Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias 3200mhz ou 3600mhz para uma B660M-A + Core i5 12400F ?


Posts recomendados

Olá amigos, gostaria de saber se é melhor usar memórias de 3200mhz cl16 ou 3600mhz cl18 com o processador i5 12400f + Pro b660m-a, vi no site que a intel informa que o processador suporta memórias até 3200mhz, aí ficou a dúvida, usar em 3600mhz pode trazer alguma instabilidade ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ignore o site da Intel, o processador não impõe limite na frequência da RAM.

 

De resto, não vai fazer muita diferença qual dos dois kits você use... dito isso, ambos tem a mesma latência (ignorando os outros timings), mas um tem frequência maior que o outro, então é óbvio qual escolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni @leonardo162 Eu não concordo com essa afirmação para ignorar a fabricante, mas você tem razão em partes, e o processador vai da conta do recado, porém, vai ser necessário fazer um over-clock para aproveitar esses 400Mhz, entretanto, caso não queira fazer isso o seu processador e placa-mãe vão ajustar automaticamente para 3200Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Entusiasta da Elétrica disse:

@Imakuni @leonardo162 Eu não concordo com essa afirmação para ignorar a fabricante, mas você tem razão em partes e o processador vai da conta do recado, porém, vai ser necessário fazer um over-clock para aproveitar esses 400Mhz, entretanto, caso não queira fazer isso o seu processador e placa-mãe vão ajustar automaticamente para 3200Mhz.

É, cuidado com esse tipo de recomendação. Eu digo para ignorar o site da Intel porque não é o processador que diz a frequência da RAM, quem faz isso é única e exclusivamente a placa-mãe; o processador em si, ele não faz a menor ideia de que raios de frequência o pente está rodando. Ah, e por falar em placa-mãe, ele não deveria rodar em 3200 por padrão, o mais comum é que ela configure para para 2133~2666 dependendo do pente até que o usuário mande fazer o OC via XMP.

 

E já que tocamos no assunto de OC, qualquer coisa que não são as specs da JDEC já é overclock, então entre fazer OC para uma etiqueta de 3200 ou para uma etiqueta de 3600 dá no mesmo. No fim das contas, o controlador de memória do processador vai continuar tankando muito acima disso até o seu limite na prática (algo na casa dos 5000).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

É, cuidado com esse tipo de recomendação.

Eu não recomendei, eu comentei. 

@Imakuni Sim, concordo.

6 minutos atrás, Imakuni disse:

quem faz isso é única e exclusivamente a placa-mãe

 

8 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu digo para ignorar o site da Intel porque não é o processador que diz a frequência da RAM

Bom, não foi isso que deu a entender no seu primeiro comentário, mas agora faz mais sentido.

11 minutos atrás, Imakuni disse:

o mais comum é que ela configure para para 2133~2666

Nunca aconteceu comigo essa questão, sempre ficou no limite do máximo, mas eu teria que realizar um teste com essa config para ter certeza dessa afirmação.

@Imakuni Entretanto, agora entendi o que você quis dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Memórias 3200mhz ou 3600mhz para uma B660M-A + Core i5 12400F ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!