Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, sou novo aqui e no mundo da elétrica. Recebi uma proposta de projeto de pesquisa com o intuito de desenvolver um sensor, utilizando o microcontrolador Arduino, que seja capaz de diferenciar combustíveis (gasolina Comum, etanol e diesel). Gostaria de saber se alguém ja trabalhou com algo parecido ou tem alguma sugestão. Dei uma olhada em sensores de cor, capacitivos e infravermelho, mas estou totalmente aberto a sugestões

• Membro VIP
Postado

Me lembro vagamente que lhe mencionei um tal sensor de combustível algo como sonda lambda mas me perdoe o equívoco pois achei que ela media diretamente o combustível. Após um ou 2 cliques, descobri que a medição é bem indireta... living & learning.

Em contrapartida mencionei também algo como fazer a medição com multímetro do etanol e gasolina p.ex. Caso haja diferença mensurável, eis aí um norte. Pode aliar p.ex. a um outro parâmetro: a gasolina gera mais calor. Imagine um termômetro do lado de uma micro-chama de ambos num micro-ambiente seguro. Ou até mesmo um alarme de gás.

Já o diesel p.ex. não entra em combustão com faísca.. eis seu diferencial.

8 horas atrás, Fernando Ramos Noronha disse:

totalmente aberto a sugestões

8 horas atrás, Fernando Ramos Noronha disse:

sensores de cor, capacitivos e infravermelho,

Sim de fato sua intuição é boa. Na mesma linha da medição de resistência, vê se sua atuação como dielétrico causa mudanças. O mesmo pro infra red ou cor. Álcool transparente tende a deixar passar mais luz.

Mas agora me permita uma visão daqui de fora onde o sistema é bruto: se tal sensor já existe, nem perca muito tempo. Compre um, analise, entenda, melhore e/ou barateie.

Postado

Olá.

Sensor para gasolina e etanol já existe e é usado largamente nos carros modernos bi-combustível. Inclusive indica a proporção de etanol na gasolina ou vice-versa. Exemplo de veículos que usam esse sensor são os da linha TSI da VW. Se procurar no ML com certeza encontrará alguma coisa.

Postado

@Fervolt ,

Não acredito que exista o sensor de proporção direta que você descreveu. A sonda Lambda é utilizada para medir o oxigênio e com isso ela "infere" a proporção de etanol/gasolina. Todos os carros bicombustíveis usam esse principio para ajustar a queima correta.

Se tiver alguma coisa sobre esse sensor, poste aqui para a gente porque isso interessa muito até para não sermos enganados quando colocamos combustível nos postos !

Paulo

• Membro VIP
Postado

A colocação de Paulão me remeteu à outros aspectos de nossa existência. Projetar sensores de baixo custo pra outras áreas como p.ex.:

-quanto de água tem meu leite

-quanto de café tem no meu pó

-quanto de óleo de soja tem no meu azeite

-.. e etc.

pode não ser um projeto totalmente inútil e talvez não totalmente impossível. P.ex. medindo a condutância - resistência - e atuação como dielétrico - capacitância - podem sem 2 parâmetros balizadores das características do produto. Pode-se somar isso à sensor de cor, sensor de turbidez e alguns etc. Sensores estes de relativa facilidade de aquisição e manipulação eletônica/digital. Sozinha cada aquisição não traz muita informação mas a soma delas... sei lá...🤪

30 minutos atrás, aphawk disse:

porque isso interessa muito até para não sermos enganados

Em tempo...

A captação da água é longe de casa e as vezes quando chove a água fica 1/2 barrenta. Certa feita fiz um sensor de turbidez com garrafa pet. Minimalista e óbvia: a água passa pela garrafa e quando amarelava eu fechava a entrada da caixa dágua. Assim que clareava, reabria. Por um longo tempo sonhei com um sistema automático. .. desisti...🙁

2 horas atrás, Fervolt disse:

Sensor para gasolina e etanol já existe e é usado largamente nos carros modernos bi-combustível. Inclusive indica a proporção de etanol na gasolina ou vice-versa

Até antes e durante os 2 tópicos repetidos do amigo autor eu também achei que daria certo. Com alguns cliques descobri que ele não lê diretamente nem em tempo real

42 minutos atrás, aphawk disse:

Não acredito que exista o sensor de proporção direta que você descreveu

Mas que isso não impeça o amigo que se achar nos mostrar! Living & learning II !

• Amei 1
Postado

@.if,

O caso do azeite e o do leite em pó devem assustar tanto quanto o de gasolina... Eu tenho um azeite que uma amiga trouxe da Argentina, e que não passou no famoso teste do congelador.... Mas o danado ė tão gostoso que tomava mesmo assim...  E recentemente veio um comunicado que esse azeite tem o gosto forte de azeitona devido ao acréscimo de óleo extraído da azeitona para uso em lamparinas... Aí resolvi parar de tomar. Mas não vejo ser possível um sensor que determine o que tem dentro do azeite, e nem mesmo um sensor de combustível que consiga detectar o que foi adicionado na gasolina ( água, thinner, sei lá o que... ), Creio que esse sonho vai ficar para uma próxima encarnação kkkkk !

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Nem conhecia tal teste de congelador. Boa. Pesquisá-lo-ei...

Mas de fato fazer um microlaboratório DIY pra tais testes não parece ser fácil mas não o torna 100% impossível. Mais um sensor que se passa na minha mente [doentia] é: uma micro centrífuga com o líquido sob teste. Pode ser que densidades diferentes se separem visualmente. E se por pouco tempo impossibilitando a identificação, que tal algum sensor girando junto? Ok, doidera [pra variar] mas me permiti registrar a semente. 🤪

Esqueci de mencionar que o pulo do gato pra todos os sensores que menciono é a referência: sempre tem que ter um 100% confiável pra comparação dos dados.

Em tempo.. estou numa busca por uma iluminação pra um sensor de uv diy.

Postado

@aphawk O sensor ao qual me refiro fica na linha de alimentação de combustível. Não tenho conhecimento aprofundado sobre isso, mas já li alguns artigos a respeito. 

A sonda lambda, é sensor de oxigênio presente nos gases de escapamento, após a quaima da mistura.

Segue link de um vídeo do Youtube, onde é explicado o funcionamento do sensor de etanol.

https://www.youtube.com/watch?v=N19DGTBP4Os

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Legal @Fervolt . Vi que minha intuição não está totalmente errada.  Pior que arrastei aleatoriamente o Vídeo até esta posição. Sério 😁:

2º o cara a R do álcool é menor do que a da gasolina.

Em 26/06/2023 às 09:37, .if disse:

da medição de resistência,

🙂

Postado

@Fervolt ,

Opa bem legal esse sensor de Etanol.... me parece que é volumétrico, vou pesquisar se acho mais alguma informacão ...

Mas já dá para fazer um circuitinho com Arduino, medir a frequência e apresentar um percentual de pureza no Etanol puro ou percentual de etanol na gasolina e mostrar em um display Oled pequeno..... algo portátil !

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...