Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar fonte genérica ou apenas um de seus capacitores?


Ir à solução Resolvido por Shakmatton,

Posts recomendados

Olá fórum, boa tarde! Tenho uma dúvida sobre até que ponto é possível seguir usando uma fonte.

Bom, vou deixar algumas informações extras aqui abaixo, e em seguida, coloco a minha dúvida:

 

=================

 

Uso um mesmo computador desktop por cerca de 10 anos já, e meu uso nele sempre foi estável.

Durante boa parte desse tempo, o computador foi usado em região de praia (não é o caso atualmente).

Ainda, fiquei muitos anos usando nobreak. E, de mais ou menos uns 5 anos pra cá, o troquei por um filtro de linha iClamper.

 

Minha fonte genérica é bivolt, daquelas de chavinha. Mas somente há menos de um ano que a estou usando em região de 220v.

Sua ventoinha tem feito um barulho meio chato, mas tenho mitigado isso com lubrificante WD. Repito esse procedimento de tempos em tempos.

 

Mas meu problema mais chato tem sido o boot. Eu aperto o botão de ligar do gabinete, mas o cpu não liga (embora todos os leds dos periféricos se acendam).

Eu sempre tenho que esperar por volta de uns 40-50 segundos para tentar ligá-lo de novo, e aí sim o computador liga normal.

 

=================

 

Mas em todo esse tempo, eu nunca mexi muito na fonte (só recentemente perdi o receio de abrí-la para realizar manutenção/limpeza).

Portanto, só recentemente que percebi isso aqui:

 

82854844_20230602_141023(cpia).thumb.jpg.4018a5c5c12dab588fec5680e7924647.jpg

 

Então, a minha dúvida é:

Seria o caso de recuperar a minha fonte (e me livrar dos problemas dela) substituindo aquele capacitor preto apontado pela seta branca ali na foto?

Ou infelizmente estaria a fonte condenada, necessitando ser totalmente substituída por uma nova?

 

Nesse meio tempo, vou pesquisando por fontes genéricas de qualidade. Mas pensei que seria interessante procurar respostas aqui no fórum também.

Então é isso. Obrigado pelo apoio e por quaisquer respostas!

 

Shak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você for precificar a mão-de-obra necessária para reparar a fonte, é mais valiosa do que a fonte em si. Não compensa.

 

Nesse caso, você pode cogitar a seguinte opção, que imagino que lhe atenderá perfeitamente:

 

FONTE MANCER THUNDER 400W, 80 PLUS BRONZE, MCR-THR400-BL01-OEM - R$ 165,99

 

Por pouca coisa a mais (R$ 35,99) é possível adquirir o modelo de 500W e na mesma proporção a de 600W.

 

Outras opções mais baratas:

 

SeaSonic 300W - Shopee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas!

 

Bom, como o meu orçamento é apertado no momento, creio que ficaria complicado substituir a fonte atual por uma dessas que vocês indicaram. Por outro lado, pode ser que exista uma chance de conseguir uma do Paraguai (mas pelo que vi, a maioria das fontes de baixo custo vendidas lá são de marcas como Mtek ou Satelite, que vários usuários de vários fóruns têm desaprovado)...

 

Vi que existe um guia sobre o assunto aqui no site que talvez me ajude um pouco:

Então, acho que vou estudar ele pra tentar balizar melhor a minha escolha, dentro das minhas possibilidades atuais.

 

Obrigado pelo apoio de todos vocês!

Shak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shakmatton

 

Cuidado em mexer em fontes por dentro delas pois já teve gente que morreu fazendo isso e essa daí não deve estar com problema nesse capacitor ( deve ter sido uma cola do fabricante que respingou nele ).

 

Talvez o problema esteja no circuito da placa-mãe que alimenta o processador e não na fonte. Teria que testar o seu PC com uma emprestada para ter certeza que é ela. Pra ter durado tantos anos é sinal de ser uma boa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shakmatton fonte não compensa consertar, ainda mais se for genérica. O ideal é comprar uma boa fonte nova mesmo.

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Pra ter durado tantos anos é sinal de ser uma boa fonte.

Não necessariamente. O fato de durar não significa que ela forneça energia de qualidade para os componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu entendo, e tomei todos os cuidados ao abrir e manusear a fonte. Demorei anos para abrir a fonte para realizar uma limpeza, justamente porque até então não sentia segurança em fazê-lo. Mas devido ao problema apresentado neste tópico, estudei a forma mais segura possível para efetuar o procedimento de retirada de sujeira.

 

Eu acredito que o problema possa estar na fonte (desconfiei do capacitor por causa de seu aspecto... além do sinalizado na foto, percebi que há um outro capacitor menor que, embora não pareça estar estufado, tem em seu topo uma aparência que difere do padrão das demais... uma aparência mais corroída/arranhada no seu topo, me parece).

 

Não tenho como realizar nenhum teste com outras peças pois não as tenho. Também não conheço ninguém na redondeza que tenha uma máquina parada que poderia fazer um teste. Fico pensando se talvez alguma loja de informática toparia fazer um teste sem custos, mas não creio que o fariam assim.

 

Eu abri novamente o computador para fazer uma limpeza nas memórias (e também as troquei de lugar); chequei os capacitores da placa-mãe (todos parecem perfeitos); testei ligar o plugue de energia do computador em uma outra tomada da casa (deixando no filtro de linha iClamper apenas a alimentação de uma caixinha de som e de um monitor), mas o problema continuou (embora tenha tido a impressão de que o arranque tenha demorado uns poucos segundos a menos do que de costume).

 

Uma coisa que reparei recentemente é que, durante o evento do arranque (de tentar ligar o computador após 30-50 segundos), a luz do mouse óptico fica dando um flicker/piscadas rápidas que duram alguns poucos segundos, e depois disso fica estabilizada...

 

Bom, não tenho como saber se a placa-mãe está comprometida. Mas sei que todos os demais componentes funcionam perfeitamente (HD, Drive DVD, placas de rede, portas USB). Por outro lado, continuo desconfiando do problema estar mesmo relacionado à fonte (ou algum componente interno específico dela).

 

Vou deixar aqui algumas imagens (fortes) sobre o estado da fonte, incluindo o "antes e depois":

 

 

 

20230602_121616.jpg

20230602_124614.jpg

20230602_130053.jpg

20230602_130045.jpg

20230602_140932.jpg

20230602_141032.jpg

20230602_141046.jpg

20230613_181933.jpg

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra deixar o tópico completo, deixo aqui neste post o teste que realizei no link recomendado mais acima.

Bom, o resultado indicou que a necessidade da minha máquina gira em torno de uns 310w.

 

Se eu aplicar a regra de multiplicar por 0,7 (a tal "folga" do fornecimento de energia da fonte), isso daria uns 440w. Então, pelo que entendi, se a questão só puder ser resolvida via troca de fonte, creio que uma fonte nova de uns 450w - 500w já me serviria (considerando o cenário abaixo, no qual não realizo nenhum upgrade, e meu uso de aplicações 3D ou de games dos anos 2010 é de algumas poucas horas por dia).

 

A questão agora vai ser procurar algo na faixa dos 150 reais, torcendo pra que a qualidade não seja uma "bomba real", como dizem por aí...

 

 

Extreme Outer Vision Calculator for PSU (Screenshot).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shakmatton

 

Se, após todos esses 10 anos, nunca deu defeito em nenhum componente da sua máquina eu continuo a afirmar que se trata de uma boa fonte.

 

O que deve estar acontecendo é um esgotamento de algum desses 2 capacitores grandões dessa fonte e que seria fácil e barato trocar eles por outros 2 novos usando apenas ferro de soldar.

 

Eu continuaria a usar essa mesma fonte antiga mesmo tendo que esperar alguns minutos para ligar essa máquina. Não gastaria dinheiro em fonte nova, antes pediria a alguma assistência técnica um orçamento a qual te diria qual é o defeito.

 

Minha sugestão é, não mexa mais nesse PC e use ele do jeito que está e não gaste mais dinheiro com isso numa época tão difícil como nos dias de hoje.

 

Alguns aqui no fórum vão te levar a uma situação de troca de toda a máquina por outra bem cara com a justificativa de melhor qualidade e maior desempenho ou seja, gastar bastante dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, a sensação que dá é que daria pra levar as coisas do jeito que estão, já que, após aqueles segundos iniciais sem energia, tudo funciona normalmente, como se nunca tivesse havido problema algum... mas a questão dos capacitores da fonte (especialmente aquele que tem aquela parte branca estranha ali nas fotos) realmente me chamou a atenção...

 

Algo que não comentei muito aqui foi sobre aquelas coisas brancas que aparecem em alguns lugares dos componentes da fonte (o que seria aquela coisa branca que fica bem no limite entre as duas bobinas elétricas?). Lembro que da última vez que abri o gabinete, olhei bem para a região onde fica o botão de liga/desliga da máquina.

 

Ela tinha alguma coisa con uns fios esbranquiçados/transparentes, não com aspecto de baba, mas como se fosse algum tipo de "cola seca" (realmente não sei definir... teria que mostrar por foto, mas o local é muito inacessível para sequer tirar uma). Mas imagino que se ela está lá, deve ser por algum motivo tão importante quanto o daquela coisa lá nas bobinas. Imagino que isso não teria papel determinante no problema em questão, acho...

 

Bom, eu dei uma olhada em alguns problemas similares relatados numa seção de perguntas e respostas chamado "SuperUser", do site(?) StackExchange, e, tal como aqui, as respostas se dividem entre placa-mãe ou fonte como a origem do problema (e também recomendam a realização de testes com outra fonte, para desencargo de consciência). Há também algumas poucas menções relacionadas às memórias e à alguma eventual sujeira nos contatos dos cabos, mas creio serem bem pouco prováveis no meu caso.

 

É, vou ver aqui se consigo dar um jeito de fazer um teste com essa fonte em algum outro computador. Talvez a partir daí eu consiga ter uma definição sobre a questão da necessidade de correr atrás de uma fonte nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!