Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino SENSOR PARA DIFERENCIAR COMBUSTÍVEIS


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, sou novo aqui e no mundo da elétrica. Recebi uma proposta de projeto de pesquisa com o intuito de desenvolver um sensor, utilizando o microcontrolador Arduino, que seja capaz de diferenciar combustíveis (gasolina Comum, etanol e diesel). Gostaria de saber se alguém ja trabalhou com algo parecido ou tem alguma sugestão. Dei uma olhada em sensores de cor, capacitivos e infravermelho, mas estou totalmente aberto a sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me lembro vagamente que lhe mencionei um tal sensor de combustível algo como sonda lambda mas me perdoe o equívoco pois achei que ela media diretamente o combustível. Após um ou 2 cliques, descobri que a medição é bem indireta... living & learning.

 

Em contrapartida mencionei também algo como fazer a medição com multímetro do etanol e gasolina p.ex. Caso haja diferença mensurável, eis aí um norte. Pode aliar p.ex. a um outro parâmetro: a gasolina gera mais calor. Imagine um termômetro do lado de uma micro-chama de ambos num micro-ambiente seguro. Ou até mesmo um alarme de gás.

Já o diesel p.ex. não entra em combustão com faísca.. eis seu diferencial.

8 horas atrás, Fernando Ramos Noronha disse:

totalmente aberto a sugestões

 

 

8 horas atrás, Fernando Ramos Noronha disse:

sensores de cor, capacitivos e infravermelho,

Sim de fato sua intuição é boa. Na mesma linha da medição de resistência, vê se sua atuação como dielétrico causa mudanças. O mesmo pro infra red ou cor. Álcool transparente tende a deixar passar mais luz.

Mas agora me permita uma visão daqui de fora onde o sistema é bruto: se tal sensor já existe, nem perca muito tempo. Compre um, analise, entenda, melhore e/ou barateie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Sensor para gasolina e etanol já existe e é usado largamente nos carros modernos bi-combustível. Inclusive indica a proporção de etanol na gasolina ou vice-versa. Exemplo de veículos que usam esse sensor são os da linha TSI da VW. Se procurar no ML com certeza encontrará alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fervolt ,

 

Não acredito que exista o sensor de proporção direta que você descreveu. A sonda Lambda é utilizada para medir o oxigênio e com isso ela "infere" a proporção de etanol/gasolina. Todos os carros bicombustíveis usam esse principio para ajustar a queima correta.

 

Se tiver alguma coisa sobre esse sensor, poste aqui para a gente porque isso interessa muito até para não sermos enganados quando colocamos combustível nos postos !

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A colocação de Paulão me remeteu à outros aspectos de nossa existência. Projetar sensores de baixo custo pra outras áreas como p.ex.:

-quanto de água tem meu leite

-quanto de café tem no meu pó

-quanto de óleo de soja tem no meu azeite

-.. e etc.

pode não ser um projeto totalmente inútil e talvez não totalmente impossível. P.ex. medindo a condutância - resistência - e atuação como dielétrico - capacitância - podem sem 2 parâmetros balizadores das características do produto. Pode-se somar isso à sensor de cor, sensor de turbidez e alguns etc. Sensores estes de relativa facilidade de aquisição e manipulação eletônica/digital. Sozinha cada aquisição não traz muita informação mas a soma delas... sei lá...🤪

30 minutos atrás, aphawk disse:

porque isso interessa muito até para não sermos enganados

 

Em tempo...

A captação da água é longe de casa e as vezes quando chove a água fica 1/2 barrenta. Certa feita fiz um sensor de turbidez com garrafa pet. Minimalista e óbvia: a água passa pela garrafa e quando amarelava eu fechava a entrada da caixa dágua. Assim que clareava, reabria. Por um longo tempo sonhei com um sistema automático. .. desisti...🙁

2 horas atrás, Fervolt disse:

Sensor para gasolina e etanol já existe e é usado largamente nos carros modernos bi-combustível. Inclusive indica a proporção de etanol na gasolina ou vice-versa

Até antes e durante os 2 tópicos repetidos do amigo autor eu também achei que daria certo. Com alguns cliques descobri que ele não lê diretamente nem em tempo real

42 minutos atrás, aphawk disse:

Não acredito que exista o sensor de proporção direta que você descreveu

Mas que isso não impeça o amigo que se achar nos mostrar! Living & learning II !

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if,

 

O caso do azeite e o do leite em pó devem assustar tanto quanto o de gasolina... Eu tenho um azeite que uma amiga trouxe da Argentina, e que não passou no famoso teste do congelador.... Mas o danado ė tão gostoso que tomava mesmo assim...  E recentemente veio um comunicado que esse azeite tem o gosto forte de azeitona devido ao acréscimo de óleo extraído da azeitona para uso em lamparinas... Aí resolvi parar de tomar. Mas não vejo ser possível um sensor que determine o que tem dentro do azeite, e nem mesmo um sensor de combustível que consiga detectar o que foi adicionado na gasolina ( água, thinner, sei lá o que... ), Creio que esse sonho vai ficar para uma próxima encarnação kkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem conhecia tal teste de congelador. Boa. Pesquisá-lo-ei...

 

Mas de fato fazer um microlaboratório DIY pra tais testes não parece ser fácil mas não o torna 100% impossível. Mais um sensor que se passa na minha mente [doentia] é: uma micro centrífuga com o líquido sob teste. Pode ser que densidades diferentes se separem visualmente. E se por pouco tempo impossibilitando a identificação, que tal algum sensor girando junto? Ok, doidera [pra variar] mas me permiti registrar a semente. 🤪

 

Esqueci de mencionar que o pulo do gato pra todos os sensores que menciono é a referência: sempre tem que ter um 100% confiável pra comparação dos dados.

 

Em tempo.. estou numa busca por uma iluminação pra um sensor de uv diy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk O sensor ao qual me refiro fica na linha de alimentação de combustível. Não tenho conhecimento aprofundado sobre isso, mas já li alguns artigos a respeito. 

A sonda lambda, é sensor de oxigênio presente nos gases de escapamento, após a quaima da mistura.

Segue link de um vídeo do Youtube, onde é explicado o funcionamento do sensor de etanol.

 

https://www.youtube.com/watch?v=N19DGTBP4Os

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fervolt ,

 

Opa bem legal esse sensor de Etanol.... me parece que é volumétrico, vou pesquisar se acho mais alguma informacão ...

 

Mas já dá para fazer um circuitinho com Arduino, medir a frequência e apresentar um percentual de pureza no Etanol puro ou percentual de etanol na gasolina e mostrar em um display Oled pequeno..... algo portátil !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!