Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será se vou queimar minha Placa-Mãe? Padrão dos pinos e cabo Fonte para a CPU.


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Gente bonita, tudo bem?

 

Comprei uma placa-mãe nova e estou montando a máquina nova aos poucos. Por enquanto, usando varias partes do PC antigo, incluindo a Fonte.

A minha placa-mãe é uma ROG Strix Z790-A Gaming WiFi D4, e a minha fonte é uma Thermaltake Toughpower Grand RGB 750W.

 

Enquanto montava, encontrei um problema e com ele várias dúvidas.

(Eu decidi comprar uma fonte nova de qualquer forma, pois essa já tá velha demais, mas ainda assim surgiram novas dúvidas).

 

A minha placa-mãe me pede 8 pinos na CPU OU 8+8 pinos na CPU:

Foto do Manual / Foto da alimentação de CPU da minha placa-mãe

 

O próprio manual me informa que eu só preciso de 8 pinos, OU 8 + 8 sendo esses 8+8 mais necessários se eu for fazer algo mais porrada tipo um overclock. Já vi diversos reviews sobre isso e de fato esses 8 a mais são opcionais (mas mesmo assim quero saber como colocá-los).

 

Pois bem, o problema que me barrou de continuar a montagem foi o padrão dos pinos.
Na placa-mãe (e no manual), os pinos são:

- "▢" "U" "U" "▢", em uma linha

- e na outra linha são "U" "▢" ▢" "U".

 

Esse é o mesmo padrão da pinagem da ponta do cabo que vai na fonte, mas a ponta que sobra pra colocar na CPU não é assim.

Foto do meu cabo

 

Nos 8 pinos de cima tenho a ponta que vai na fonte.

Na ponta de baixo, que são as pontas pra ir na placa-mãe e alimentar a CPU, eu só usava 4 pinos antes (minha placa antiga era bem antiga) e nunca me atentei a pinagem dos outros 4. Mas juntando eles eu tenho "U" "▢" "U" "U" em cima e "▢" "U" "U" "U" na linha de baixo.

Independente de como eu vire ou junte esses 4+4 jamais vai dar o padrão "▢" "U" "U" "▢" / "U" "▢" ▢" "U" que a placa-mãe nova pede.

 

O caos mental de quadradinhos e Us que essas pinagens me causaram, e quanto mais pesquisava mais duvidas surgiam, resolvi pedir socorro aqui:

- Tentar enfiar assim mesmo e ligar o PC não é uma boa ideia, né? (Não tentei e não pretendo. Não entendo de elétrica e medo de queimar algo).

- Somente comprar outro cabo com ambas as pontas iguais (tanto na ponta para a fonte quanto na ponta para a MB) resolveria o problema?

- Várias opções de fontes novas que estou vendo pra comprar não tem esse mesmo padrão da pinagem. Isso importa desde que o cabo com a ponta pra CPU seja do padrão que ela pede?

- Se, por acaso eu quiser ligar os 8+8 na MB com a futura fonte nova, eu preciso compara um cabo split de 8 que ocupa 1 slot de CPU na fonte e se divide em 8+8, ou eu devo comprar 2 cabos de 8 e usar 2 slots de CPU da fonte?

 

E desde já, muito obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guisa disse:

O caos mental de quadradinhos e Us que essas pinagens me causaram, e quanto mais pesquisava mais duvidas surgiam, resolvi pedir socorro aqui:

- Tentar enfiar assim mesmo e ligar o PC não é uma boa ideia, né? (Não tentei e não pretendo. Não entendo de elétrica e medo de queimar algo).

- Somente comprar outro cabo com ambas as pontas iguais (tanto na ponta para a fonte quanto na ponta para a MB) resolveria o problema?

- Várias opções de fontes novas que estou vendo pra comprar não tem esse mesmo padrão da pinagem. Isso importa desde que o cabo com a ponta pra CPU seja do padrão que ela pede?

- Se, por acaso eu quiser ligar os 8+8 na MB com a futura fonte nova, eu preciso compara um cabo split de 8 que ocupa 1 slot de CPU na fonte e se divide em 8+8, ou eu devo comprar 2 cabos de 8 e usar 2 slots de CPU da fonte?

A única função desses formatos e dar uma guiada nos conectores internos do plugue, nos pinos que ficam dentro do conector na placa-mãe.. Só isso.. Ele não tem nenhuma outra função oculta.. É só plástico..

 

O que o manual mostra é que a trava do conector da fonte, deve bater com um chanfro que o conector da placa-mãe tem, o que trava o cabo no lugar e garante que as linhas de 12V e Terra, estejam no local certo.. Esse é o "detalhe" que realmente importa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Entendi. Eu entendo que os pinos quadrados não devem entrar (e nem conseguem) nos arredondados, por isso que eles tem essa forma mesmo, mas vários arredondados vão entrar nos quadrados independente de como eu girar os cabos (visto que um dos 4 tem só arredondados).
Não problema mesmo os U entrarem em dois dos ▢? Essa parte elétrica e de respeito onde as coisas só devem caber onde elas combinam me deixa bem ***** (e também porque foi uma placa-mãe caríssima kkk).

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Guisa

 

Aqueles formatos até ajudam a evitar ligação errada.. Ou deveriam, pelo menos.. Mas, sua guia principal é a trava do conector, como falei antes.. Tanto pra placa-mãe, quanto da placa de vídeo.. A trava estando certa, o resto estará correto também..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!