Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso substituir baterias de nobreak com pontos de oxidação?


Posts recomendados

Comprei duas baterias de 12V 7Ah da Elgin para substituir as originais do meu NOBREAK MANAGER III SENOIDAL NEW GENERATION de 1500 VA da SMS. Ao abri-lo, porém, deparei-me com alguns pontos de oxidação internos, além duma rachadura numa das baterias. Ele estava sem uso há vários meses.

 

No momento, não sei o que fazer. Estou com receio de trocar as baterias e causar algum acidente. Como devo proceder?

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Éric H.X alterou o título para Posso substituir baterias de nobreak com pontos de oxidação?

Lembre-se primeiro de ver as causas dos pontos de oxidação, pois isso não é normal. Pode ter havido o vazamento de eletrólito (As baterias de chumbo-ácido, comumente usadas em nobreaks, contêm um eletrólito ácido. Se houver vazamento desse eletrólito, pode causar corrosão e formação de pontos de oxidação nos terminais das baterias). Ou pode ser por causa da umidade excessiva, baixa qualidade das baterias, má conexão, calor excessivo, etc.

Limpe bem os terminais (ap. desligado e com luvas de proteção). Se vazou eletrólito para o circuito, quase certo que não funcionará direito. Veja se o cooler presente está funcionando corretamente e as saídas de ar não estão obstruídas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herweg

 

Aparentemente é o que o @engfabio comentou de o vazamento da solução líquida ter corroído esse metal onde está alaranjado o que parece ser apenas ser da estrutura do nobreak.

 

E na outra foto parece ter havido um aquecimento na ponta do fio que liga no transformador o que para mim ainda acho dentro da anormalidade.

 

Chegou a ligar esse nobreak sem as baterias ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ  @engfabio

 

Encontrei uma assistência técnica relativamente perto e levei o aparelho até lá. O técnico me atendeu na mesma hora. Ele raspou aqueles pontos alaranjados, trocou as baterias e ligou uma lâmpada, que acendeu normalmente. Ele chegou a pegar um multímetro velho, mas não o vi testando as baterias novas. Acho que ele não o fez.

 

Na sequência, ele me disse que aquela rachadura estava vazando ácido e que aquilo queimava a pele. Embora eu tivesse lavado bem as mãos, fiquei assustado. O quão perigoso foi eu ter tocado naquilo, mesmo que estivesse claramente ressecado?

 

Por fim, ele me disse que aquela mancha na terceira foto era simplesmente verniz.

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herweg o técnico deve ter prática, mas ao manipular material corrosivo sempre tem que usar luvas e óculos, é meio óbvio. A bateria em bom estado não causa nenhum problema, o risco é quando vaza o eletrólito ou se deixar cair, quebrar a caixa e respingar nos olhos ou na pele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

@Herweg o técnico deve ter prática, mas ao manipular material corrosivo sempre tem que usar luvas e óculos, é meio óbvio. A bateria em bom estado não causa nenhum problema, o risco é quando vaza o eletrólito ou se deixar cair, quebrar a caixa e respingar nos olhos ou na pele.

 

Sim, claro! Ele me parecia entender do assunto, mas achei a atitude dele muito despojada enquanto mexia no aparelho. Nos vídeo que assisti no YouTube, os técnicos usavam as tais luvas. Além disso, tenho quase certeza de que ele não usou um multímetro para verificar as baterias novas. Fiquei próximo a ele em quase todo o tempo.

 

Mas, como o @Ricardov disse, o que importa é que tudo está funcionando normalmente.

 

Agradeço a todos que me responderam!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!