Ir ao conteúdo

I5 13400f ou Ryzen 7 5700x

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Estava pesquisando sobre as melhores configurações para montar um PC gamer atualmente. Acabei vendo o I5 13400f de 1000 reais, um preço bastante similar ao Ryzen 7 5700X. Porém vi que em reviews o Ryzen se sai um pouco melhor mesmo sendo de uma geração anterior, porém pelo fato dele ser de uma geração anterior nn vale mais a pena pegar o I5 mesmo tendo uma performance um pouco abaixo? Já que futuramente ainda poderia contar com diversos processadores de nova geração, memória DDR5 e etc. E também li que o I5 esquenta muito, será que esse custo adicional com um cooler mais potente ainda compensa a possibilidade de no futuro pegar as gerações mais novas?

Gostaria de saber qual vale mais a pena eu pegar na circunstância atual, quero que considerem que os dois estão do mesmo preço no local que irei pegar. A configuração do PC que quero montar é uma RX 7600 8GB, Ryzen 7 5700X ou I5 13400f, 16gb RAM, 1tb SSD, fonte 750w game máximo 80 plus bronze.

Postado

Se você precisa economizar, o custo/benefício é o 5600. Se quiser ir para um processador de 13a geração, só faça se for para já pegar agora com DDR5; vai custar uma nota, mas é o preço de já poder aproveitar sua RAM no futuro.

Postado
27 minutos atrás, pedro.aaraujo disse:

Porém vi que em reviews o Ryzen se sai um pouco melhor mesmo sendo de uma geração anterior, porém pelo fato dele ser de uma geração anterior nn vale mais a pena pegar o I5 mesmo tendo uma performance um pouco abaixo?

Mas do que adianta o i5-13400F ser da geração mais recente da Intel se o Ryzen 5700X entrega mais desempenho em jogos, como você verificou?

Para o PC Gamer o que interessa é o numero de FPS, tanto faz como é conseguido, o que alias o 5700X faz consumindo menos, esquentado menos, logo requerendo air cooler mais barato.

No BR o i5-13400F é R$ 1.400,00 e o 5700X R$ 1.072,00.

No Allii é a mesma coisa, o 5700X é mais barato.

Nesse caso - para o PC Gamer; a única razão lógica de optar pelo i5-13400F é se quer usar memória DDR5 - o que o 5700X não suporta; mais este tipo de memória ainda é mais cara.

• Moderador
Postado

@pedro.aaraujo  Olá amigo, tudo bem?

Seguinte, eu não acho que vale a pena investir em um 13400F, na verdade, o único i5 da 13ª geração que realmente vale a pena é o i5 13600K, mas o preço é o dobro (2k+) desses que você citou e em relação ao Ryzen 7 5700X, também não acho que seja a melhor opção nessa faixa de preço em CPUs AMD.

Pra finalizar, acredito que a melhor opção para você é pegar um Ryzen 5 5600, 3.5GHz que desempenha melhor do que o 5700X em jogos e é melhor também que esse i5 13400F, aproveita o ótimo preço dele!

Espero ajudar,

Abraços! ✌️

Postado
17 horas atrás, 1lokos disse:

Mas do que adianta o i5-13400F ser da geração mais recente da Intel se o Ryzen 5700X entrega mais desempenho em jogos, como você verificou?

Para o PC Gamer o que interessa é o numero de FPS, tanto faz como é conseguido, o que alias o 5700X faz consumindo menos, esquentado menos, logo requerendo air cooler mais barato.

No BR o i5-13400F é R$ 1.400,00 e o 5700X R$ 1.072,00.

No Allii é a mesma coisa, o 5700X é mais barato.

Nesse caso - para o PC Gamer; a única razão lógica de optar pelo i5-13400F é se quer usar memória DDR5 - o que o 5700X não suporta; mais este tipo de memória ainda é mais cara.

Mas é o que falei, eu encontraria o I5 por 1000 reais, será que nn vale a pena eu sacrificar porque futuramente vou poder trocar pra uma memória ram DDR5 e utilizar processadores como o I9 de 13°?

Postado

@pedro.aaraujo Onde você achou um i5 13400f por 1.000,00 ? Só acho na faixa dos 1.400,00
Também tenho uma dúvida semelhante. 

Pelos testes que vi o I5 13400F supera em quase tudo o Ryzen 5700x, principalmente em "trabalho"

• Solução
Postado
2 horas atrás, pedro.aaraujo disse:

Mas é o que falei, eu encontraria o I5 por 1000 reais, será que nn vale a pena eu sacrificar porque futuramente vou poder trocar pra uma memória RAM DDR5 e utilizar processadores como o I9 de 13°?

O detalhe é que quando for usar memória DDR5 "no futuro" precisará comprar placa-mãe com suporte, então deixa para comprar o kit (CPU+placa-mãe+RAM) quando esse futuro chegar. 😉 

Dependendo de quanto tempo levar para esse futuro, CPU LGA1700 não será mais interessante, da mesma forma que os LGA1200, que eram vendidos a dois anos, já não são hoje em dia, são "obsoletos" - tem opção melhor; e continuam caros.

1 hora atrás, Leonardobg7 disse:

Pelos testes que vi o I5 13400F supera em quase tudo o Ryzen 5700x, principalmente em "trabalho".

Mas o OP quer "... montar um PC gamer..." 😉 

E o vídeo que você linkou mostra que para este uso o 5700X leva ligeira vantagem (1-3%), custando menos (em dólar). E uma placa-mãe B550 razoável sai mais barata que uma B660.

5700-Xvs13400-F.jpg

Citação

...eu encontraria o I5 por 1000 reais,

Se for o i5-13400/F então não pense duas vezes e compre, pois esta abaixo do preço na China (R$ 1.134,00), e abaixo do Ryzen 5700X aqui (1.043,00).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 7 meses depois...
Postado

Você poderia pegar um r5 5600x já que ele tem um clock inicial maior e o clock dele sobe para 4.6ghz o que e o mesmo clock do R7 5700x e além disso ele tem mais cache que o R7 5700x e e mais barato

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!