Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC com Windows 11 congela após um tempo de uso


Posts recomendados

Já faz um tempinho que vem acontecendo. Depois de um tempo ligado, meu pc congela tudo o que esta aberto e só funciona a barra de tarefas. geralmente uso ele o dia todo e quando chega a noite eu fico assistindo live, usando edge, spotify e as vezes league of legend. não sei o motivo disso estar acontecendo pois tenho 16gb de ram e quando isso acontece, eu abro o gerenciador de tarefas e o uso da memória RAM esta bem baixo, tipo 25% +/-. quando isso acontece, eu fecho o edge e tal e o pc volta ao normal. raramente preciso reiniciar. tenho o print da ultima vez que aconteceu no anexo. 

conf:
R5 1600 AF
2x 8gb 3200
GTX 1650 super
SSD 250Gb
HD 1tera
 

Sem tístulo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FCOPPER pode ser algum arquivo do sistema que está corrompido. feche todos os programas e execute o cmd como adminsitrador. digite o comando sfc /scannow

caso haja algum arquivo corrompido, esse comando tentará reparar. caso não surja efeito, digite serviços no menu iniciar abra como administrador. procure pelos serviços sysmain e windows update . clique duas vezes e mude o tipo de inicialização para desativado. clique em ok e reinicie o computador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FCOPPER Como já citaram algum arquivo corrompido do Windows poderia causar isso.

 

As vezes o problema poderia ser algum memory leak de algum jogo mal otimizado.

 

E também poderia ser algum problema com o perfil XMP se você a primeira geração de Ryzen era chatinha com memória com clock alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll  fiz esse scan e disse que tinha arquivo corrompido e foi reparado. espero que isso resolva o problema, muito obrigado. vou testar e se caso aconteça novamente eu faço o segundo passo. valeu
@Gui GC então, diz q esse r5 af é reconhecido como segunda geração, tive que ate atualizar as BIOS para ele. mas assim, se eu abaixar a frequenca da memória, resolveria? por enquanto vou testar a sugestão do amigo ali, acho melhor ir fazendo um passo de cada vez ne? pra saber o que realmente estava acontecendo. de qualquer forma, valeu ai e eu volto atualizar o post caso tenho resolvido esse problema chato. valeu e se cuidem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll então... ontem fiquei jogando e a noite quando estava vendo live deu aquela congelada que eu disse. abri o gerenciador de tarefas e fechei o edge, ele estava usando muita memória ram, mas não estava nem perto de usar os 16gb. assim que fechei ele, tudo voltou ao normal e, logo em seguida, ja abri ele dnv e ficou suave ate eu desligar o pc. hoje fui fazer esse passo de ir em serviços que voce mencionou e não consigo executar, fala que preciso de permissão mas eu ja tenho adm e executei como um. enfim, ainda sem solução 😕 

Captura de tela 2023-07-01 132241.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FCOPPER você tentou fazer a alteração pela aba serviços do gerenciador de tarefas ou pelos aplicativos serviços? 

 

você também pode executar o procedimento desativado via cmd (precisa executar como adminsitador). existe dois comandos que podem mudar o tipo de inicialização de um serviço. são eles (não é necessário utilizar os dois comandos para desativar o mesmo serviço. só é preciso utilizar o segundo se o primeiro falhar. pois ambas fazem a mesma função)

 

sysmain é um serviço de aprimoramento do Windows para melhorar o gerenciamento de memória do sistema. entretanto, as vezes ele apresenta problemas e começa a consumir toda ram até colapsar o sistema.

wuauserv é o serviço do Windows Update (dispensa explicações, né?)

 

wmic service where name='SysMain'  call ChangeStartmode Disabled

wmic service where name='wuauserv'  call ChangeStartmode Disabled

 

ou caso algum acima falhe, pode usar:

sc config "SysMain" start=disabled

sc config "wuauserv" start=disabled

 

documentação sobre o wmic

documentação sobre o sc config

 

caso um dos comandos funcione, você verá esse retorno após o comando:

 

image.thumb.png.dc30341478b55c66dcf6e8bc6527d5d3.png

 

-----------------------------------------------------------

 

você também pode realizar uma configuração no Edge. abra o navegador, clique nos 3 pontinhos (ao lado da foto do perfil atual) > configurações > sistema e desempenho 

se o a opção: Usar acelaração de hardware quando disponível estiver marca, desmaque e reinicie o navegador.

 

também recomendo você ir no gerenciador de tarefas > inicializar e desative todos os programas (exceto programas de driver)

 

reinicie o sistema e após o sistema iniciar, abra o executar (tecla Windows + R) e digite: %TEMP% selecione todos os arquivos e apague todos eles. alguns irão da erro falando que estão sendo utilizados no momento, clique na opção de ignorar (somente para os que derem erro na hora de apagar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll então, eu tentei abrir "serviços" digitando na busca e não abria. ai eu busquei a pasta dele e tentei por la, abria mas negava acesso.

uma obs: ontem congelou dnv e os icones dos programas na barra de tarefas ficaram todos iguais (aquele icone de instalar programas do w7) e dessa vez o app que tive que fechar foi o discord.

ok. vou fazer esse procedimento e volto aqui caso funcione ou não kkk
muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FCOPPER abra o menu iniciar e pesquise por Visualizador de Eventos. expanda a pasta Logs do Windows e depois dê duplo clique em Sistema. no lado direito vai no opção "Filtrar Log Atual" e em nível de evento, marque Nível Crítico e dê ok. busque por logs que bate com o dia e horário dos travamentos veja a mensagem de cada na guia Geral (logo abaixo dos logs). é possível que lá você encontre alguma pista.

 

também recomendaria fazer um teste da memórias:

 

se após o teste apresenta algum erro nas memórias. desligue o pc de forma segura. remova 1 pente de memória e deixe outro no pc. o pente que ficar no pc, você vai testar nos 2 slots da placa com o memtest86 e depois você vai trocar esse pente que ficou no pc pelo pente que você retirou do pc e tentar novamente nos 2 slots.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lí a narrativa do problema e o mais fácil de fazer é fazer um equivalente á reinstalação do sistema, pois a origem pode ser qualquer aplicativo previamente instalado e que pode provocar instabilidade no uso.

Então: existe na opção "configurações"(botão direito da "bandeirinha windows").

opte pela "manter arquivos...", mas faça o backup obrigat´torio de arquivos importantes.

https://tecnoblog.net/responde/como-restaurar-windows-10-ou-windows-7/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll  eu fiz aquilo do cmd sysmain ontem e aproveitei e desativei o "Usar aceleração de hardware" do discord e edge. ontem não congelou o pc. vou testar hoje novamente, espero muito que esteja resolvido esse problema.
@Phili.locatelli está em automático. mas ja fiz manual e também não tinha resolvido o problema 😕 

@PedraX eu realmente tava cogitando isso, é muito chato esse congelamento, as vezes era em meio a jogatina, ai eu ia no gerenciador e a memória não tava nem na metade usada... 
mas é isso, testarei o pc hoje dnv e volto aqui.

muito obrigado por enquanto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll não consigo de forma alguma acessar esses programas de "serviços" e "visualizador de eventos" e tal, sempre da aquele aviso que postei anteriormente. engraçado que meu pc só tem uma conta e é adm, mas enfim.

ontem congelou dnv, e dessa vez tive que fechar o discord, ate ai ok. hoje fiz o teste das memórias ram que voce citou e estão ok. nenhum erro.

cogitando restaurar o sistema já.

um amigo disse pra eu olhar meus drivers, fui ver e tinha umas coisas pra atualizar (anexo) eu nem lembrava daquele app da placa-mãe, atualizei tudo e vou testar pra ve como vai se sair.
volto amanha para o desfecho.

 

Captura de tela 2023-07-04 182533.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para PC com Windows 11 congela após um tempo de uso

@Gui GC @Phili.locatelli então, montei esse pc em 2020 e sempre foi de boa, de um tempinho pra cá que começou isso, e tipo, quando começou a dar isso era bem raramente mas nesse ultimo mes que ta congelando todo dia praticamente. 

ontem não congelou depois que atualizei o driver do chipset e tal. estou testando hj pra ve o que rola...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll No caso o rank ali se refere se tem chip de um ou ambos os lados. Porém a memória estando no slot 1 e 2 poderia indicar que está em single channel, minha placa-mãe só tem 2 slots e o CPU-Z marca como slot 1 e 3 sendo usado.

 

@FCOPPER Qual é a sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!