Ir ao conteúdo

Não quero comprar uma placa-mãe com internet e meu modem é longe, o que compro?

Ir à solução Resolvido por Joao531,

Posts recomendados

Postado

Oi gente, estou pensando em montar um computador com uma rx 6600 e um i3 12100f, h610. Porém meu orçamento é bem pequeno e o pc já vai ser bem caro, então eu não queria gastar mais dinheiro ainda com uma placa-mãe wifi. Além disso, o modem fica no escritório, e meu computador só poderá ficar no meu quarto. Eu deveria comprar uma placa de rede ou um dongle wifi para ter internet? Gostaria de respostas de recomendações de modelos dependendo da resposta, o mais custo-benefício possível. Um roteador sairia muito caro.

Postado

praticamente toda placa-mãe vem com placa de rede. Apenas passe um cabo. Praticamente TODA casa ou apartamento tem um duto de telefone que passa pela sala e pelo quarto. O simples, eficiente e barato: passe um cabo de rede, um cabo Cat5E. Coloque um soquete RJ45 em cada ponta, use dois cabos de rede comuns. Tem soquetes com acoplamento giratório, só precisa de uma chave de fenda. E tem os tradicionais que podem ser presos mesmo sem ferramentas. cabos de rede são vendidos prontos em diversos comprimentos. 

Postado

@dumq @arfnetoGente, não dá, o escritório é muito longe do meu quarto, vai ser impossível passar um mega cabo de lá até aqui, só vou comprar um computador, não fazer uma mega-obra. Vocês não tem soluções mais simples não?

Postado

@arfneto boa noite, não haver com o post mas eu vi um Topic que você tava ajudando um pessoal, parece ser o mesmo problema que eu tô tendo, minha Net não tá funcionando, tentei mandar msg pra você.mas n deu, o post era esse aqui no caso " Conectividade IPv4: Sem acesso à rede "

Postado

Procure modelos de repetidores de wifi que consigam trabalhar nessa distância. Não vou recomendar nenhum porque eu nunca usei esse tipo de equipamento, mas posso recomendar a fabricante TP-LINK, ela possui tantos modelos que um deles vai servir para você.

Não entendo muito de redes, mas acho que se você ligar dois repetidores um no outro, a conexão fica ruim, então acho melhor comprar um bom o suficiente para dar conta do recado sozinho.

Postado
1 hora atrás, usuarioaleatorio1234 disse:

estou pensando em montar um computador

orçamento é bem pequeno

não queria gastar mais dinheiro ainda com uma placa-mãe wifi

@usuarioaleatorio1234 Prezado, Não existe almoço grátis. Isso é um fato. Eu entendo seu lado e estou em situação idêntica. Preciso de coisas e estou na dureza total. Mas está fazendo a pior economia possível. O Fórum tem um gênio da eletrônica que anda ausente, Mestre @faller, cuja assinatura é esclarecedora: Economizar é comprar bem!

deveria comprar > um dongle wifi para ter internet?

Placa de rede já tem na placa-mãe. Dongle é barato e resolverá a questão da conexão, como bem já sinalizaste como solução, mas é bem provável que não tenha o desempenho que gostaria. Sexta passada passei um cabo de rede numa uma casa em que a situação era exatamente igual a sua. Não funcionava direito, vivia caindo, e para jogar então, um desastre. Então, falando pelo meu lado que sei como fazer, cabo é a melhor solução, apesar de parecer difícil. Obviamente que o custo pesa, mas vejo no seu futuro bem próximo, um arrependimento com mais custos. É só minha opinião, OK? Analise mais calmamente e considere que seus poucos recursos devem ser muito bem aproveitados com o que der para o melhor. Talvez devesse  economizar mais um tanto e se dê mais um pouco de tempo para acumular um valor mais alto. 

@Tango and cashVá no tópico em questão e marque Arfneto como fizeste aqui. Ele será notificado e talvez lhe ajude.

Postado
33 minutos atrás, usuarioaleatorio1234 disse:

vai ser impossível passar um mega cabo de lá até aqui, só vou comprar um computador, não fazer uma mega-obra

Não sei o tamanho de sua casa, claro. Mas passar um cabo não é uma obra. Como eu disse, o duto já deve estar lá. Estive em 3 casas hoje. E mais 2 lojas. Todos esses lugares tinham o simples. Dutos de telefonia e TV a cabo.

Esses cabos custam cerca de 2 reais o metro e de qualquer forma vai usar: Se sua casa é assim grande o wifi vai ficar ou ruim ou caro, a menos que passe um cabo para levar o ponto de acesso até o outro lado da casa e assim terá o mesmo cabo e mais despesas com o wifi... Até 90m de cabo na parede estará ok. E mais 2x5m de cabo para o roteador e para o PC. É assim no mundo todo.

19 minutos atrás, Joao531 disse:

Eu vou te passar uma solução bem útil para você. Compre um adaptador Wi-Fi, seja USB ou PCIe, já pega a conexão rapidinho e é bem mais fácil de instalar. Recomendo Adaptador Wi-Fi TP-LINK AC1300 USB

Se o ponto do PC fica longe da sala onde está o modem o wifi vai ficar uma m. Não tão útil. Uma conexão rápida via wifi implica 5Ghz ou 6Ghz e para isso o alcance é mínimo. A velocidade cai muito rápido e mesmo uns 10m já podem ser muito. A partir dessa distância vai conectar a 2.4Ghz e sabe o vai acontecer? A velocidade é medíocre.

Não recomendo comprar nada que não seja norma AX ou AXE. Estamos em 2023. A mudança de wifi5 --- AC, o padrão desse adaptador sugerido --- e wifi6 ou mesmo wifi6E, a norma de hoje em dia, é enorme.

Pode-se ver isso como solução, claro. Só que não.

Postado
5 minutos atrás, arfneto disse:

Pode-se ver isso como solução, claro. Só que não.

Sou testemunha disso como disse antes. É só dor de cabeça.

Postado

@usuarioaleatorio1234 20m não é nada especial para um cabo, mas via wifi a 5Ghz não vai chegar, muito menos em AC. Só vai perder dinheiro. E a 2.4 vai ficar muito lerdo. Simples e barato é como te expliquei. E trivial. Tem cabos de 30m com conectores ou sem, no ML a venda por 30 a 40 reais... Cabos de rede de 2 ou 3m são bem baratos. Os soquetes custam como 8 reais. É ingênuo usar só o cabo mas é possível.

Pode considerar o que quiser como solução. Mas sugiro considerar o que @Mega Blaster te disse. E o que eu te disse. Tem uma razão para o mundo inteiro fazer assim. E não compre uma placa, adaptador ou ponto de acesso que não seja AX. Se acha que são caros espere ficarem mais baratos. 

exemplo.thumb.jpg.54e460d7c60bd9e4f4af1844a1acdafc.jpgAlgo assim como na foto a esquerda. A caixinha da direita por exemplo traz o interfone e um ponto de rede. Nada demais.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!