Ir ao conteúdo

Transformador 1:1 ou de isolamento

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiquei sabendo da existência do transformador chamado de 1 para 1 ou de isolamento, por exemplo: entra 110v e sai 110v.

No manual técnico do conserto de um televisor, que estou estudando, manda que obrigatoriamente se utilize um destes para o conserto deste tal televisor, por não ter fonte isolada da rede e tal.

E fala que a falta dele poderá resultar em choque...

Mas, se sai 110v dele não tomarei choque do mesmo jeito? ou o choque será menos letal?

O que acham do uso dele?

Estou pensando em comprar um, mas vi que o preço é meio salgado.

obrigado.

• Solução
Postado

@Blumer Celta ,

Se consta isso no manual, a sua TV é do tipo RABO QUENTE , isto é, usa a tensão da rede sem nenhum transformador que faça a isolação.

Assim, encostar a mão em qualquer parte metálica pode te dar o mesmo choque que tocar no fio fase do seu 110V. É um baita risco....

É justamente para evitar esse choque que se usa o transformador isolador 1:1 , ou seja, entra 110V, e sai 110V, mas como no secundário não existe nenhum sinal em comum com o Neutro ou terra da sua residência, poderá encostar sem medo no chassis ou partes de metal, ok ?

Compre da potência especificada.

Paulo

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
Em 20/07/2023 às 17:07, Blumer Celta disse:

Mas, se sai 110v dele não tomarei choque do mesmo jeito?

Só se tocar a mão nos dois fios ao mesmo tempo. 

Em 20/07/2023 às 17:07, Blumer Celta disse:

Estou pensando em comprar um, mas vi que o preço é meio salgado.

Uma solução barata é adaptar um auto transformador. 

Geralmente ele vem com duas bobinas de 110V ligadas em série para funcionar em 220V e fornecer os 110V ali no meio. 

A ideia consiste em soltar a emenda, formando duas bobinas isoladas. 

Sendo somente para teste de TVs, um de 300VA da conta de sobra. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...