Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDD lento e sem erros ou vírus


Ir à solução Resolvido por extremedll,

Posts recomendados

Do nada o HDD de 6TB começou a ficar lento para carregamento de jogos e arquivos, filmes travam no meio da execução porque não consegue ler o restante do arquivo a tempo, fiz o teste do crystal disk, segue a imagem do resultado.

procedimentos já realizados:

- antivírus - nada encontrado

- sfc /scannow - windows ok

- chkdsk - sem problemas

- verificação via gerenciador de disco do windows - tudo ok

- troquei os cabos sata - nada mudou

 

HDD Seagate barracuda 6TB 5400rpm

 

 alguma ideia?

imagem_2023-07-04_222209355.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Rhubens provalemente é fragmentação do disco. baixe e instale o defraggler https://www.ccleaner.com/defraggler?cc-noredirect= (não mande executar assim que instalar). vá no atalho do programa e mande ele ser executado como administrador. 

 

clique no dispositivo que é o HD e clique em Analisar. se a fragmentação estiver acima de 20%, clique na setinha ao lado da palavra Optimize e depois clique em Desfragmentar

image.png.98ad9231d0e708dee8037e8aefda2788.png

 

obs1: recomendo deixar todos os programas fechados. principalmente os que estão no HD. deixar apenas o defraggler rodando

 

obs2: caso o seu esteja em inglês, clique em settings > options > general > langauge > português do brasil.

 

obs3: o processo pode demorar bastante. então já prepare uma pipoca e vá assistir um filme no celular ou na tv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhubens

 

Tanto o de 6TB quanto o de 3TB estão com ID C7 apresentando registros e isso pode ser problema com cabos ou portas SATA.

 

Se antes não estava lento e de repente começou a ficar pode ser uso de memória em disco ou problema com memórias. Verifica no gerenciador de tarefas se há uso de memória virtual ou de paginação que é quando o sistema passa a usar o HD como memória. Verifica se toda a capacidade de memória aparece nesse gerenciador. Faz um teste de memórias no boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Bem, agora que você mencionou isso eu me lembro que mexi nas RAMs do PC esses dias, antes de tudo acontecer eu tinha 4 pentes de 16GB de RAM no PC, e eu fiz um teste de tirar 2 pentes pra testar a velocidade do processador por que no site do fabricante diz que ele consegue operar uma frequência mais rápida com 2 do que com 4, como eu não observei tal melhora eu voltei com os 4 pentes novamente, foi quando eu notei a lentidão, mas eu não uso paginação nos HDDs por conta do volume absurdo de RAMimage.thumb.png.9440bbb4dcb72b94756b60fa05eb1209.png

@Henrique - RJ Mesmo assim, antes mesmo de a gente ter essa conversa eu rodei um teste de memórias do próprio windows que disse estar tudo ok, isso é o que aparece no meu gerenciador do windows (imagem) e esse uso elevado de RAM é do primo cache que eu instalei na tentativa de dar alguma velocidade para a escrita e leitura no HDD lento, pela imagem da pra notar que o windows reconhece os 4 pentes e a velocidade máxima que eu setei na BIOS de 3600image.thumb.png.78b5390e2334be1e601f4decf44e7d39.png

@extremedll Só pra constar eu ainda estou desfragmentando o HDD desde o dia que você sugeriu, o volume de dados era muito alto e está desde então na batalha rsimage.thumb.png.968914896ef223f633bd640380657c5d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@extremedll depois de 6 dias desfragmentando ele concluiu e está normal de novo, não sei até onde foi por causa disso ou não (afinal eu tentei muitas coisas), mas voltou ao normal

@Henrique - RJ Ele voltou ao normal, e nem da pra ter certeza de qual procedimento que resolveu rs pois tentei muitas coisas, mas obrigado por tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rhubens disse:

@extremedll depois de 6 dias desfragmentando ele concluiu e está normal de novo, não sei até onde foi por causa disso ou não (afinal eu tentei muitas coisas), mas voltou ao normal

@Henrique - RJ Ele voltou ao normal, e nem da pra ter certeza de qual procedimento que resolveu rs pois tentei muitas coisas, mas obrigado por tudo.

 

Deve ter sido a desfragmentação sugerida pelo amigo @extremedll que resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!