Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar um switch para duas redes?


Posts recomendados

Recentemente contratei uma rede adicional para casa, como trabalho daqui não posso em hipotese alguma ficar sem internet, mas me deparei com o problema de que se uma cair tenho que trocar o cabo de roteador
Queria saber se existe algum aparelho ou acessorio que facilite minha vida nesse quesito, tipo um switch para escolher entre um e outro, que entre os 2 cabos e saia somente um, desde ja, agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Como usar um switch para duas redes?

Precisa de switch gerenciável com 2 entradas FTTH com load balance. Entra 2 conexões e tem portas RJ45 de saída para usar como quiser. Instalar routers ou conexão direta por cabo UTP. Exemplos:

 

https://br.store.ui.com/products/udm-pro (Melhor qualidade em tudo)

https://www.tp-link.com/br/business-networking/poe-switch/tl-sg2210mp/v1/

https://www.dlink.com.br/produto/roteador-de-servicos-unificado-dsr-500/#especificação

https://www.intelbras.com/pt-br/switch-gerenciavel-com-8-portas-giga-2-portas-mini-gbic-sg-1002-mr-l2#suporte

 

Outra opção é instalar uma segunda placa de rede no PC e definir IP's diferentes para cada uma. Vai precisar 2 cabos na mesma máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que expliquei isso num outro post ontem. Isso pode ser feito sem equipamento nenhum adicional. É bem trivial até. E por outro lado esses aparelhos load balancers não são também assim tão transparentes. Ao cair um link algo sempre se perde. Um computador com duas placas de rede, mesmo que uma seja via USB, é a mesma coisa. Um switch gigabit não gerenciável atende o mesmo propósito. Um de 5 portas custa uns 90 reais. De 24 uns 800. Claro que um computador ou um load balancer ou qualquer coisa da qual tenha uma só introduz um ponto de falha e deve pensar seriamente em tudo isso também.

 

Então se você tem o provedor A em 192.168.0.1 e o provedor B com o roteador em 192.168.0.2, e o DHCP no primeiro entre 10 e 122 e no segundo entre 123 e 254 e os dois provedores tem performance similar a natureza vai fazer com que metade da rede fique com um e metade com o outro, e isso não precisa ser exato em uma rede doméstica ou de pequena empresa/home office. Um lease pequeno no DHCP, tipo 4 ou 5 minutos.

 

Ao cair um link os dispositivos vão migrar sózinhos para o outro em no máximo esse tempo de lease. E se o link que caiu volta imediatamente passa a concorrer pelos hosts em no máximo.... o tempo de lease do DHCP e a vida segue.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente queria algo mais em conta, algo mais simples possível somente para eu poder escolher entre uma rede ou outra so para não ficar precisar trocar nos roteadores, infelizmente essas opções sao inviaveis kkkk mas obrigado de verdade por me dar um norte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PazoKa como eu disse, não precisa comprar nada

Até te expliquei o que fazer. 

 

 

Um switch de 90 reais., talvez

 

Pode claro ligar um roteador do provedor B no roteador do outro provedor, mas aí um vai ter menor latência então vai ter que dividir as coisas e pensar um pouco mais. E se o que falhar for o roteador fisicamente e for o primeiro pode ter que mudar algum cabo. Se usar o switch é mais simples e não precisa mexer em nada se um deles falha. 

 

Lógico que se o switch falha fica sem nada, mas é o compromisso mais simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, arfneto disse:

Um switch de 90 reais, talvez.

 

Portas de roteadores domésticos, ou de modem-roteadores de provedores, são quase sempre "hub"? Lembro-me de já ter visto fabricante declarando nas especificações de seu produto "portas switch".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm não. São simples switches passivos. Hub, portas de uplink e cabos crossover não existem mais, na prática.

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

portas switch

sinistro. Nem existe tal coisa. Existia hub de 16 portas, switch de x portas, coisas assim. Os aparelhos tem portas, a simples contagem de soquetes. As portas são terminais de rede comuns. Não sabem elas se estão ligadas a um switch ou hub 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, arfneto disse:

As portas [RJ45] são terminais de rede comuns. Não sabem elas se estão ligadas a um switch ou hub.

 

Referi-me a anúncios de venda com uma linha assim na tabela de especificações:

 

Interfaces

  – Wifi 802.11b/g/n 150 Mbps

  – 1 porta RJ45 WAN

  – 4 portas RJ45 LAN 10/100 Mpbs (switch)

 

Esse "switch" entre parêntese como que dizendo:

 

 "O aparelho gerencia o tráfego cabeado tal como um switch, e não como um hub."

 

Lembro de terem existido discussões na suspeita de que alguns fabricantes eram desonestos e na verdade o funcionamento do produto era como de hub.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discussões e suspeitas? De quem? Onde? Sugiro esquecer. Não acho que sequer exista um chipset assim sendo fabricado. Gigabit é de 99. Fast Ethernet já é avó. Hub em geral eram de 10mbps e tinha até porta de uplink e muitos tinham até uma chave pasta comutar uma porta pra uplink. Seria mais caro fabricar isso hoje do que comprar chips da real tem ou dos outros dois ou três fabricantes disso que sobraram

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, arfneto disse:

Hubs em geral eram de 10 Mbps, e tinha até porta de uplink, e muitos tinham até uma chave para comutar uma porta para uplink. Seria mais caro fabricar isso hoje

 

Concordo. Essa chave, UPLINK, não existe hoje. Mas a "suspeita" teria lugar por ser, talvez, mais barato implementar a comunicação burra do hub do que o "link" exclusivo do switch.

 

hub-forwards-signals.jpg.de9acaaecdd087692afe927f71402afa.jpg

 

É possível que tenha existido (e que exista), mas que o tempo passou, os estoques esgotaram, e a renovação em larga escala tenha migrado com tecnologia eletrônica barateada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezados, o assunto do tópico é sobre criar uma redundância, para o caso de uma rede falhar e não sobre detalhes de determinado hub (equipamentos que devem ser evitados por motivos de desempenho e segurança).

Pedimos para que mantenham o foco na resolução da dúvida do OP.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!