Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou pegando uma placa-mãe GIGABYTE B450M DS3H V2 DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450 e dei uma olhada tinha isso de atualização de BIOS aí adicionei ao carrinho, devo comprar? E poderiam me explicar como isos vem ? Preciso instalar algo ?

Screenshot_2023-06-08-11-58-01-873_com.android.chrome.jpg

Postado

@Wesllen104 A loja vai atualizar a BIOS da placa antes de enviar, você não precisa instalar nada.

Eu recomendo sim a compra, ainda mais por estar pegando uma placa-mãe do chipset B450 e um processador Ryzen 4000, vai mesmo precisar atualizar a BIOS, e se não pegar isso da loja que vende, você vai ter que correr atrás de processador compatível para fazer caso o seu ainda não funcione.

Não se preocupe em esquentar a cabeça com isso agora, só compra a atualização que a loja disponibiliza, quando tudo chegar é só montar e usar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Algumas placas-mãe precisam atualizar a BIOS para suportar certos processadores.

A BIOS é o "sistema operacional" da placa-mãe.

Provavelmente comprando essa atualização, ela vai vir com a versão mais recente ou a que dá suporte para o Ryzen 5 4600G.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Para o Ryzen 4600G - que é CPU antigo (Junho de 2020);  provavelmente a atualização não é necessária para reconhecer o CPU,*  mas se porventura for preciso e tiver que  pagar um técnico local pode ficar bem mais caro que os R$ 20,00 - já vi relatos de cobrarem R$ 350,00 (reclamação contra a K'bum no Reclame Aqui, por ter enviado a placa sem atualização).

* Mesmo que o BIOS gravado de fábrica reconheça o 4600G, a atualizações de BIOS posteriores que são importantes, como a última - de 01 de Junho; para corrigir falha de segurança:

Citação

Versão F64d - Jun 01, 2023

Addresses download assistant vulnerabilities reported by Eclypsium Research

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-DS3H-V2-rev-1x/support#support-dl-BIOS

Postado

Prezado amigo @Wesllen104 Seja bem vindo!

Seguinte: BIOS é visto de 2 formas ou melhor, dividido em 2 grupos. Um é dos que tem medo, não recomendam atualizar, nunca mexa se não precisa, AFASTE-SE!, melhor não mexer, leve a um profissional. Esse grupo é das pessoas com pouca ou nenhuma experiência e que preferem ficar na retranca a arriscar soluções mais drásticas para problemas de hardware, principalmente conflitos graves.

O segundo grupo é daqueles que sabem que atualizações são necessárias, que o BIOS não um malvadão que destrói placas-mãe, que se não fosse necessário, o fabricante não produziria atualizações. Não se preocupe com isso. Compre o que quiser e se for necessário atualize. O grupo um tem receios por ser uma tarefa arriscada se mal feita e se o arquivo não for o correto. Mas fora isso, pode fazer sem medo.

Peça para o vendedor atualizar se acha que não pode fazer por sí, mas prepare-se para ser extorquido por um serviço de segundos e facílimo de executar, independente do valor. Sugiro que faça você mesmo e atualize imediatamente, como primeiro serviço a executar depois de montada, independentemente de já suportar os equipamentos que irá instalar.

Postado
16 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Sugiro que faça você mesmo e atualize imediatamente

É que a placa que ele tá comprando não tem o botão flash. Então, ele precisaria de um processador mais antigo.

Postado

@Mega Blaster obrigado pela ajuda , essa atualização de BIOS , se eu comprar eles irão instalar para mim sabe me informar?  Ou eu que devo fazer em casa o passo a passo ? 

@1lokos eu quero futuramente colocar um processador melhor , caso eu compre está atualização de BIOS eles irão instalar ou eu que irei precisar instalar em casa ?

@Pedroou obrigado , ent só comorar que já vem instalada né , estava achando que eu iria ter que instalar em casa , obrigado.

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, 1lokos disse:

* Mesmo que o BIOS gravado de fábrica reconheça o 4600G, a atualizações de BIOS posteriores que são importantes, como a última - de 01 de Junho; para corrigir falha de segurança:

https://eclypsium.com/blog/supply-chain-risk-from-gigabyte-app-center-backdoor/

Cruzes. Atualizem o mais rápido possível! Interessante ver que usa o recurso comentado aqui:

Então o binário que o Windows executa silenciosamente é assinado. Só que daí o "GigabyteUpdateService.exe" que ele despeja no volume C, criando um serviço, tem uma implementação tão porca de baixar coisas da internet que qualquer pateta pode criar um ambiente MITM e comprometer tudo, visto que o troço roda possivelmente com privilégio de administrador.

Então fica a pergunta: a Microsoft assina qualquer porcaria? Pois o executável embutido no BIOS tem que ser assinado para o Windows executá-lo via WPBT.

Que horror.

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, Wesllen104 disse:

@Mega Blaster obrigado pela ajuda , essa atualização de BIOS , se eu comprar eles irão instalar para mim sabe me informar?  Ou eu que devo fazer em casa o passo a passo ? 

Se você compra o serviço de atualização de BIOS da loja, eles fazem.

1 hora atrás, Wesllen104 disse:

@1lokos eu quero futuramente colocar um processador melhor , caso eu compre está atualização de BIOS eles irão instalar ou eu que irei precisar instalar em casa ?

Se no futuro o processador escolhido não for compatível com a versão de BIOS instalada, você vai precisar atualizar de novo.

Por hora, se comprar a atualização agora, virá com a versão de BIOS que suporta o 4600G.

Tem uma leve chance de vir a ultima versão de BIOS instalada e essa irá suportar até Ryzen 5000, que por sinal é a última Geração Ryzen para socket AM4, não tem Ryzen 6000 para desktops, e a partir da 7000 é AM5.

Postado
9 horas atrás, Wesllen104 disse:

@Pedroou obrigado , ent só comorar que já vem instalada né , estava achando que eu iria ter que instalar em casa , obrigado.

Comprando a atualização de BIOS, você vai receber sua placa-mãe com isso feito e pronta para o processador que está comprando. Cada placa-mãe já tem uma BIOS instalada de fábrica, e com isso, ela já suporta uma gama de processadores. Mas para suportar alguns processadores que foram lançados após o lançamento da placa-mãe, que é o seu caso, é preciso fazer essa atualização.

Outra coisa: atente que se você escolher a opção "Montar em Casa", você recebe as peças (processador, placa-mãe, memórias, etc) não separadas e aí, você mesmo tem que montar o pc ou pagar alguém que monte.

• Obrigado 1
Postado
11 horas atrás, Wesllen104 disse:

Pagando a tarifa de R$ 20,00 a atualização é feita pela loja, antes de enviarem a placa. Se não fizerem PROCON, Reclame Aqui neles. 😉 

Os últimos CPU AMD AM4 foram lançados em Abril de 2022 (Ryzen 4500, 5500, 5600, 5700X, 5800X3D...), cujo suporte foi incluído no BIOS F62, então qualquer versão superior suporta qualquer CPU AM4, até mesmo aqueles que o VRM da B450M DS3H não dá conta, como o Ryzen 5950X.

Então para usar outro CPU não terá que fazer mais atualização, pode fazer para novas versões lançadas pelos motivos explicados acima.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!