Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso comprar fonte sem o cabo Molex?


Posts recomendados

Olá, estou montando minha configuração onde já possuo de peças:

• ASUS x570 Tuf Gaming Plus Wi-fi 2

• Ryzen 7 5800x3D

• 2 x 8GB 3200mhz Asgard

• SSD XrayDisk 1TB

• NVMe M.2 Netac 1TB

• 5 Fans Darkflash CX6 Aurora Spectrum RGB (vieram com o gabinete Darkflash DK352).

 

Ainda me falta comprar gpu, apu e water cooler. Estou de olho numa fonte XPG Core Reactor 850w Plus Gold, encontrei um anúncio dela praticamente nova porém sem o cabo molex, e a minha dúvida é se a falta dele influenciaria em algum componente (fans ou water cooler, ou outro) fazendo eu ter que comprar o cabo separadamente depois.

 

OBS: Tenho em mente comprar um Superframe Isengard 360mm como water cooler e uma RTX 3080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@foulkers Achei que alguém ia comentar, mas como isso não se apresentou verdadeiro, aqui vou eu:

 

O conector "Molex" como muitos devem saber não é o nome correto para o conector de periféricos, mas é o nome de uma fabricante de conectores, que entre diversos outros conectores fabrica esse conector, o que não significa que o uso esteja completamente incorreto, tem sua utilidade por motivos de explicação, mas não é o termo correto à ser usado. Levando à pergunta central do tópico, ainda existem fans que utilizam essa conexão, um exemplo é as fans que veio com o seu gabinete. Mas tudo isso pode ser contornado com o uso de adaptadores, como descrito acima, uso de uma controladora para conectar os fans (no caso de possuírem outras conexões, como os 3 pinos, 4 pinos, etc..) ou até conectá-los diretamente na placa-mãe. De qualquer forma isso não deveria ser um fator decisório para a compra ou não de uma fonte, e caso queira comprar o cabo do ""Molex"" seria necessário pesquisar pelo modelo especifico de sua fonte/marca, pois, até onde sei, fontes modulares possuem configurações elétricas diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ventoinhas geralmente são alimentadas por molex. Por isso, imagino que você sentirá falta.

 

Dá para comprar o cabo separadamente da Shopee ou Aliexpress, mas o preço acaba não compensando.

 

Só por curiosidade, por quanto você encontrou a fonte? Se não tiver nota fiscal, pela garantia de dez anos, e ainda faltando um cabo, talvez seja melhor comprar uma nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro Krzj Muito obrigado pelas explicações, provavelmente estarei obtendo essa fonte e ir atrás de um adaptador molex para as ventoinhas...

@Razzee Até esses dias estava por 599 na kabum em promoção, porém agora está quase 700, conheço um cara que faz reviews na internet e posteriormente vende os componentes que ele usou, e ele está vendendo essa fonte por 560.

 

Até então a da Kabum estava a valer mais a pena, porém se ela não retornar em promoção, pretendo comprar do outro,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Posso comprar fonte sem o cabo Molex?
Em 29/07/2023 às 19:44, foulkers disse:

apu

APU ?? Porque comprar uma APU se vai usar placa de vídeo.

 

APUs são processadores com vídeo integrado, todos os Ryzen terminados em G são APUs, ou os processadores Ryzen 7000, que esses tem vídeo integrado.

 

 

Já quanto a parte da fonte, eu sugiro que compre ela nova, com todos os cabos, pode não precisar, e também pode precisar de algum deles, ainda mais molex, que mesmo não sendo muito usado, ainda tem alguns itens que vem sim com conexão molex, como hubs e fans.

 

Além disso, é bom comprar uma fonte nova para ter acesso a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Razzee disse:

Ventoinhas geralmente são alimentadas por molex. 

 

Ventoinhas baratas, com CFM/pressão baixo sim. Ventoinhas de boa qualidade são com conector 4 pinos (PWM).

 

12 horas atrás, Razzee disse:

Dá para comprar o cabo separadamente da Shopee ou Aliexpress, mas o preço acaba não compensando.

 

 

Um cabo adaptador "SATA Macho Para Molex Fêmea" custa ~R$ 25,00 no Shopee, M.Livr3. Para ligar estes fans Aigo obsoletos basta um, pois o Molex no cabo das fans é macho-fêmea, ligam em série entre si.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, 1lokos disse:

Ventoinhas baratas, com CFM/pressão baixo sim. Ventoinhas de boa qualidade são com conector 4 pinos (PWM).

 

Honestamente, eu nunca vi uma ventoinha com apenas molex. Toda ventoinha tem a opção de molex e 3/4 pinos.

 

Tem ventoinha com molex apenas fêmea (ex.: DeepCool XFAN 120), que impossibilita a "torre de molex".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...