Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrente contínua nos contatos de relé


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Uma vez alguém aqui alertou sobre usar relé para cortar corrente contínua, arco voltaico, dizendo que são bem fáceis de colar contato. Pois bem, quem sabe a experiência prática dos experimentados mestres daqui possa ajudar nisso:

 

No manual do relé (JX2RC2, da Metaltex) diz que seus contatos servem para até 8A @30vcc (aqui). Mas na sua carcaça não vem especificação para corrente contínua, apenas alternada (e diz 8A - 250vca)... Na prática será que dá para usar esse relé para cortar, digamos, uns 3A @ 26vcc?

 

E mais uma coisa: será que dá para colocar um resistor no entre o NF e o comum de forma que, ao desligar o sistema, esse resistor esvazie os capacitores que há na fonte daqueles 26v? Pensei em usar R de 1k ou de 2k2, ambas para 2w...

 

Contas:

26v / 1000Ω = 0,026A que * 26v = 0,676VA ou

26v / 2200Ω = 0,012A que * 26v = 0,308VA

 

Dá para confiar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

alguém aqui alertou sobre usar relé para cortar corrente contínua, arco voltaico, dizendo que são bem fáceis de colar contato.

Isso soa estranho quando se tem milhões de relés circulando nos automóveis, por exemplo. No PDF, a alimentação é Vcc e para carga, faz referência para cargas resistivas, também em Vcc. Entretanto, não sei se é um erro de digitação, mas nas especificações dos contatos, fala em 300Vcc/Vdc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Mega Blaster disse:

erro de digitação

provavelmente. Mais acima, caro Blaster, está especificado 30v...

 

Mas mesmo assim, cara. Num outro circuito aqui, coloquei caps para 25v onde corriam pretensamente 25v e eles estufaram e aumentaram a capacitância em poucos meses. Nosso amigo @Renato.88 alertou para não usar no limite, coisas que só quem tem experiência prática sabe.

 

Seria bom usar esse relé que falei, da Metaltex, porque é duplo, o tamanho dele é exato para o lugar onde vai ficar e as especificações dele, na teoria, parece que atendem: 26v@3a x 30v@8A. Acho que usar VA (ou watt) não funciona para esses casos... será? Se funcionasse, estaria tudo bem porque 30*8=240 é bem mais que 26*3=78.

 

Além disso não estou encontrando relé especificado como sendo para mais de 30vcc nos contatos nem Metaltex nem de outra marca, do mesmo tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amplificador de áudio. Especificamente o chip LM4780, já obsoleto, dois LM3886 atuais num único encapsulamento. Um dado - pensei agora - é que, com 25v ele fica especificado para 40w @ 6Ω por canal. Acho que os alto-falantes são a carga mais importante ali, será que não?

 

E se der, ao ser desligado o sistema, gostaria de por uns resistores para descarregar os caps, entre os NF e o comum do relé. Nesse momento a carga seria puramente resistiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Uma vez alguém aqui alertou sobre usar relé para cortar corrente contínua, arco voltaico, dizendo que são bem fáceis de colar contato

Isso só vale pra alta tensão. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Na prática será que dá para usar esse relé para cortar, digamos, uns 3A @ 26vcc?

Obviamente que sim. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

mais uma coisa: será que dá para colocar um resistor no entre o NF e o comum de forma que, ao desligar o sistema, esse resistor esvazie os capacitores que há na fonte daqueles 26v? Pensei em usar R de 1k ou de 2k2, ambas para 2w.

Sim. É uma prática comum em projetos de amplificador comercial.

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Contas:

26v / 1000Ω = 0,026A que * 26v = 0,676VA ou

26v / 2200Ω = 0,012A que * 26v = 0,308VA

Não existe VA em corrente contínua. 

Em CC é W mesmo. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!