Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM sendo consumida quase que integralmente no Windows 11


lieggio

Posts recomendados

Olá pessoal, estou passando pela seguinte situação:

 

Agora quase sempre quando vou utilizar aplicações que exijam mais do computador a minha memória RAM está sendo quase que integralmente consumida. Um exemplo de quando isso acontece é quando vou utilizar algum visualizador da plataforma Second Life. Tenho 3 visualizadores diferentes instalados aqui e todos os 3 fazem a mesma coisa, ou seja muita das vezes acabam consumindo quase toda a memória RAM disponível no equipamento.

 

O meu computador é uma AMD Athlon 3000 G, 12 GB de RAM DDR 4 (trabalhando em dual channel e frequência 2666 megahertz), SSD de 480 GB HD de 1Tb (sata), fonte de 500 watts e placa de vídeo dedicada AMD RX 550 de 4 GB.

 

Quando as aplicações acabam consumindo toda a memória do computador eu começo a enfrentar problemas gráficos tais como:

 

  •  Tela do programa piscando
  • Problemas de carregamento de imagens

 

A minha dúvida é o que pode estar acontecendo aqui. Pelo fato de eu ter colocado uma placa de vídeo dedicada não era para eu estar enfrentando tal anomalia, certo? Estaria isso relacionado ao Windows 11 que não é um bom sistema até hoje? Se eu colocar 16 GB eu tenho a ligeira impressão que será consumido da mesma forma. Será que a minha impressão está correta? será que eu tenho problemas aqui?

 

Só para título de informação: o computador da minha esposa, que é bem mais antigo que esse, possui só 8 GB DDR 3 e tem uma placa de vídeo antiga de 1 GB da nvidia, fica lento algumas vezes porém nunca apresentou esse tipo de problema.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Requisito memória RAM Windows 11: 4 GB
Firestorm: 12 GB * 0,749 = 8,988 GB
Firefox (suspenso pelo Windows 11): 12 GB * 0,048 = 0,576 GB
Firestorm 8,988 GB + Navegador 0,576 GB é igual a 9,564 GB. 

Não consigo ver a culpa no sistema operacional sendo que você infelizmente não possui memória RAM suficiente, programas e aplicativos necessitam de atualizações que pode ocasionar aumento de consumo da memória RAM. 

Seria de grande importância informar se a sua esposa tem a mesma rotina de programas utilizados que nem você, qual o sistema operacional, gerenciador de tarefas e etc.

Em resumo, até o momento parece que você esta sofrendo com gargalo de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Ikazuch1 Mas será o Benedito que terei de ter pelo menos 16Gb de RAM para que tudo funcione a contento? Ou 16Gb também é pouco? Até a algum tempo atrás, não muito distante, eu não tinha problemas com isso. E antes o PC tinha só 8Gb em single channe e o outro mais antigo tinha só 6Gbl.

 

Estou rodando o Windows 10 22H2 em um computador antigo que montei com peças de descarte. É um Intel Pentium Dual Core E5200 2.50GHz, ele tem só 3Gb de RAM DDR2 em dual channel, está com disco rígido e uma plaquinha de 1Gb DDR3 PCI Express da Nvídia, tudo sustentado por uma fonte de 200w real. Rodando em resolução full HD, 1920x1080. Vou lhes dizer que pela idade e condição deste equipamento está rodando melhor que meu equipamento mais moderno. E ainda consigo rodar de forma até satisfatória um dos visualizadores do Second Life, que é o Genesis Viewer. E olha que curiosíssimo, a configuração gráfica entendida como a ideal pelo referido visualizador fica entre médio e o alto. Claro que isso é entendimento equivocado do Genesis, pois na prática tal configuração, mesmo que o processador, memória e placa-mãe fossem mais potentes (ou mais novos) não condiz com a realidade vivenciada durante o uso. Pois a placa gráfica é um limitante na performance do mesmo com as configurações entendidas por ele como sendo a ideal. Neste caso colocando a qualidade gráfica no médio já é o suficiente para se ter um ganho de performance (até em questão de FPS). Porém, é notório que para uma melhor fluidez, principalmente em locais com muitos avatares e/ou objetos a serem renderizados, que o gráfico seja configurado entre o médio e o baixo. Já outros visualizadores, como por exemplo o Firestorm Viewer, definem os gráficos no médio automaticamente após serem instalados. Ainda sim, uma coisa que nota-se e aqui destaco é:

Por alguma questão na programação e/ou no gerenciamento do hardware gráfico (seja integrado ou dedicado) o visualizador Genesis funciona melhor, oferecendo mais performance em configurações gráficas semelhantes, do que outros visualizadores. Não sei lhes dizer o porque, mas na prática isso é notório. 

 

Mesmo assim, no contexto principal desta "thread" (postagem) no referido equipamento citado na primeira mensagem, o problema de consumo exacerbado da memória também ocorre com o visualizador Genesis, com menos frequência claro. Mas ocorre e apresenta-se os mesmos sintomas acima relatados.]

 

É interessante salientar que, no PC do Descarte,  há sim um consumo elevado da memória RAM usando uma aplicação como um visualizador do Second Life, mas não ocorre o mesmo sintoma, acima relatado, de bugs na tela. Há sim lentidão no uso da aplicação, às vezes, mas só isso.

 

Concluindo a questão, começo a crer que tudo isso possa vir a ser mesmo problema na RX 550, pois fiz o seguinte. O computador citado na primeira mensagem eu retirei a placa gráfica dedicada e passei ele para minha esposa. Agora está rodando o Windows 10 22H2 com a placa integrada Vega 3 (com 2Gb de RAM) rodando. A máquina está funcionando satisfatoriamente até. Porém em alguns raros momentos ao usar o visualizador do Second Life, por exemplo, a aplicação fechou do nada e deu erro de "bugsplat". Pesquisando sobre e notório saber que tal erro costuma ocorrer por dois motivos:

  1. uso elevado da memória total do equipamento
  2. problema relacionado a hardware. Neste caso geralmente o gráfico.

Mas não apresenta erro de hardware nos relatórios de erros do sistema, como ocorria com a RX 550. A referida placa eu coloquei no AMD Athlon X3 455 com Core Unlocker ativado (para X4) com 8Gb de RAM DDR3 de alta frequência (memória ECC para servidor, retiradas da sucata de um Diebold. Apenas passei meu SSD para cá, mantendo o Windows 11. Pois bem, é notório uma certa perda de performance, dado a idade do equipamento. Mesmo, este, tendo 4 núcleos e 4 threads, com frequência do processador em 3.30GHz. Porém a questão de erro de hardware,  código 141, diminuíu-se drasticamente em relação ao outro PC mais novo com a RX 550. Ocorre que tal problema não cessou e ontem, 23/06, ocorreu novamente depois de um tempo. No caso deu a mensagem de que o Driver atingiu o tempo limite e fora encerrado. Fazendo-se assim com que o Adrenaline resetasse as configurações da RX 550 para os padrões de fábrica, ou seja com a ventilação ativa desligada (RPM Zero). Notei que a temperatura da placa, após o ocorrido, foi "rapidamente" para a casa dos 45º à 49º. Após carregado minhas configurações a dissipação ativa voltou a funcionar com RPM oscilando entre 1300 e 2000, fazendo com que a temperatura caísse para uns 30º. Isso tudo com o computador sem nada aberto além do Windows. E mesmo estando com um ventilador de mesa ligado em velocidade alta posicionado para o gabinete e com a temperatura do ambiente (clima na minha região) estando na casa dos 18º. Isso foi a noite.  Dai foi gerando registro de erro de hardware. Já o problema citado mais acima de alto consumo da RAM e tela vir a piscar no uso da aplicação, nunca deixou de existir. Claro que com esta mudança feita aqui tais questões ocorrem bem menos do que antes.

 

Sei lá, eu confesso a todos que fico sem entender o que de fato ocorre por aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!