Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Novo Deteriorando no Primeiro Dia


Posts recomendados

Comprei um HD modelo: WD10EZEX, no mesmo dia instalei na máquina e comecei a passar os programas de análise iniciando pelo HD Sentinel, de início estava tudo bem, passou no Teste de Procura aleatória por 3horas, passou no Teste de Leitura de Superfície, mas quando passei o Auto teste CURTO e estendido, me deram erro 0x79 e 0x76, dai pra frente o pc teve lentidão e reiniciou, o Windows fez a reparação automática nesse HD e isso aconteceu por umas 2x, fui dormir e quando acordei, a saúde desse HD já estava em 52% com exclamação na S.M.A.R.T e registros de alerta, poderiam dar suas opiniões sobre o caso

 

Minha config:
Fonte Corsair: VS500
placa-mãe: ASRock H61M/U3S3 OEM
Processador: Core i7 2600K

Vídeo: GTX 1050 TI

Memória: 12GB

 

Screenshot_5.jpg

Screenshot_6.jpg

Screenshot_7.jpg

Screenshot_9.jpg

Screenshot_10.jpg

Screenshot_11.jpg

Screenshot_12.jpg

Screenshot_13.jpg

Screenshot_17.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pending sectors são setores fragilizados, geralmente aparecem quando o HD fica muito tempo em altas temperaturas.
Como ele é um HD de 1tb e você deixou ele a noite toda em mapeamento intensivo, ele ficou bastante tempo em altas temperaturas.
Agora pra resolver isso, apenas continue utilizando o HD, e se houver lentidão faça o seguinte:

  1. Limpar arquivos residuais via BleachBit
  2. Low-level Format
  3. Verificação e Recuperação extendida via WD Datalifeguard

 

Realmente, é como o @Math.Pi  falou, se o HD é novo e não tem problema aparente, não faz sentido fazer esses testes intensivos, pois acabam podendo até prejudicar o HD.

Nota: esses erros de altas temperaturas ocorrem em qualquer HD, mas é mais recorrente em WDC, tenho um que aconteceu a mesma coisa.

 

De resto, não se apavore, isso não significa nada, só não fique fuçando muito, afinal, se um problema aparecer, você irá notar, e nenhum programa é capaz de prever isso com exatidão. Fique de olho apenas nos sons que seu disco faz, e muitos dos problemas dos HDs se dão por cabos e fontes ruins, se algo acontecer, antes de tudo, apenas troque os cabos e a porta sata.

 

Segue o log de meu HD WDC via HDSentinel:

12/06/2023 15:57:43,#198   Off-Line Uncorrectable Sector Count  5 -> 0
07/05/2023 23:49:11,#197   Current Pending Sector Count  194 -> 0

 

Ambos os itens retornaram para ZERO!

Se o limiar é de 200 e o meu chegou a 194, com uma simples regra de três dá pra ver que meu HD chegou a singelos 3% de saúde segundo o HDSentinel, e isso não significa NADA, afinal, hoje em dia ele está 100% de novo.

 

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Screenshot_18.jpg.2f221abfe0dbb7adac1edf05c4f36fd9.jpg

 

 

 

@Greatested O HD não ficou a noite toda fazendo testes, foi apenas por 3h, e também não ficou exporto a altas temperaturas, tem um print que mostra isso ai, se manteve entre 30º - 33º, também está acusando mais de 70 setores com erro em vermelho pelo PC-3000, sendo que tenho HDs com mais de 3 anos de uso, que não acusam nem 1 setor com erro na linha vermelha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cataravc Altas taxas de uso também causam pending sectors, mas mostre o print da temperatura máxima que esse HD chegou durante toda sua (curta) vida útil.

 

Mesmo assim, se você está com receio, use a limpeza de disco do bleachbit, se der mais de 2 erros até acabar significa que tem algum setor ilegível ou sem capacidade de escrita.

Agora se ele conseguiu criar o arquivo sequencial sem travamentos ou erros, significa que não há nada de errado.

Boa sorte.

 

Nota: o erro do programa não conseguir apagar o próprio arquivo é normal, o problema real é se o Errors for >1.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor usar a garantia e pedir a substituição do HD, por mais que tenha usado esse HD nada justifica esses erros aparecerem em um dia de uso, provavelmente esses erros apareceriam em pouco tempo de qualquer forma.

 

Talvez a Western Digital recuse a garantia porque todo HD possui setores de reserva para esses casos e o próprio HD deveria fazer o remapeamento desses setores defeituosos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JorgeGus Pois é, eu tenho 3 HDs aqui com mais de 3 anos de uso, WD e Seagate, todos ainda com saúde 100% e já passei esses testes neles, e não acusam setores ruins na linha vermelha

 

 

 

Não sei se tem haver, mas a caixa veio um pouquinho amassada em uma das quinas e uma vez a cada 3h mais ou menos, eu ouço um barulho de agulha um tic

@Greatested Screenshot_1.thumb.jpg.77c6a78a0e133f3859df7f69716c03b6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cataravc O que pode ter ocorrido simplesmente é a unidade ter vindo de fábrica com defeito. Infelizmente isso acontece e não é novidade, pois eu cansava de ver clientes comprando computadores e notebooks novos e eles chegarem apresentando problemas em variadas peças já no primeiro dia (as vezes, logo ao tirar da caixa) quando trabalhava em call center. Infelizmente, ocorrem casos onde produtos saem da fábrica/loja com defeito. Simplesmente acione a garantia e peça um HD novo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cataravc disse:

@JorgeGus Pois é, eu tenho 3 HDs aqui com mais de 3 anos de uso, WD e Seagate, todos ainda com saúde 100% e já passei esses testes neles, e não acusam setores ruins na linha vermelha

 

 

 

Não sei se tem haver, mas a caixa veio um pouquinho amassada em uma das quinas e uma vez a cada 3h mais ou menos, eu ouço um barulho de agulha um tic

@Greatested Screenshot_1.thumb.jpg.77c6a78a0e133f3859df7f69716c03b6.jpg

 

É difícil dizer a causa, o mais provável é um defeito de fabricação mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Esse HD novo é para backups importantes com mais de 500GB, qualquer aviso em outras HDs minhas eu já efetuo a troca, porém minhas HDs só começam a apresentar avisos após 4 ou 5 anos de uso, essa tem 1 dia, agradeço as demais opiniões dos colegas, já fiz a solicitação de devolução ou troca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Será que tem que amaciar igual motor de carro/moto logo que compra zero quilômetro? 🤨

 

Parece ser por aí mesmo. Isso que afirmei vem de uma estatística que fizeram e constataram que HDs novos têm uma tendência maior de defeito que os usados.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!