Ir ao conteúdo

Qual é melhor, wi-fi 6 ou cabo?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

@Lohran Francoo Olá irmão! Sabe, ouvi de um técnico dessas empresas de internet, que nada melhor que uma conexão física para garantir que a coisa toda não fique fora do ar. Dizem que até um micro ondas consegue fazer falhar o wifi. Eu concordo. E se é tão perto, vai ser um cabinho curto, né não? Rssss... Ah.. e tem umas paradas ai de tipo de cabo, tem uns modelos ai que chamam de cat 5, cat 5e, cat 6. O maior número é que carrega mais. Pesquisa aí.

Postado

Considere o simples: a conexão sem fio é perfeita para dispositivos móveis: celulares, tablets, receptores de rádio, satélites, espaçonaves... 

Reserve a capacidade wifi do seu roteador para esses aparelhos.

Todas as portas LAN do seu roteador ou switch tem capacidade de trafegar o máximo de dados que sua conexão permite, ida e volta. Seja 100mbits, gigabit, 2.5G, 10G 25G ou mais. Independendo de estar usando uma ou todas as portas ao mesmo tempo.

Exemplo via cabo

image.png.5a8e61c8b6531e08714ef043169235da.png

Esse switch da foto ai, TEG-S750 da marca TrendNet, tem uma capacidade de tráfego de 100 gigabits. 

Não estou recomendado, é só um exemplo.

Como vê já no anúncio pode ir até 5000mbps mesmo com cabos 5E (talvez até uns 25m não mais) e com cabos CAT6 até os esperados 10.000mbps. Ida e volta

Sempre. Sem erro. Usando 1 ou 5 portas

EXEMPLO wifi

image.png.df7524290dff07d2964815c5c8ab1164.png

Esse aparelho da foto, o AX10000 da marca tp-link, é muito recomendado para jogos. E para qualquer uso.

Capacidade de tráfego via wifi é de 10.000 mbps.

Mas nem é verdade nem é garantido.

São teóricos 908mbps máximos a 2.4GHz onde todo mundo conecta (até uns 30m quem sabe) e mais 5000mbps em um rádio 5Ghz e mais teóricos 4804 mbps adicionais em 5Ghz (e pra quem estiver pertinho, tipo até a sala ao lado, quem sabe a próxima mas já bem mais lerdo). E isso é tipo desconto cashback. Não pode usar em outro lugar.

Se tiver um único aparelho conectado a 5Ghz o melhor que pode esperar é usar 5gbps ou 4,804gbps, porque são 3 rádios e não pode usar dois ao mesmo tempo (ok, em certos e especiais casos até pode).

Se tiver 10 aparelhos conectados a 2.4ghz todos vão dividir 908mbps. E o resto (9000 mbps)  vai ficar lá ocioso. Ao menos o aparelho não vai esquentar muito.

E o rádio ou transmite ou recebe numa dada conexão (half duplex). E assim pode dividir pela metade os 10gbps.

Por outro lado esse mesmo aparelho tem 1 porta 2.5gpbs e 8 portas 1gbps e pode trafegar por elas sempre ida e volta na velocidade máxima. 5000 na primeira e 16000 nas outras 8.

Considere isso. E claro que, como está escrito naquelas notinhas nos anúncios desses aparelhos, várias coisas podem interferir na performance do rádio, como interferências e congestionamento de frequências, por mais que novas tecnologias tentem atenuar isso.

Quase off-topic: Conheci uma empresa certa vez, cliente de um cliente, em que o proprietário me mostrou orgulhoso que tinha afinal tirado todos os cabos do escritório, inclusive comprado placas wi-fi para os desktops. Muito bom dizia ele. Notei que estava tudo meio lerdo, em especial a transferência de arquivos levava como umas 10x mais que o normal, mas estava ok. Mas ao menos o pessoal podia usar o aspirador de pó nos rodapés sem arrebentar algum cabo de rede toda semana.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Lohran Francoo disse:

única coisa que é compatível com o wi-fi 6 é a minha placa-mãe. E realmente cabo de rede é muito chato..

Como te disse, os números são bem objetivos. Modismo à parte, infraestrutura é isso: infraestrutura. Não é pra ser bonito. Canos não são assim bonitos. Dutos não são bonitos. Fibra ótica vem dentro de dutos e viabiliza grandes redes wifi. Mesmo o 5G (não 5ghz).

• Solução
Postado
4 horas atrás, Lohran Francoo disse:

cabo de rede é muito chato.

Batata frita é chato! Principalmente se você tem que fritar, né não? Rsssss... Pensa comigo: Vai no mercado, compra batata, lava (?), descasca, corta, tem uns paranauê de secar e tal, e o bagulho de fritar! Ahhh fritar! Essa parada é cruel! Essa analogia um eletricista usou comigo, porque achei caro o serviço! Caraca velho! Ai ele me disse: Vai no mercado e compra um saco e só frita! Belezinha? Pois é... Não deu para comprar no mercado wifi pronto. E o benedito do micro ondas zoa meu wifi.... Saca a parada mano? Mete um cabinho aí no bagulho! custa nada não!

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Crazy Malucao disse:

Batata frita é chato! Principalmente se você tem que fritar, né não? Rsssss...

22 horas atrás, Lohran Francoo disse:

Obs.: fico ao lado do roteador.

Pode comprar um cabo pronto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!