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Entendendo amplificador operacional como oscilador.


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Pessoal, estava estudando o medidor de RSE do nosso amigo e mestre @MOR_AL

 

 

especificamente na parte do circuito que avisa quando a bateria está fraca

 

kcGFeRd.jpg

 

Pelo que estou entendendo, quando a tensão na entrada inversora de U3:B fica maior que a entrada não-inversora, a saída desse ampop fica 0v (ou quase isso) fazendo com que a entrada não-inversora do próximo ampop (U3:C) também fique quase 0v. Com isso a saída desse 2o. ampop fica... negativa?

 

Bem... por outro lado, quando a entrada não-inversora do 1o. ampop fica maior que sua inversora, aí a saída dele fica (quase) vcc - no caso, 5vcc -, fazendo aparecer aproximadamente 2,5vcc na não-inversora do 2o. ampop, e aí o led pisca pelo constante carregar/descarregar C12. Será que é isso mesmo?

 

As questões: se o led fosse invertido e em vez de conectado a vcc fosse conectado ao 0v, também funcionaria? E mudando a tensão de alimentação, adaptado o divisor resistivo formado por R24 e R25, o oscilador formado por C12  e R12 também teria que ser recalculado? Por fim, o que faz R23?

 

Grato!

 

Quase esqueci: no circuito acima, o ponto E é a vcc da bateria.

Para quem quiser conhecer o circuito todo, se o @MOR_AL permite, consulte o tópico linkado. Não colei a imagem do circuito todo para não tergiversar mas tem uma imagem aqui.

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Basicamente são os comparadores que você já conhece. 

O U3B é um inversor. Quando a bateria está carregada ele manda zero na saída e vice-versa. 

O U3C recebendo zero no (+) fica com zero na saída e o led acende. 

16 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

se o led fosse invertido e em vez de conectado a vcc fosse conectado ao 0v, também funcionaria?

Sim, e não. Iria ficar o tempo todo apagado, piscando somente quando a bateria estivesse fraca. 

18 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E mudando a tensão de alimentação, adaptado o divisor resistivo formado por R24 e R25, o oscilador formado por C12  e R12 também teria que ser recalculado?

Não precisa ficar mexendo nos resistores, e se mexer no C12 e R12 independente da tensão de alimentação vai mudar a frequência que o led pisca. 

21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Por fim, o que faz R23?

Histerese. Serve pra abaixar ou subir a tensão comparador de acordo com a saída, assim o capacitor tem um tempo maior para carregar ou descarregar através do R12. 

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2 horas atrás, Renato.88 disse:

Histerese.

Entendi... são duas histereses, então: uma no comparador e outra no astável...

 

Bem, para o que estou pensando teria que inverter: quando a saída no comparador for Vcc (no caso, 14vcc PWM), o led ficaria aceso direto. E quando a saída do comparador for 0v, aí sim o led, através do oscilador, piscaria.

 

Pensei no seguinte:

 

3hFGFGI.jpg

 

Umas observações: Tem 3 tensões no circuito: 14VccP e 5vccP, são as tensões que vem da fonte PWM. Os 14vcc são para o 317, e os 5vcc para alimentar o sensor touch. Os 5vccL são a tensão que vem da fonte linear e alimenta a plaquinha de bluetooth. Elas tem que ser separadas para não jogar frequência espúrias da PWM no terra de áudio. Não fosse por isso daria para usar a 2a. chave do relé só para alternar a entrada (+) do oscilador...

 

Pensei em R1 para garantir que a entrada (+) do oscilador fique positiva quando o transistor conduzir. Teria que ser um R baixa, talvez uns 47Ω, para não atrapalhar o acionamento do relé...

 

Que tal, será que funciona assim?

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Que tal, será que funciona assim?

Não sei de cabeça... 

Esse R1 ficou esquisito. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Bem, para o que estou pensando teria que inverter: quando a saída no comparador for Vcc (no caso, 14vcc PWM), o led ficaria aceso direto. E quando a saída do comparador for 0v, aí sim o led, através do oscilador, piscaria.

Então é só inverter mesmo. 

Inverte o led, igual disse antes colocando o catodo dele no negativo. 

E nos resistores você inverte também, deixa um no positivo e o outro na saída do primeiro comparador. 

 

Por que o sensor touch não pode ser alimentado junto com os 5v do Bluetooth? 

Dá ruído também? 

 

Assim elimina aquele 78L05, o relé pode ser ligado a 14V com um simples resistor em série. 

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

Por que o sensor touch não pode ser alimentado junto com os 5v do Bluetooth? 

Dá ruído também?

Só o TTP223 acho que não. Mas é que ele não vai sozinho. Ele aciona o led que indica "ligado" e um relé... o relé da desligada "fake" (na verdade apenas aciona  o mute do amp).

 

Além disso tem um terceiro relé que alterna as entrada para o pré amp, entre AUX (para ligar no PC) e o BT. Quem fazia isso antes era um jack P2 de 11 pinos: os 5 regulares (1 do terra, 2 esquerdo e 2 direito) e atrás dele tem uma caixinha DPDT. Mas ele ficou meio bambo com o uso e não estou encontrando mais para comprar... Então a entrada para o AUX vai ser RCA. Esse relé vai ser acionado por uma chave, manual, mas também está no tal de 5vccP.

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Então é só inverter mesmo. 

Inverte o led, igual disse antes colocando o catodo dele no negativo. 

E nos resistores você inverte também, deixa um no positivo e o outro na saída do primeiro comparador.

Vou tentar, Xará, depois trago o resultado.

 

Mesmo assim, para não descartar possibilidades

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Esse R1 ficou esquisito.

O pessoal, sei lá de onde, já ouvi falar que é terminantemente proibido colocar carga no emissor... Não sei se é mito, você já ouviu sobre isso?

 

Coloquei ali porque pensei que, se o transistor está conduzindo, ora... quem sabe dá para pegar uma carona nessa condução? Aquele R1, agora que você falou, parece esquisito, mesmo...

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24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Só o TTP223 acho que não. Mas é que ele não vai sozinho. Ele aciona o led que indica "ligado" e um relé... o relé da desligada "fake" (na verdade apenas aciona  o mute do amp).

Ah tá, depois eu lembrei que em outro tópico tem o esquema inteiro. 

24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Além disso tem um terceiro relé que alterna as entrada para o pré amp, entre AUX (para ligar no PC) e o BT. Quem fazia isso antes era um jack P2 de 11 pinos: os 5 regulares (1 do terra, 2 esquerdo e 2 direito) e atrás dele tem uma caixinha DPDT. Mas ele ficou meio bambo com o uso e não estou encontrando mais para comprar... Então a entrada para o AUX vai ser RCA. Esse relé vai ser acionado por uma chave, manual, mas também está no tal de 5vccP.

Aqui eu ia (na verdade já fui nos meus aparelhos) de 4066, 4053, 4052 ou outro CI desse tipo. São como relés, mas apenas para chavear sinais mesmo. Em qualquer aparelho de som ou TV se encontra CIs desses fazendo essa função. Até mesmo em aparelhos modernos (desse século) tem CIs desses em formato SMD pra isso. 

 

29 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O pessoal, sei lá de onde, já ouvi falar que é terminantemente proibido colocar carga no emissor... Não sei se é mito, você já ouviu sobre isso?

Depende da função. 

A carga no emissor do transistor é interessante quando queremos variar a corrente e/ou tensão sobre ela. 

Como é o caso da ventoínha lá do outro tópico. O próprio lm317 é assim, e outros casos são corriqueiros são fontes de bancada e amplificadores de áudio, onde a tensão de saída precisa variar conforme o potenciômetro ou o volume do áudio. 

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Se não estou trocando as bolas, no circuito original o led fica aceso fixo quando a saída do comparador fica 0v, é isso? E pisca quando essa saída fica vcc.

 

Mas para esse circuito de agora precisa ser o inverso: quando a saída do comparador fica vcc é para o led acender, e quando essa saída ficar 0v, aí é para o led piscar...

 

Se puder colocar dois transistores na saída do comparador, que tal essa sugestão?

xAUGfQ5.jpg

 

---

 

Agora, numa solução meio fatutinha, meia-boca, pensei em usar um desses leds auto-piscantes, da seguinte forma:

WMa4Jek.jpg

Testei isso aí e realmente o led normal pisca junto com esse led autopiscante, ou seja, quando esse curioso led acende, ele conduz e quando apaga não conduz.

 

Procurei bastante pela Internet alguma informação sobre o funcionamento desse auto-pisca aí mas não encontrei absolutamente nada. Aparentemente é um led comum, só que com aquela "panelinha" interna, do catodo, um pouco maior. Mas vai saber o que tem lá dentro, né?...

 

Uma outra alternativa seria tentar usar um 555 mas ai já seria um ci a mais no circuito...

 

Bem... se os mestres aprovarem o PNP na saída do comparador (junto com o NPN do relé), essa seria uma solução bem segura e elegante, e ainda aproveitaria o outro lado do 358 que já está lá mesmo.

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22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Bem... se os mestres aprovarem o PNP na saída do comparador (junto com o NPN do relé), essa seria uma solução bem segura e elegante, e ainda aproveitaria o outro lado do 358 que já está lá mesmo.

Nem precisa desse transistor. 

É só ligar o 150k que está no negativo na saída do primeiro operacional. 

O outro 150k se mantém no positivo. 

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Vou dar uma calculada aqui, caro Xará, alimentando o 358 com os 5v que vem do 7805 e depois com os 14v que vem da fonte... Se der, os 5v seriam exatamente o que o MOR usa no medidor de ESR, e é mais fácil saturar o ampop com 5v do que com 14v, né? Bom, vamos aos cálculos...

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

é mais fácil saturar o ampop com 5v do que com 14v

Eles foram feitos para trabalhar igual com qualquer tensão entre 5 e 35V. 

Se ficar mexendo nos resistores só muda o tempo da piscada do led e nada mais. 

Se mexer nos resistores mantendo a mesma proporção aí fica a mesma coisa. 

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