Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pendrive reconhecido pelo PC mas não aparece


Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Boa tarde, 

Preciso de ajuda com um pendrive da Multilaser de uma amiga minha. 

O que aconteceu: comprei um pendrive para ela de um comerciante local do bairro para colocar as fotos que ela tinha no celular dela e que estavam ocupando toda memória do celular. Comprei o pendrive da marca Multilaser. Colocamos todas as fotos no celular, eram fotos do nascimento do bebê dela e de fases do crescimento dele, então são fotos especiais que não queremos perder. Ela apagou as fotos do celular dela e não as tem salvas em nuvem. O celular dela é um iPhone meio antigo. Ela usou o mesmo pendrive para colocar música e espetou o pendrive no rádio. O bebê trombou no pendrive espetado e agora o pendrive parou de funcionar.

Olhando ele por dentro, na sua placa eletrônica, fisicamente, a olho nu e com microscópio 1000x, não há danos aparentes. O multímetro aponta ligação entre os pontos do conector ao chip de memória do pendrive quando posto em escala de bip. Quando espeto ele no computador, ele faz som de reconhecimento, liga o LED, mas não aparece como uma opção de memória removível no "Meu Computador". Quando vou no gerenciador de discos, ele aparece como Disco removível, porém com "Nenhuma Mídia", e quando clico nele com o botão direito para "Alterar letra de unidade e caminho..." essa opção não aparece como uma opção a ser selecionada. Procurei vídeos de como recuperar e vi um vídeo que fala que tem que entrar no "diskpart" e formatar o pendrive e que depois dá para recuperar os dados, mas tenho medo de formatar e perder tudo. Vi vídeos também que fala que dá para recuperar fazendo um "transplante" de chip de memória do pendrive problema para um pendrive receptor novo do mesmo modelo. Tenho como fazer isso, tenho as ferramentas necessárias, mas para mim, ainda é arriscado pois não tenho muita experiência e estou em dúvida se dará certo porque quando comprei um novo pendrive da Multilaser na Amazon para ser o "receptor" recebi um pendrive semelhante, da mesma marca, mas com algumas diferenças o que me fez pensar que o pendrive que comprei com o comerciante local não é original. Se tiver como recuperar as fotos de maneira mais segura, eu prefiro. Se puderem me dar uma ideia do que fazer, eu agradeço. Deixei aqui fotos dos "pacientes" e das telas do PC ao colocar o pendrive para ser visto pelo gerenciador de discos e pelo cmd no diskpart.

 

 

 

Cmd list disk.png

gerenciador de dispositivos 2.png

gerenciador de dispositivos.png

Pendrives 2.jpeg

Pendrives 3.jpeg

Pendrives.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Taís Seja se consegue recuperar o sistema de partições com o testdisk. Não sei se será possível, já que não aparece nem partição RAW. 

Bem, baixei o TestDisk e quando estou na janela de selecionar o disco a ser recuperado não aparece o pendrive, apenas o SSD (1000 GB) e o SSD M.2 (128GB) e o Google Drive (524MB). Talvez se eu formatar o pendrive, e criar uma partição, ele apareça aí como uma opção de disco a ser escolhido. Gostaria de ter certeza antes de fazer se formatando o pendrive e criando uma nova partição e utilizando o TestDisk realmente vou conseguir recuperar os dados perdidos.

imagem_2023-06-14_143308911.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
Em 14/06/2023 às 13:29, Taís disse:

Procurei vídeos de como recuperar e vi um vídeo que fala que tem que entrar no "diskpart" e formatar o pendrive e que depois dá para recuperar os dados, mas tenho medo de formatar e perder tudo.

 

Não tente isso, pois, caso funcione (improvável), apenas diminuirá a chance de recuperar alguma coisa.

 

O transplante seria a melhor aposta, mas...

 

Em 14/06/2023 às 13:29, Taís disse:

Se tiver como recuperar as fotos de maneira mais segura, eu prefiro.

 

se esses arquivos forem realmente importantes, coloque-os na mão de uma empresa especializada. É caro, mas é o preço por não ter backup. A versão de 100 GB do Google Drive custa 70 reais por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Fiquei pensando mais sobre o assunto. Veja se concorda comigo. Levando em consideração que as trilhas parecem não estarem rompidas tanto visualmente quanto eletronicamente (checado através de multímetro em escala de bip que aponta componentes que estão na mesma trilha), podemos concluir que o pendrive não tem problema de circuitos rompidos nem de componentes eletrônicos defeituosos. Logo, aparentemente, o problema parece ser dentro da unidade de memória. Deve ter sofrido do mesmo mal que acomete pendrives que são desconectados sem anterior ejeção adequada. Então, acho que realizar o transplante só vai levar o chip de memória defeituoso de um pendrive para o outro. Mas, não tendo para onde ir, seria a solução que eu poderia tentar, porque sou capaz de fazer o transplante. Agora, meu problema é se for isso mesmo que falei: o problema está dentro do chip de memória e o transplante só levará o problema de uma placa eletrônica para outra.

Quanto a levar a um técnico, não é bem uma opção no momento. A questão aqui é que a dona do pendrive não tem nem onde cair morta. Eu devolvendo o pendrive a ela e falando: "leve a um técnico", ela só vai guardar o pendrive a espera de um dia, quem sabe, caia dinheiro do céu e sobre o suficiente para recuperar essas fotos. Sabendo disso, eu queria ter como ajudar sem passar pelo custo elevado (também não tenho como pagar por ela neste momento, quem sabe no futuro). Fiz uma avaliação com um técnico que cobrava R$400 o conserto. Se ela gastar R$400 para recuperar as fotos, ela não paga as contas de casa ou fica sem comer. Ou seja, as fotos são importantes, mas não são prioridade. Por isso vim ao fórum, para ver se alguém daqui que trabalha com isso ou tenha conhecimento suficiente sobre o assunto consiga me direcionar para que eu faça o trabalho. 

Mas ao que tudo indica, se o problema estiver dentro do chip de memória, realmente não tem muito o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mínimo dos mínimos é que o chip controlador (o menor) seja igual, pois cada um usa algoritmos diferentes para distribuir os dados no chip de memória. Mesmo isso pode não ser suficiente, pois lembro de ter lido em algum lugar que o firmware do controlador pode ser atrelado à memória usada durante a montagem, gravando nela somas de verificação e conferindo-as (como exatamente não sei).

 

Existem equipamentos especializados em que coloca-se diretamente o chip de memória e especifica-se o tipo de controlador (exemplo). Muitos desses algoritmos já são conhecidos por engenharia reversa e é possível recuperar os dados caso a memória esteja boa. Só que isso requer equipamento/software e conhecimento especializado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!