Ir ao conteúdo

Meu SSD ficou lento em alguns aspectos de repente

Ir à solução Resolvido por AdrianoSiqueira,

Posts recomendados

Postado

Olá, meu SSD é um husky de 240gb . Antes de mais nada fornecerei algumas informações que acredito que sejam relevantes. 

Esse SSD é onde meu windows 10 está instalado, e durante um bom tempo ele ficou apenas com uns 10 gb livre ( estou dizendo isso porque dizem que deixar o SSD mt cheio pode danifica-lo, mas n sei se é verdade). Decidi desinstalar dois jogos que eu tinha nele, pra baixar outros dois,e foi aí que notei que havia algo errado. o download estava extremamente instável. ele sempre começa a 10MB/s e ia caindo  até chegar a alguns poucos kb/s . minha internet é de 100Mb, e uso conexão cabeada . fui testar baixar os mesmos jogos com o HD que tenho aqui, e ele baixou muito mais rápido que o próprio SSD, e sem instabilidade nenhuma. O que pode estar acontecendo ? sou um tanto leigo então me desculpem se for algo óbvio ou se deixei passar algo. 

Alguns outros detalhes... depois que eu desinstalei os 2 jogos do SSD, ocorreu algo estranho... reiniciei o pc por algum motivo que n lembro agora, e depois dele iniciar com a imagem da as rock e etc, a tela ficou preta e a tela do windows n iniciou ( isso nunca tinha ocorrido antes ), mas foi só dessa vez, depois n aconteceu mais . outro detalhe é que quando tento baixar um jogo pela steam no SSD, o download inicia a 10Mb/s e depois zera, e a velocidade de gravação do SSD chega a praticamente 0. E outra coisa estranha é que em termos de desempenho em si, o pc n mudou em nada, n estando lento ou algo assim ... os proprios jogos baixados no SSD rodam normalmente, n há lentidão nem nada .

Meu setup:

A320m HD r4.0

Ryzen 5 4600g

2X memória corsair vengeance 8gb 2933Mhz

fonte gamemax gp650

SSD husky gamer sata 256gb

CrystalDiskInfo 9.0.0 RC1 x64 30_06_2023 19_05_41.png

CrystalDiskMark 8.0.4 x64 [Admin]  30_06_2023 19_14_08.png

Postado

Pelo que sei sobre SSD, não se pode encher muito por causa da controladora. Vai chegar uma hora que vai ter tanto arquivo que a controladora vai ter dificuldade para encontrar um lugar livre para escrever novos dados.

Outro detalhe que eu li por aí, é que o SSD só alcança altas taxas de transferência porque eles usam o espaço livre como cache, conforme o SSD vai enchendo, o espaço livre diminui, diminuindo o tamanho disponível para cache, o que acaba diminuindo a performance. Para saber mais sobre isso, procure por testes envolvendo "escrita sustentada".

No seu caso, seu SSD é bem pequeno para instalação de jogos, eu no seu lugar deixaria eles instalados em um HD.

Postado

@AdrianoSiqueira Mas se houvesse qualquer dano no SSD, esses testes que mandei não indicariam ? O SSD consta como 100% saudável no crystal disk info, e acabei de realizar um teste no HD tune, e tudo parece estar ok também e detalhe, meu SSD assim como o pc em si é bem novo, estou usando a menos de dois meses. entendo seu ponto, mas pelo fato desses testes n indicarem problemas, n sei mais o q fazer.

HD Tune 2.55 - Hard Disk Utility 30_06_2023 20_42_21.png

• Solução
Postado

Como eu disse, a queda de performance pode estar relacionada com a falta de espaço livre, ou seja, armazenamento quase cheio. Isso não significa que seu SSD está com defeito, apenas que está trabalhando mais devagar. O que você pode fazer é esvaziá-lo um pouco.

Postado

@AdrianoSiqueira realmente era isso kkkk eu dei uma esvaziada nele e o desempenho dele voltou ao normal, valeu ! Estou pensando em comprar um SSD novo de 1tb, mas estou na dúvida entre pegar um sata ou NVMe, pois apesar de saber q o NVMe é muito mais rápido, pelo fato da minha placa-mãe as rock a320 n ter dissipador de calor, tenho medo do SSD NVMe esquentar demais e dar problema rápido, alguma recomendação / dicas ? 

@Henrique - RJ consegui resolver amigo, obrigado !

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!