Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Rede Mesh Cabeada


Posts recomendados

Olá, pessoal 

Eu tenha uma dúvida se o meu projeto de rede Mesh irá funcionar. Eu possuo dois roteadores HUAWEI AX3 Pro, já operando em Mesh, via sem fio. O Primeiro roteador, também  recebe o sinal de internet do Provedor (Conexão PPPoE) e está conectado ao segundo roteador, via Mesh. Deste modo, eu posso simplesmente, conectar os dois roteadores via cabo (Cat5e) e terei uma rede Mesh, estável via cabo ?.  Lembrando que não existe switch, será uma conexão direta, ponto á ponto.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jvinas disse:

Lembrando que não existe switch, será uma conexão direta, ponto á ponto

 

Não é assim. Cada conjunto de portas desses roteadores, incluído o do provedor, representa um switch.

 

Se estiverem ligados via LAN --- e é como devem estar ligados --- representam um único switch, de certo modo. Todos os pacotes serão comutados --- switched --- entre todas as portas.

 

1 hora atrás, jvinas disse:

conectar os dois roteadores via cabo (Cat5e) e terei uma rede Mesh

 

Ao menos no anúncio em https://download-c-retail.huawei.com/en/routers/wifi-mesh/specs/ diz que deve ser possível. 

 

image.thumb.png.209b851a60845eaf4fbcec97d360dbd9.png 

 

 

 

 

Só que na documentação desse em particular em  https://consumer.huawei.com/br/routers/ax3-pro/specs/ em português já não fala mais nada...

image.png.15a51edc7b580db7abfb6ca479624aa6.png

Se funcionar (e pode ser que não) o normal é colocar os aparelhos juntos e parear os dois, um ao lado do outro, via rádio mesmo. Deu verde, ok. Aí desliga os caras e liga em paralelo no switch ou roteador da operadora, via cabo usando a porta WAN. Isso é o que deve ativar o ethernet backhaul, o uso do canal de controle da rede mesh via cabo, que é o que se quer. Sem isso mesh é algo um pouco ingênuo. Só que muitos aparelhos não suportam isso, especialmente os mais baratos.

 

Dá pra imaginar por exemplo que é bem conveniente usar mesh via cabo para projetar uma LAN wifi (mesh) em dois andares que não se comunicam via rádio, por exemplo um subsolo e um sotão numa mesma casa antiga...

 

Consulte o manual especificamente sobre ethernet backhaul. E os foruns do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Então, no meu caso, aqui deu tudo verde, eu já consegui parear. (Wireless Backhaul). Aparentemente essa linha de roteadores podem ser conectados usando as portas Ethernet. (Ethernet Backhaul)....Eu comprei a versão importada, manuais em inglês e chines. Mas eu segui o modo de pareamento sem fio, e tudo certo. Agora, em relação ao swtich, eu possuo uma ONU/GPON (Conexão de Fibra Óptica). Eu não tenho um modem, a ONU do provedor só tem uma porta Ethernet. O Resto da comunicação é feita pelo roteador. A ONU é conectada ao roteador principal, que faz a autenticação junto ao provedor (PPPoE), e será conectado ao segundo roteador, via cabo.

 

Basicamente está assim: Conexão de Fibra----> ONU/GPON (Provedor) ----> Roteador 1 (Principal)-----> Roteador 2 (Secundário) 

 

Lembrando que os dois roteadores estão conectados via Wireless Backhaul, operando em Mesh.

Minha duvida era se conectar o roteador 1 ao 2, iria ativar o Ehternet Backhaul, e assim ter uma rede mesh cabeada. Eu imaginei que cada roteador trabalha como um nó Mesh, e poderiam ser conectados diretamente. 

Segue em anexo a ONU/GPON do Provedor. 

 

ONU FIberhome.png

ONU Fiberhome (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, jvinas disse:

Minha duvida era se conectar o roteador 1 ao 2, iria ativar o Ehternet Backhaul, e assim ter uma rede mesh cabeada. Eu imaginei que cada roteador trabalha como um nó Mesh, e poderiam ser conectados diretamente. 

 

Provavelmente não vai ativar. O normal é usar um switch passivo e deixar os POD em paralelo, depois de pareados como você já fez.

 

O pareamento troca as credenciais de criptografia e identifica um aparelho em relação ao outro. Depois de estarem pareados podem ser colocados em qualquer lugar que tenha sinal (rádio ou ethernet) da rede do gateway. Claro que é mais cômodo fazer isso com eles pertinho com um cabo de 1m 😉 

 

Depois disso entra o algoritmo e a possibilidade de trafegar o canal de controle via ethernet. Acho que no seu caso deve instalar um switch passivo, pode ser desses baratos de 5 portas, custa como 120 reais, o último que comprei custou isso. E aí liga tudo nesse aparelho, em paralelo. Isso deve ativar o tal ethernet backhaul.

 

E de todo modo com eles em cascata não é nada esperto, já que claramente todo o tráfego para o último tem que passar por todos, e podem nem ser só dois. Tem marca que aceita vários POD.

 

 

agora, arfneto disse:

Eu imaginei que cada roteador trabalha como um nó Mesh, e poderiam ser conectados diretamente. 

 

Eles podem, mas não é esperto a menos que não tenha outro jeito. O outro jeito é o tal ethernet backhaul.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Entendi, eu acho. Utilizar um switch é necessário devido à troca de credenciais. Se ocorrer a troca, os aparelhos não poderão se conectar ou se reconhecer. Supondo que não há troca de credenciais, ou seja o pareamento é fixo, uma vez feito, a troca de credenciais só pode ser feita manualmente, o switch será necessário ?  

Essa marca, se não me engano aceita vários nós, eles estão em cascata porque eu possuo um no andar de cima (o principal) , e o outro nó, está na sala, andar de baixo. Eu moro em um sobrado. 

E minha situação é ainda mais complicada, porque eu terei que fazer uma conexão EXTERNA, utilizar 40m de cabos Cat5e, especiais para ambientes externos, já que cada roteador está em um andar e as tubulações estão entupidas. A única maneira de passar cabo, é por fora da casa. Mas vai sobra uns 10m de cabo, caso seja necessário usar um switch. As especificações do Cat5e são 100m de limite.  Espero que o sistema de Ethernet Backhaul ative, mas se não ativar, vou comprar um switch. 

Mas o ideal seria então:  Cabo de fibra---->ONU/GPON(Provedor)----->Roteador 1(Principal)---->Switch Passivo------>Roteador 2(Secundário) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, jvinas disse:

a troca de credenciais só pode ser feita manualmente, o switch será necessário ?


Talvez eu não tenha explicado bem: você usa um switch para que os POD mesh fiquem em paralelo. Isso é que é importante. Essa é a razão do ethernet backhaul de certo modo. O switch você liga com um cabo de 20/50cm, um patch cord desses que se usa em instalações normais. Você NUNCA quer ligar esses aparelhos em cascata. Como eu expliquei, e é bem simples de entender, se ligar em série todo o tráfego para o último vai passar todos, e é uma bobagem. Uma bobagem cara. 

 

Também por essa razão o roteador principal fica sempre num ponto central da infraestrutura.

 

38 minutos atrás, jvinas disse:

utilizar 40m de cabos Cat5e, especiais para ambientes externos

 

Em geral pode usar dutos para uso externo e colocar os cabos comuns dentro. É mais barato. Essa distância é pequena.

 

Entenda que se ligar em série via cabo vai passar todo o tráfego do segundo pelo primeiro. É péssimo. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto  Acredito que entendi a razão do Switch. Devido ao trafego, conectando diretamente gera um efeito cascata. Já utilizando o Switch, conectado em paralelo, o tráfego será organizado. No meu caso, eu posso comprar um switch gigabit, em modo passivo. Eu já tenho até um patch cord sobrando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Eu consegui formar a rede Mesh com sucesso pelo cabo. No momento em que conectei o cabo de rede, o Wireless Backhaul foi desativado e o Ethernet Backhaul está ativo, com velocidade do link de 1000Mbps.Eu possuo um plano de 800Mbps,e estou recebendo toda velocidade, conforme os testes. Entretanto, eu já tinha comprado os 40m de cabo específico para ambientes externos, com proteção UV. (Esse cabo https://copperlan.com.br/cabo-lan-4px24awg-dupla-capa-blindado-pvc-pvc-f-utp/). Deste modo, eu não utilizei dutos. Mas tudo está funcionando perfeitamente, obrigado por recomendar o uso do switch. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Só uma duvida, o que eu faço com as portas Ethernet dos POD´s, porque eu coloquei os outros dispositivos conectados no switch.

Ficou assim, Internet----> ONU/GPON----> Roteador 1 (2 de 4 portas livres) ----> Switch (Todos as portas ocupadas)-----> Roteador 2 (1 Porta ocupada de 4)

Eu posso utilizar as portas dos roteadores também ? Eles suportam os sistema Mesh, mas também funcionam como roteadores comuns. Cada um tem 4 portas. 

 E fica a minha pergunta :

O que acontece se eu conectar um dispositivo ao roteador 2,por exemplo ? 

A conexão dele será filtrada pelo Switch ? Ou ira passar por todos os dispositivos da rede ? 

Eu devo utilizar as portas dos roteadores, ou do switch ?....Ou posso utilizar ambos ? 

O Switch (TL-SG105), que eu comprei é autogerenciável, plug & play....Gigabit, Possui sistema QoS e função de IGMP Snooping. Portas de autonegociação (Auto MDI/MDIX) 

Esses são os roteadores que eu tenho, segue imagem. E claro, se eu montei a rede de forma incorreta, por favor me indique a organização correta. 

AX3 Pro-Frente.jpg

AX3 Pro-Verso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2023 às 22:27, arfneto disse:

Talvez eu não tenha explicado bem: você usa um switch para que os POD mesh fiquem em paralelo. Isso é que é importante.

 

É o que eu recomendo. Ainda.

 

Em 11/07/2023 às 22:27, arfneto disse:

Você NUNCA quer ligar esses aparelhos em cascata. Como eu expliquei, e é bem simples de entender, se ligar em série todo o tráfego para o último vai passar todos, e é uma bobagem. Uma bobagem cara.

 

5 horas atrás, jvinas disse:

ONU/GPON----> Roteador 1 (2 de 4 portas livres) ----> Switch (Todos as portas ocupadas)-----> Roteador 2 (1 Porta ocupada de 4)

 

Assim sendo....

 

Acho que sabe o que vou dizer, porque é a mesma coisa de antes. Deve ligar os roteadores em paralelo. No switch. 

 

O normal é, numa rede doméstica ou de pequena empresa, tudo ficar na mesma rede. Pode usar as portas dos switches para ligar qualquer coisa e verá que está tudo na mesma rede. O mesh é uma projeção de uma rede wifi, replicada em todos os POD através do canal de controle, o tal backhaul. Algoritmos sofisticados acompanham a presença dos dispositivos na rede de modo a perceber a movimentação (física) deles pela rede e fazer uma transição transparente quando um dispositivo se afasta de um POD e passa a ter sinal melhor em outro. 

E se paga a conta em dinheiro porque são redes muito mais caras, e em tráfego porque existe o óbvio overhead de ficar acompanhando eventualmente o sinal de dezenas ou centenas de dispositivos pelos POD na rede.

Só se precisa disso em casos em que é realmente importante manter essa transição transparente de um AP para outro --- AP mesh são chamados POD, marketing gosta de novas abreviaturas --- e os POD que tem saída ethernet as tem marcadas geralmente como entrada/saída ou apenas saída.

 

Sempre é preciso consultar a documentação disso porque parece que cada fabricante vê mesh de um jeito, apesar de provavelmente tudo isso derivar das patentes da Nortel dos anos 90/00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Mas se eu colocar em paralelo, ou seja ambos os roteadores no Switch, eu irei perder meu Ponto Principal, pois ele fornece Internet ao Switch. Veja.....por exemplo como funciona o Ethernet Backhaul, nos Decos da TP-Link, conforme a Imagem.

Você ira notar que o POD principal fica sempre atras do Switch, temos o primeiro Deco, e à frente do Switch ficam os demais POD´s (Decos) e outros dispositivos. Este é Basicamente o meu Caso. Eu recebo a Internet, que vem pela minha ONU--->O meu Primeiro roteador Mesh (POD Principal), faz a conexão com a internet (PPPoE), que será conectado no Switch, será passada a conexão de Internet para o Switch, e do Switch para o segundo Roteador Mesh (POD)

Basicamente Assim: Internet---->ONU/Modem---->Roteador Principal ---->Switch----->Roteador secundário e demais dispositivos 

 

 

Captura de Tela (21).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, jvinas disse:

Mas se eu colocar em paralelo, ou seja ambos os roteadores no Switch, eu irei perder meu Ponto Principal, pois ele fornece Internet ao Switch

 

Isso não funciona assim. É uma conclusão baseada em que? não existe esse conceito de "fornecer internet".  Muito menos a um switch --- comutador de pacotes  --- e até onde a LAN vê existem apenas pacotes e um endereço de gateway. No seu caso o gateway é a ONU. Só isso. Não há problema de ter isso em paralelo. Há problema em ter em cascata...

 

Em 11/07/2023 às 18:02, jvinas disse:

Eu possuo dois roteadores HUAWEI AX3 Pro

 

4 horas atrás, jvinas disse:

.por exemplo como funciona o Ethernet Backhaul, nos Decos da TP-Link

 

4 horas atrás, arfneto disse:

Sempre é preciso consultar a documentação disso porque parece que cada fabricante vê mesh de um jeito, apesar de provavelmente tudo isso derivar das patentes da Nortel dos anos 90/00

 

Pois é.

 

Como eu te disse cada um funciona de um jeito. 

 

Esta baseando suas conclusões em

  • algo que não é fato (essa parte de "fornecer internet" e não poder ligar os roteadores em paralelo no switch
  • algo que é específico para OUTRA marca de aparelhos

Se leu de fato a documentação da TP_Link sabe já que o backhaul para esse o caso dos DECO e para essa marca (que não é a dos seus aparelhos) é baseado em broadcasts e em um certo protocolo. Sabe de fato se a Huawei usa esse mesmo protocolo para o tráfego do backhaul?

 

E sobre a realidade da LAN

 

4 horas atrás, jvinas disse:

Assim: Internet---->ONU/Modem---->Roteador Principal ---->Switch----->Roteador secundário e demais dispositivos

 

Do modo como descreve está muito claro que TODO o tráfego para o "roteador secundário e demais dispositivos" como descreveu vai passar pelo primário e pelo switch, além do tráfego extra do backhaul da rede mesh. Isso é um gargalo. Acho que já entendeu porque não se quer tráfego em cascata NUNCA numa rede. Basta ver em seu desenho o que está acontecendo. É claro que seria melhor que o tráfego para o roteador 2 não precisasse passar pelo roteador 1. E se fossem 4 roteadores faça suas contas...

 

Se está ok para seu uso não vejo problema: solução é o que resolve. Mas nem está claro que os aparelhos como o seu funcionem como os da outra marca. E se funcionam eu --- opinião grátis apenas --- não compraria nem de uma marca nem da outra. Só compraria de implementações que

  • permitissem trafegar o backhaul da rede mesh via cabo
  • mas sem forçar o POD master a ficar em cascata. Porque? Pelas razões que eu expliquei.
    • a menos que a rede mesh fosse apenas para tráfego com a internet, tipo rede de bares e restaurantes

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfnetoEntão, a indicação seria: ONU ----> Switch ----Rede Mesh (Roteadores 1 e 2). Nesse caso, como eu faria a conexão com a internet ? Já que é necessário um roteador conectado á ONU, para fazer a autenticação PPPoE. A ONU não faz a autenticação, ela apenas recebe o sinal de fibra, mas para liberar o acesso a Internet, eu conecto o Roteador à ONU pela entrada LAN/WAN, e digito o Usuario/Senha. Eu poderia fazer a conexão por qualquer um dos roteadores (1 ou 2 ), mesmo conectado pelo switch ?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfnetoOutra observação, é que aparentemente o sistema Mesh da Huawei, pode ser feito em de varias Formas. No método de ligação por fio é possível conectar todos os roteadores ao primeiro. Ex: Conectar roteadores 2,3,e 4 ao Roteador 1(Principal), via entradas LAN, OU  fazer em cascata, conectar o Principal, depois o 2, e o 3,sucesivamente. Entretanto, com ressalvas. Não há limite específico para o número de roteadores secundários conectados a um roteador principal. No entanto, convém que o número total de roteadores não exceda seis e que os níveis em cascata não excedam três. Se houver mais de seis roteadores ou mais de três níveis em cascata, os roteadores talvez não funcionem corretamente, conforme informações da fabricante. Aqui, o link com todas as informações: (https://consumer.huawei.com/pt/support/content/pt-pt15891568/ OU https://consumer.huawei.com/br/support/content/pt-br15806349/) De qualquer forma, aparentemente um Router principal é necessário, eu vou tentar deixar fora do formato em cascata, usando o switch, vou tentar o formata da Tp-Link também. Se eu conseguir deixar fora do formato cascata, já está ótimo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2023 às 21:22, arfneto disse:

O normal é usar um switch passivo e deixar os POD em paralelo, depois de pareados como você já fez.

 

O pareamento troca as credenciais de criptografia e identifica um aparelho em relação ao outro. Depois de estarem pareados podem ser colocados em qualquer lugar que tenha sinal (rádio ou ethernet) da rede do gateway. Claro que é mais cômodo fazer isso com eles pertinho com um cabo de 1m 😉

 

Do post #4

 

10 horas atrás, jvinas disse:

No método de ligação por fio é possível conectar todos os roteadores ao primeiro. Ex: Conectar roteadores 2,3,e 4 ao Roteador 1(Principal), via entradas LAN, OU  fazer em cascata, conectar o Principal, depois o 2, e o 3,sucesivamente. Entretanto, com ressalvas

 

Do post #14

 

Como eu disse, depois de pareados podem ser conectados de várias formas. E podem ser pareados de várias formas. O mais simples é colocar todos na mesa e usar um cabo curtinho, fazer o pareamento e depois levar os POD para os lugares adequados, ou ir testando até ficar bom. 

 

Claro que já vi pessoas colocando os POD no teto, em outro piso, na garagem, e tentando parear já via wifi e no lugar definitivo. Perda de tempo, mas às vezes não dá nem pra tentar explicar.

 

10 horas atrás, jvinas disse:

Entretanto, com ressalvas. Não há limite específico para o número de roteadores secundários conectados a um roteador principal. No entanto, convém que o número total de roteadores não exceda seis e que os níveis em cascata não excedam três. Se houver mais de seis roteadores ou mais de três níveis em cascata, os roteadores talvez não funcionem corretamente, conforme informações da fabricante

 

O fabricante não vai mudar a realidade. A rede mesh é um pedaço da rede wifi. A rede wifi é um pedaço da LAN. A LAN onde estão os POD pode ser uma parte da LAN na casa ou no prédio. Não dá para a Huawei mudar isso. Nem a Cisco nem a NASA. Não há ressalvas para esses casos.

 

 

 

Do exemplo da TP-LINK

 

image.png.8e3a1965a2a0e377299b613b3cae3a9e.png

Está claro que o POD vem antes do switch. Está claro que todo o tráfego com a internet vai passar pelo main POD e pelo switch, exceto pelo que eventualmente ligar no roteador principal. Como nesse caso o roteador principal é uma unidade óptica --- ONU no popular, que em geral tem uma única porta --- será então todo o tráfego mesmo.

 

E se esse infeliz main POD falhar porque perdeu as credenciais ou sei lá o que? Toda a sua rede IP vai parar. TUDO. Mesmo o que nada tem a ver com mesh, como as TV nos quartos, as impressoras, a automação, o serviço DHCP...

 

Cada POD desses suporta teóricos 1800mbits. Se ligar um desktop moderno a 5ghz em cada um dos POD ou E tem portas gigabit. E pode facilmente conectar a 433mbits ou mais em 5ghz. 

 

Se ligar um desktop via LAN a cada um desses POD e um notebook a 5ghz a 600mbps em cada um deles, um cenário que pode ser comum num casa grande, e tiver tráfego na LAN com servidores de mídia, impressoras, compartilhamento de arquivos, TV a 4k em algum deles ou em todos, apenas faça as contas: o POD principal trafega no máximo 1800 mbps pra todo mundo. E 574 mbps cada um no máximo, para todos os dispositivos em 2.4Ghz. mesh a parte, apenas o tráfego em cascata pode exceder a capacidade desses aparelhos. 

 

 

image.png.da1b54a989e9d638de0f8bc14b7a33d3.png

É fácil o fabricante escrever isso.

 

Outros, como D-Link e Netgear, se me lembro, vão dizer o contrário. E a realidade também.

 

Como eu disse, eu não compraria algo que implicasse nisso a menos que eu pudesse criar um segmento separado da LAN para mesh, porque como está claro no desenho isso significa trazer TODO o tráfego da LAN para dentro da rede mesh, e isso não é nada esperto exceto para casos como uma rede de supermercado, onde os POD ficam lá no teto e a rede mesh existe para ligar clientes preferencialmente ao aplicativo da loja 😉 e a internet em geral. E o tráfego da LAN roda em outro segmento para todo o resto da loja, infraestrutura, caixas, balanças, totems...

 

Pense nisso. E veja os desenhos...

 

De todo o modo, basta que funcione. Com ou sem mesh, com ou sem wifi, não se usa rede em cascata a menos que não exista opção: todo o tráfego de um nível pra outro passa pelo mesmo cabo. Por essa razão a infraestrutura sempre roda em uma velocidade maior (quando possível). Não é nenhuma novidade e por isso muitos switches já vem com portas para fibra ou redea 10G para ligar entre andares por exemplo.

 

image.png.bae8fa37896b4b7512928732634d8237.png

 

Apenas para ilustrar veja o CBS250 da CISCO.

 

24portas + 4 portas SFP para interligas a velocidades maiores e latências menores. Exatamente o contrário do que acontece no desenho da recomendação da TP-Link no desenho que mostrou...

 

 

 

 

 

 

image.png.368cf80f2f647faf40484498172ca5f5.pngEsse switch Dell S4128 tem 28 portas 10Giga. Mas tem duas 100giga. Para interligar vários desses sem criar um gargalo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, arfneto disse:

E se esse infeliz main POD falhar porque perdeu as credenciais ou sei lá o que? Toda a sua rede IP vai parar. TUDO. Mesmo o que nada tem a ver com mesh, como as TV nos quartos, as impressoras, a automação, o serviço DHCP...

 

O Main Deco centraliza a viabilidade da rede IP? Switch e PODs deixam de comunicar assim que ele é desconectado?

 

2 horas atrás, arfneto disse:

Do exemplo da TP-LINK:

 

image.png.8e3a1965a2a0e377299b613b3cae3a9e.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Sim, isso mesmo, o main Deco, faz toda a viabilidade da rede, pois ele faz a discagem/autenticação PPPoE na minha ONU, me conectando à Internet. E somente assim eu consigo passar a Internet para os outros dispositivos, incluindo o segundo Roteador Mesh. 

Por enquanto eu estou sem o Switch, operando em cascata. 

Veja, eu tenho a ONU/ONT, esse equipamento não tem Wi-Fi, ele só recebe o sinal da Fibra, e também não é um roteador para fazer a o Roteamento dos Pacotes. Para Isso eu tenho o Main Deco,

O Main Deco age como roteador e Wifi, fazendo o roteamento dos pacotes e está diretamente conectado a ONU/ONT para me conectar à Internet do provedor por meio de conexão PPPoE.   

Então minha rede está assim: Fibra/Internet<------->ONU/ONT<------->Main Deco<------->Deco Satelite (Mesh Cabeada em Cascata)

Mesmo colocando um switch, eu ainda irei precisar do Main Deco, pois ele me conecta à Internet, faz minha autenticação ao provedor, me conectando à Internet. Como no exemplo da Tp-Link. 

Eu só tenho um Roteador Principal, e um Roteador Satélite(Secundário) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Você ser refere a Rede Local (LAN) ? 

Se eu desconectar agora o Main Deco, sim....a Rede cai. O Roteador secundário para de funcionar, não é possível nem se conectar. Apesar de que eu não tenho o switch agora, e redes mesh são projetadas para serem independentes, cada roteador Mesh tem seus clientes. Eu posso tentar conectar em paralelo os dois roteadores quando o switch chegar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm   Se for a rede LAN.....

Se eu desconectar agora o Roteador Principal, sim....a Rede cai. O Roteador Principal centraliza a viabilidade da rede IP. O Roteador secundário para de funcionar, não é possível nem se conectar. Como eu estou sem o switch agora, eu posso tentar conectar em paralelo os dois roteadores quando o switch chegar e ver se a rede vai cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Não, atualmente é mesh com fio, entre Main, e um secundário. Estão conectados por cabo. O secundário está ligado ao primário. Se eu desligar o principal, a rede cai....Talvez por que a conexão entre o Main, e o secundário foi interrompida. Em mesh, pode desligar os secundários, por que o dispositivo cliente, se conecta a outro secundário mais próximo, mas nunca se desliga o principal, onde foi criado a rede e distribui a conexão, de fato.  Pode desligar todos os secundários, mas nunca o principal, que foi criado a rede. E eu tenho apenas dois roteadores, um deles é o principal e o outro é o secundário. Desligando o secundário, os clientes se conectam ao principal, desligando o principal, é como se estivesse desligando toda rede.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
41 minutos atrás, jvinas disse:

Em [Wi-Fi] mesh pode desligar os secundários, porque o dispositivo cliente se conecta a outro secundário mais próximo. Mas nunca se desliga o principal, onde foi criado a rede e [se] distribui a conexão de fato.

 

Pode desligar todos os secundários, mas nunca o principal, [pois foi nele] que foi criado a rede.

 

Estranho a informação. A significação com "mesh" deveria excluir essa noção de sistema centralizado.

 

No caso das redes Ethernet que temos chamado "Wi-Fi Mesh", o extra tecnológico seria basicamente a funcionalidade de roaming automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm Mesh, pelo o que eu entendo, o que é muito pouco, funciona assim: Você cria uma rede, com apenas 1 Principal, esse principal é responsável pela rede, de forma geral, os secundários dependem dele. Qualquer mudança na rede, que você fizer no principal, também será aplicado aos secundários. Esse principal é onde a rede foi criada, ou seja conexão com a internet, Ip´s , DHCP, toda infraestrutura é no principal. E ai você adiciona os secundários, eles também atuam como roteadores, tem seus próprios clientes, mas a conexão de fato vem sempre do principal. A Internet é conectada apenas no principal, e é distribuída por ele aos secundários via wi-fi, ou por cabo. E você pode adicionar quantos secundários quiser. Conforme você se move pela casa, dependendo de quantos roteadores Mesh você tem, seu celular, por exemplo, irá se conectar ao roteador mais próximo. Pode ser o principal, ou um secundário. O Objetivo é distribuir a conexão do principal para os secundários, espalhando internet pela casa, muito parecido como repetidores, mas completamente diferente, porque os secundários são roteadores também, mas a Internet, conexão é tudo distribuído pelo principal aos outros secundários. Diferentemente dos repetidores, sua rede fica com o Mesmo SSID, mesma faixa de Ip, todos os aparelhos se comunicam, mas lembre-se de que tudo vem do principal aos secundários. E roteadores Mesh tem protocolos e algoritmos específicos para essa função. Um exemplo são os Decos, da  Tp-Link, ou o Google Wi-Fi, Netgear Orbi, Roateadores Nighthawk, também da Netgear. ASUS, também . E cada fabricante tem sua especificação, então não se pode misturar Marcas. Normalmente roteadores Mesh são vendidos em Kit´s de 1, 2 ou até 3 unidades. Os meus são da Huawei. E a Huawei vende vários roteadores com suporte a redes Mesh, os meus são o AX3 Pro. Mas eu comprei separadamente.         

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@jvinas , talvez fabricantes diferentes façam diferente. Talvez você tenha erroneamente pego uma implementação específica como sendo o modelo geral. Essa centralização de autenticação num único nó, caso exista, pode ser apenas o ponto fraco de um determinado produto. A noção original de rede em "malha" (sistema distribuído) vende seu custo adicional exatamente entregando resiliência como contrapartida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!