Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Agora fiquei bolado.

Descobri que minha CV 550 da Corsair é uma fonte voltada para IGPU only.

Não sou gamer, jogo só casualmente, mas uso o PC para renderizações.

Não tenho notado nada de estranho nas temperaturas, mas fiquei com a pulga atrás da orelha com essas informações.

A propósito, minha GPU é uma GTX 1050 2gb, então não creio que deva me preocupar até porque a alimentação dela é pelo próprio slot da PCI. Consome muito pouco.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, SERPA2010 disse:

Agora fiquei bolado.

Descobri na lista postada aqui que minha CV 550 da Corsair é uma fonte voltada para IGPU only.

Não sou gamer, jogo só casualmente, mas uso o PC para renderizações.

Não tenho notado nada de estranho nas temperaturas, mas fiquei com a pulga atrás da orelha com essas informações.

A propósito, minha GPU é uma GTX 1050 2gb, então não creio que deva me preocupar até porque a alimentação dela é pelo próprio slot da PCI. Consome muito pouco.

Acho que se você não tiver nenhum problema e não sentir necessidade de melhorar seu setup (ou não tiver como no momento) deve ser o suficiente sim, pelo menos por enquanto, já que, como informou, não notou nada de estranho nas temperaturas até o momento.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Virou neura já esse "tier de fonte". Além disso, nem basamento tem. Zero reviews, zero fontes bibliográficas.

Só porque alguém a listou numa relação de modelos para usar com gráficos integrados, você vai acatar isso como fato e comprar outra?

A sua fonte pode ser utilizada com uma placa de vídeo, sem problema algum.

Note que ela supre até 44A na linha de 12V, o que é mais do que suficiente para a maioria das placas de vídeo disponíveis hoje no mercado.

• Amei 1
  • Coordenador
Postado

@Razzee Exatamente. Essas tier lists são projetos importantes e que podem contribuir, mas o problema é que muita gente está pegando isso e interpretando com generalizações, sem questionar.

As fontes com regulação em grupo geralmente acabam caindo nessa história de "iGPU only". Muitas delas são boas fontes, aprovadas tanto em nossos testes aqui no Clube do Hardware quanto em testes do Teclab e em outros lugares. Um exemplo seria a OCZ ModXStream Pro 600W, aprovada com louvor após passar pela câmara térmica do Clube do Hardware, que alimentou minha antiga máquina por 10 anos e que continua funcionando perfeitamente por lá: nesses tier lists, ela constava como "iGPU only".

Alguns fatores devem ser levados em consideração:

1. Nosso mercado é completamente diferente dos mercados no exterior. Hardware aqui não é barato. Lá fora é muito fácil dizer que uma fonte como a CV 550 é "iGPU only" e sugerir a troca. Aqui não é. Além disso, a popularização de novos atributos, como a regulação DC-DC, não acontece aqui na mesma velocidade com que ocorre em outros países.
  2. Essas tier lists atualizadas costumam levar em consideração a demanda energética de placas de vídeo atuais e de médio-alto ou alto nível, que podem apresentar picos mais fortes de consumo. Contudo, as placas de vídeo mais simples ou antigas não desapareceram do planeta. Inclusive, são as que as pessoas mais usam. Elas poderiam ser muito bem atendidas por fontes mais simples ou antigas, desde que de boa qualidade, com testes que demonstram a perfeita operação dentro da potência rotulada.
  3. Nem sempre é fácil deduzir o(s) motivo(s) que levaram uma fonte a ser atribuída a determinado grupo. E, mesmo que fosse, isso não necessariamente seria exato ou incontestável.

É realmente absurdo classificar uma fonte como a CV 550 como "iGPU only". Não é o tipo de fonte que recomendaríamos atualmente (diante da obsolescência do projeto), mas é uma fonte conhecida, testada, e que funcionaria perfeitamente bem com inúmeras configurações de hardware, como a do colega autor do tópico.

Existem, dentre as fontes do tier "iGPU only" (ou mesmo as do tier "avoid"), muitos modelos decentes, como as Corsair CV. Existem também fontes ruins, que foram reprovadas em testes, como as Aerocool KCAS. O correto é avaliar caso a caso, procurando embasamento em testes, antes de condenar fontes simplesmente porque foram incluídas numa lista.

Pretendo elaborar um tópico mais detalhado sobre esse assunto posteriormente. 😉

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...