Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tenho 2 pentes de memória 3200mhz mas o PC estava usando apenas 2600mhz.

Pesquisei sobre e descobri a existência do docp e pelo que li entendi que era seguro pois é testado pela fabricante então fui ativar para o PC usar 3200mhz.

Mas quando ativei o perfil 1, que já estava configurado para 3200mhz e salvar o PC deu reboot umas 3 vezes e não ligou.

Quando desativei o docp ele ligou normalmente com 2600mhz

Pelo que li minha placa-mãe suporta 3200mhz então não entendi porque não funcionou 

Minha placa: placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

Postado

Qual processador ?

Acredito que seja um Ryzen.

Já tentou por 2933MHz ? 

No geral para algumas gerações esse é o limite estável. (não que não funcione com uma frequência maior)

• Membro VIP
Postado

@LuísAugusto4323 Tarde

Nem sempre o fato da placa-mãe suportar XMP (D.O.C.P) quer dizer que vai funcionar.

Além do mais qual o restante da configuração do seu PC.

Tenho um amigo que estava com o mesmo problema, se não me engano ele estava com um Ryzen 7 2600 e uma ASUS PRIME B450M-GAMING/BR, e ele tinha acabado de comprar 4 pentes de DDR4 3200 e ele não estava conseguindo fazer rodar nessa frequência.

A  solução que fiz foi aumentando de pouco em pouco, 2666 > 2800 > 2866  > 2900  > 2933(não lembro de cabeça as frequência) até achar algo que ficasse estável.

Postado

@Edvaldo J. Frederico

10 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@LuísAugusto4323 Tarde

Nem sempre o fato da placa-mãe suportar XMP (D.O.C.P) quer dizer que vai funcionar.

Além do mais qual o restante da configuração do seu PC.

Tenho um amigo que estava com o mesmo problema, se não me engano ele estava com um Ryzen 7 2600 e uma ASUS PRIME B450M-GAMING/BR, e ele tinha acabado de comprar 4 pentes de DDR4 3200 e ele não estava conseguindo fazer rodar nessa frequência.

A  solução que fiz foi aumentando de pouco em pouco, 2666 > 2800 > 2866  > 2900  > 2933(não lembro de cabeça as frequência) até achar algo que ficasse estável.

@LuisFGH

15 minutos atrás, LuisFGH disse:

Qual processador ?

Acredito que seja um Ryzen.

Já tentou por 2933MHz ? 

No geral para algumas gerações esse é o limite estável. (não que não funcione com uma frequência maior)

Obrigado pelas respostas, o restante da configuração é:

Screenshot_20230626_161058_Chrome.jpg

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, LuísAugusto4323 disse:

@Edvaldo J. Frederico

@LuisFGH

Obrigado pelas respostas, o restante da configuração é:

Screenshot_20230626_161058_Chrome.jpg

Puxa então era para subir de boa, montei um mês atrás um máquina para um cara do meu serviço com uma b550m aorus elite e um Ryzen 5 5600 e subiu de boa para 3200Mhz a memória.

Tente atualizar a BIOS e depois faça o teste novamente.

Postado
22 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Puxa então era para subir de boa, montei um mês atrás um máquina para um cara do meu serviço com uma b550m aorus elite e um Ryzen 5 5600 e subiu de boa para 3200Mhz a memória.

Tente atualizar a BIOS e depois faça o teste novamente.

Certo, obrigado. 

Só mais uma pergunta, ficar testando frequências diferentes da memória desse jeito prejudica o PC de algum jeito?

Quando aconteceu os reboots fiquei meio assustado kkkkkk, li em algum lugar que dependendo das circunstâncias o PC não liga a menos que você faça alguma coisa física com a placa (encostar os pinos ou algo assim).

Acredito que essa minha placa não tenha problema, pois logo depois dos reboots apareceu uma mensagem de erro na tela e eu pude acessar a BIOS novamente por meio dela, mas estou perguntando so para ter certeza mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!