Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Hdd regenerator altera p-list ou g-list


Posts recomendados

@Binho PC O risco de usar programas de recuperação de bad blocks é no estresse que eles fazem em um HD, se a parte mecânica do HD ja estiver ruim, o programa pode ser o prego no caixão do HD, dai a recomendação de fazer um backup completo antes de usar esses programas, principalmente se houver muitos bad block ou lentidão excessiva no HD.

 

Sobre zerar os bad blocks, eu nunca usei o HD regenerator, mas acredito que a tal P-list não possa ser mudada sem mexer na firmware do HD, mas a G-list assim como as informações do SMAR podem sim serem adulteradas por programas, isso é ate pratica comum de se ver HDs com 10 anos de fabricação sendo vendidos como "novos", sendo modelos que nem são mais fabricados.

 

Por outro lado também tem o risco do sistema operacional marcar setores bons como defeituosos, eu mesmo tive um HD seagate ST 2000DM006 que no começo do ano apresentou mais de 30 bad blocks do nada, mas o HD funcionava perfeitamente, eu fiz o backup preventivo e usei o programa da própria seagate, o sea tools, pra analisar o HD e os bad blocks sumiram! o HD ta funcionando normalmente, mas claro que o backup esta em dia.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Binho PC disse:

Boa tarde!
Estou ciente que o Hdd regenerator pode ser uma bomba se o disco estiver com problema mais grave e não arrisco usar ele em HD com algum conteúdo importante.

Minha dúvida é se o remapeamento que ele faz altera de fato a g-list ou p-list do HD.

 

Pode alterar o g-list ocupando os setores de reserva. O p-list não é alterado pois são os remapeados no momento da fabricação. Se usar o programinha gratuito HDAT2 pode optar para não remapear e ele tentará apenas um refresh nos setores pendentes. o mesmo com o MHDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Meus discos de produção têm backup em diversas instancias.

O motivo da dúvida é com um HD velho que tinha somente alguns mp3. Depois de 4 horas rodando, ele começou marcar uma série de blocos ruins e a cabeça de leitura começou a bater, dava até para ouvir o tec tec. Agora nem é reconhecido pelo BIOS. Vai virar peso de papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Binho PC disse:

@F4b10 Meus discos de produção têm backup em diversas instancias.

O motivo da dúvida é com um HD velho que tinha somente alguns mp3. Depois de 4 horas rodando, ele começou marcar uma série de blocos ruins e a cabeça de leitura começou a bater, dava até para ouvir o tec tec. Agora nem é reconhecido pelo BIOS. Vai virar peso de papel.

 

Pode ser que sejam apenas cabos com mau contato ou apenas necessidade de remoção de oxidação dos contatos dourados da placa eletrônica desse HD velho esfregando um lápis borracha escolar neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ "mau contato" não aumenta a quantidade de blocos realocados, nem faz o HD bater cabeça. Obrigado mesmo assim.
 

17 horas atrás, F4b10 disse:

acredito que a tal P-list não possa ser mudada sem mexer na firmware do HD, mas a G-list assim como as informações do SMAR podem sim serem adulteradas por programas

 

 

 

 

Eu acho isso também. Mas tem tanta propaganda em cima desse programa que pensei que ele poderia alterar o firmware, usando protocolo ATA ou sei lá o que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Binho PC

 

Amigo, já lidei bastante com HDs com problema e lhe digo que o HDD Regenerator só irá tentar remapear o setor pendente se for possível e, conseguindo, irá alterar a g-list diminuindo seus blocos de reserva mas isso não afeta o firmware da peça.

 

Outra coisa são cabos ou porta com mau contato por simples leve oxidação que podem sim gerar setores pendentes e até fazer o actuador ou braço da cabeça de leitura/gravação " bater cabeça ".

 

Pode ser que esses setores pendentes ou possíveis bad blocks em formação sejam apenas erros lógicos que com simples refresh sejam corrigidos. Se conseguir saber em que região se encontram por meio de programinhas como HD Tune Pro ( shareware ) ou HDDScan ( free ) pode fazer esse refresh sem remap só nessas regiões com os gratuitos MHDD e o HDAT2 que se encontram em versões antigas do kit de ferramentas  Hiren's Boot CD. Todo esse trabalho para evitar dias tentando reparar HD de grande capacidade.

 

Agora, não deixe de ter backup ou cópia de suas coisas importantes que estejam nesse HD pois coisas de informática não são tão seguras quanto parecem.

 

Pode também deixar que o próprio firmware do HD vá tentando corrigir esse problema com o tempo caso a troca de cabos e de porta resolvam o problema de " bater cabeça ".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!