Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar computador de qualquer canto fora da minha rede. Wake on Wan/Wake on Lan.


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Saudações, estou tentando configurar meu computador para que eu possa ligá-lo de qualquer lugar que eu estiver, seja wifi ou dados móveis, fiz uma configuração que consigo ligar pelo celular, porém tenho que estar na mesma rede, pelo que pesquisei sobre o assunto a maioria das pessoas usam o NO-IP para criar um DNS DINÂMICO e aplicam nas configurações do roteador, porém a minha operadora de internet privatizou as configurações do mesmo e não tenho acesso ao roteador do provedor. tentei fazer o mesmo processo utilizando um roteador secundário próprio que tenho em casa, ou seja, a internet passa pelo roteador do provedor, depois para o meu roteador para depois ir para o computador, porém não deu certo, não sei se por causa da versão do roteador ou se foi algum outro erro, pois ao criar o DNS no NO-IP ao usar o comando PING para o DNS o mesmo deu tempo esgotado. também procurei se tinha uma forma de criar uma VPN para minha casa assim eu acessaria essa VPN no celular e funcionaria com o método que eu já apliquei, de ligar na mesma rede, porém sem sucesso com VPN, preciso estudar mais sobre, se alguém souber um passo a passo seria de grande ajuda. Gostaria de dicas e métodos que possam me ajudar a realizar essa configuração de ligar o computador de qualquer lugar do mundo, pois constantemente tenho essa necessidade. Desde já, sou grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Rod fala mano, acho q tem um jeito bem mais simples de você conseguir ligar o pc remotamente, é usando aquelas tomadas inteligente, geralmente elas tem um próprio aplicativo que permite você ter esse controle e podendo até agendar o ligamento e desligamento escolhendo o horário q ele liga automaticamente e desliga, e também caso você tiver um Alexa você pode configurar tudo junto e por ai vai.

no caso do computador se eu não me engano tem q ativar uma configuração na BIOS para isso, mas e bem tranquilo se gostou da ideia da uma pesquisa q tem muito conteúdo sobre e evita essa toda dor de cabeça ai.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@snake odeia HD se estiver falando de tomadas em si, para colocar no cabo de força do pc não sei se daria certo pois que eu estava querendo dizer é tipo já deixar o pc na tomada e apenas dar um comando para ele ligar, no caso minha BIOS já está configurada para isso, que seria o wake on lan, onde o celular envia um sinal através da rede para a placa ethernet para o computador ligar. Mas vou verificar e pesquisar maneiras de usar sua solução, se funcionar volto com a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 horas atrás, snake odeia HD disse:

é literalmente o que você está procurando, ligar o pc de qualquer lugar apenas com um celular com acesso a internet

 

Desde que o PC tenha uma opção de ligar assim que liga a força, ou vai precisar de uma tomada inteligente com um braço mecânico para ir lá e apertar o botão de power do PC 😉 

 

Não existe Wake on WAN. Existe apenas Wake on LAN e Wake on RING.  Sem acesso ao roteador que está ligado à internet não vai funcionar. É preciso encaminhar os pacotes WOL para a placa de rede de seu computador. 

 

WOR funciona usando um FAX/MODEM e era a solução anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, snake odeia HD disse:

exato, por isso disso q tem uma opção na BIOS q permite ligar sem apertar o botão power, segue um Vídeo

 

Não, @snake odeia HD não é por isso que existe essa opção 

 

E ela não é a mesma coisa que WOR ou WOL.

 

No BIOS --- sim, em português BIOS é masculino, o S de sistema, masculino --- essa opção existe em geral com 3 opções: "Último Estado", "Ligado" e  Desligado" para permitir essencialmente que 

  • ao cair a força: quando voltar a energia o micro possa reiniciar sozinho. Isso existe porque em caso de micros que existem apenas para rodar algum aplicativo, talvez sem teclado ou monitor, no caso de cair a força ele reinicie sozinho e tudo volte ao normal (usando scripts de login e de configuração) sem ter que ir alguém até lá só pra apertar o botão. Os tais "servidores" por exemplo. Imagine ter um servidor de mídia em sua casa, com mídia. Filmes e vídeos e música. Ele pode ficar dentro do armário ou no teto ou em outro piso. Ao ligar o micro o aplicativo de mídia entra no ar. Plex é o exemplo mais comum. E logo em seguida você pode passar a assistir mídia pela rede toda ou mesmo de fora dela.
    • para esse caso se usa a configuração "Last State" de modo que se o micro estava ligado e desliga ao voltar a força ele liga de novo
    • mas nesse caso se você o desligar e cair a força nada acontece ao voltar: o micro continua desligado como desligado estava. E é isso o que se quer e é isso que essa opção resolve
  • com a configuração em OFF ao cair a força --- mesmo com o servidor ligado --- quando voltar ele não vai ligar. Essa é a configuração para um computador comum.
  • mas com a seleção em "Always on"  --- ou seja lá como estiver em sua versão de BIOS --- ao ligar na tomada ele sempre vai ligar. Não há como saber se é o que você quer. Se você tirar a placa e levar para outro lugar ou para outro uso continua assim. Se rodar outro sistema continua assim. Se você mudar o micro de lugar e ligar na tomada ele vai ligar. De bobeira. TODA VEZ. E pode ter gente que não sabe disso, ao seu lado no escritório ou em casa.
    • essa é a mesma coisa que acontece com WOR: você deixa seu micro ligado permanentemente a um ramal no escritório, ou a uma linha telefônica. Se alguém ligar, de propósito ou não ele vai ligar. Se alguém ligar da Polonia a cobrar ele vai ligar. Pela tensão do Ring apenas. Não é o que se quer em geral, mas décadas atrás isso já era um avanço porque permitia o óbvio: ligar um servidor ou um computador importante por telefone, sem ter que ir até ele.
    • existiam até tomadas controladas por telefone, exatamente o que faz essa que mostrou aí, só que essas de hoje usam ethernet (wifi é ethernet).

E qual a diferença afinal?

 

Simples: WOL usa pacotes de broadcast que tem o endereço de rede do micro a ser ligado embutido na mensagem. Tem o endereço da placa de rede, não o endereço IP, claro, já que a máquina provavelmente está desligada. Todos os micros da rede recebem isso, mas apenas a placa de rede com esse endereço vai atender e ligar o micro, se as outras condições estiverem ok.

 

Ainda pode ser enviado por engano, mas entenda o quanto é mais confiável...

 

Não é como essa tomada que pode ligar um lustre no fim do corredor. 

 

Pode atender a necessidade de muitos, mas espero que tenha entendido que não é a mesma coisa que Wake on Lan e que essa opção de configuração não existe para isso.

 

As opções de Wake-up são as que em geral estão no mesmo menu no BIOS:

  • atividade via PCI
  • atividade via PCIx
  • RTC - relógio: liga em certo horário
  • teclado - para teclados que tem a tecla POWER ou uma convenção como Control-ESC
  • mouse - algum movimento no mouse liga a máquina

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

As dias soluções são válidas, wake on lan, ou tomada inteligente. Pra wake on lan acho que você precisa de uma placa compatível, pra tomada você tem que configurar os jumpers do case da sua cpu pra não usar o botão de ligar e desligar, deixando ele sempre ligado enquanto houver alimentação. Não sei se todas cpus aceitam isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!