eu mostrei?

 

22 horas atrás, Mega Blaster disse:

Use como AP. É a única forma de ter uma única rede com mesmo nome e senha. 

 

Usar como AP desativa todo o resto que tem no roteador. Pode em muitos casos desativar as portas LAN. Cuidado.

 

Em geral o simples é

  • não mudar nada: usar como router, mantendo o uso de wifi e do switch embutido (as portas LAN) e sempre que possível mantendo o uso do serviço de DHCP em pelos menos um outro roteador.
  • usar redes e senhas diferentes no wifi porque exceto pelo caso de mesh a conexão vai mesmo cair ao mudar de uma antena para outra.
  • Não usar nunca a porta WAN a menos que tenha desabilitado NAT na rede do modem e só tenha ligado roteadores na rede primária.
  • Usar endereços fixos nos roteadores, obviamente fora da faixa de DHCP em uso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto

 

Outra lista que vale ouro

Se essa lista estava nos links, eu realmente não procurei direito

 

Deveria fazer parte de um permalink aqui no fórum.

 

Ela responde dúvidas que eu, como amador, nem sabia que tinha

 

Inclusive, eu carregava no mínimo um dos mitos: aquele do DHCP. Imaginava que criava os mesmos gargalos que o tal do NAT (esse último fui atrás de aprender depois que abri os links didáticos pela primeira vez).

 

Obrigado mais uma vez

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sr. Burns disse:

Inclusive, eu carregava no mínimo um dos mitos: aquele do DHCP. Imaginava que criava os mesmos gargalos que o tal do NAT (esse último fui atrás de aprender depois que abri os links didáticos pela primeira vez).

 

Nesse tópico 

eu dei um exemplo mais prático de onde esse problema de ter um só servidor DHCP  pode derrubar uma rede a toa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!