Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu SSD ficou lento em alguns aspectos de repente


Ir à solução Resolvido por AdrianoSiqueira,

Posts recomendados

Olá, meu SSD é um husky de 240gb . Antes de mais nada fornecerei algumas informações que acredito que sejam relevantes. 

Esse SSD é onde meu windows 10 está instalado, e durante um bom tempo ele ficou apenas com uns 10 gb livre ( estou dizendo isso porque dizem que deixar o SSD mt cheio pode danifica-lo, mas n sei se é verdade). Decidi desinstalar dois jogos que eu tinha nele, pra baixar outros dois,e foi aí que notei que havia algo errado. o download estava extremamente instável. ele sempre começa a 10MB/s e ia caindo  até chegar a alguns poucos kb/s . minha internet é de 100Mb, e uso conexão cabeada . fui testar baixar os mesmos jogos com o HD que tenho aqui, e ele baixou muito mais rápido que o próprio SSD, e sem instabilidade nenhuma. O que pode estar acontecendo ? sou um tanto leigo então me desculpem se for algo óbvio ou se deixei passar algo. 

Alguns outros detalhes... depois que eu desinstalei os 2 jogos do SSD, ocorreu algo estranho... reiniciei o pc por algum motivo que n lembro agora, e depois dele iniciar com a imagem da as rock e etc, a tela ficou preta e a tela do windows n iniciou ( isso nunca tinha ocorrido antes ), mas foi só dessa vez, depois n aconteceu mais . outro detalhe é que quando tento baixar um jogo pela steam no SSD, o download inicia a 10Mb/s e depois zera, e a velocidade de gravação do SSD chega a praticamente 0. E outra coisa estranha é que em termos de desempenho em si, o pc n mudou em nada, n estando lento ou algo assim ... os proprios jogos baixados no SSD rodam normalmente, n há lentidão nem nada .

Meu setup:

A320m HD r4.0

Ryzen 5 4600g

2X memória corsair vengeance 8gb 2933Mhz

fonte gamemax gp650

SSD husky gamer sata 256gb

 CrystalDiskInfo 9.0.0 RC1 x64 30_06_2023 19_05_41.png

 CrystalDiskMark 8.0.4 x64 [Admin]  30_06_2023 19_14_08.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei sobre SSD, não se pode encher muito por causa da controladora. Vai chegar uma hora que vai ter tanto arquivo que a controladora vai ter dificuldade para encontrar um lugar livre para escrever novos dados.

 

Outro detalhe que eu li por aí, é que o SSD só alcança altas taxas de transferência porque eles usam o espaço livre como cache, conforme o SSD vai enchendo, o espaço livre diminui, diminuindo o tamanho disponível para cache, o que acaba diminuindo a performance. Para saber mais sobre isso, procure por testes envolvendo "escrita sustentada".

 

No seu caso, seu SSD é bem pequeno para instalação de jogos, eu no seu lugar deixaria eles instalados em um HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AdrianoSiqueira Mas se houvesse qualquer dano no SSD, esses testes que mandei não indicariam ? O SSD consta como 100% saudável no crystal disk info, e acabei de realizar um teste no HD tune, e tudo parece estar ok também e detalhe, meu SSD assim como o pc em si é bem novo, estou usando a menos de dois meses. entendo seu ponto, mas pelo fato desses testes n indicarem problemas, n sei mais o q fazer.

HD Tune 2.55 - Hard Disk Utility 30_06_2023 20_42_21.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Como eu disse, a queda de performance pode estar relacionada com a falta de espaço livre, ou seja, armazenamento quase cheio. Isso não significa que seu SSD está com defeito, apenas que está trabalhando mais devagar. O que você pode fazer é esvaziá-lo um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AdrianoSiqueira realmente era isso kkkk eu dei uma esvaziada nele e o desempenho dele voltou ao normal, valeu ! Estou pensando em comprar um SSD novo de 1tb, mas estou na dúvida entre pegar um sata ou NVMe, pois apesar de saber q o NVMe é muito mais rápido, pelo fato da minha placa-mãe as rock a320 n ter dissipador de calor, tenho medo do SSD NVMe esquentar demais e dar problema rápido, alguma recomendação / dicas ? 

@Henrique - RJ consegui resolver amigo, obrigado !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!