Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou montando minha configuração onde já possuo de peças:

• ASUS x570 Tuf Gaming Plus Wi-fi 2

• Ryzen 7 5800x3D

• 2 x 8GB 3200mhz Asgard

• SSD XrayDisk 1TB

• NVMe M.2 Netac 1TB

• 5 Fans Darkflash CX6 Aurora Spectrum RGB (vieram com o gabinete Darkflash DK352).

Ainda me falta comprar gpu, apu e water cooler. Estou de olho numa fonte XPG Core Reactor 850w Plus Gold, encontrei um anúncio dela praticamente nova porém sem o cabo molex, e a minha dúvida é se a falta dele influenciaria em algum componente (fans ou water cooler, ou outro) fazendo eu ter que comprar o cabo separadamente depois.

OBS: Tenho em mente comprar um Superframe Isengard 360mm como water cooler e uma RTX 3080.

Postado

@foulkers Não, molex é basicamente um cabo de energia ultrapassado. O molex foi substituído por cabos sata, só precisa evitar peças muito antigas.

Postado

A falta de conector Molex não é motivo de deixar de comprar a fonte.

Se porventura adquirir algum periférico - obsoleto; que requeira Molex, tem adaptadores SATA > Molex.

Postado

@foulkers Achei que alguém ia comentar, mas como isso não se apresentou verdadeiro, aqui vou eu:

O conector "Molex" como muitos devem saber não é o nome correto para o conector de periféricos, mas é o nome de uma fabricante de conectores, que entre diversos outros conectores fabrica esse conector, o que não significa que o uso esteja completamente incorreto, tem sua utilidade por motivos de explicação, mas não é o termo correto à ser usado. Levando à pergunta central do tópico, ainda existem fans que utilizam essa conexão, um exemplo é as fans que veio com o seu gabinete. Mas tudo isso pode ser contornado com o uso de adaptadores, como descrito acima, uso de uma controladora para conectar os fans (no caso de possuírem outras conexões, como os 3 pinos, 4 pinos, etc..) ou até conectá-los diretamente na placa-mãe. De qualquer forma isso não deveria ser um fator decisório para a compra ou não de uma fonte, e caso queira comprar o cabo do ""Molex"" seria necessário pesquisar pelo modelo especifico de sua fonte/marca, pois, até onde sei, fontes modulares possuem configurações elétricas diferentes.

• Curtir 1
Postado

Ventoinhas geralmente são alimentadas por molex. Por isso, imagino que você sentirá falta.

Dá para comprar o cabo separadamente da Shopee ou Aliexpress, mas o preço acaba não compensando.

Só por curiosidade, por quanto você encontrou a fonte? Se não tiver nota fiscal, pela garantia de dez anos, e ainda faltando um cabo, talvez seja melhor comprar uma nova.

Postado

@Alexsandro Krzj Muito obrigado pelas explicações, provavelmente estarei obtendo essa fonte e ir atrás de um adaptador molex para as ventoinhas...

@Razzee Até esses dias estava por 599 na kabum em promoção, porém agora está quase 700, conheço um cara que faz reviews na internet e posteriormente vende os componentes que ele usou, e ele está vendendo essa fonte por 560.

Até então a da Kabum estava a valer mais a pena, porém se ela não retornar em promoção, pretendo comprar do outro,

Postado

@foulkers Por esse preço não vale a pena. Além disso, existem modelos similares com preços mais baixos, como a MSi MPG.

Sugiro que acompanhe as promoções postadas no site Pelando.

Postado
Em 29/07/2023 às 19:44, foulkers disse:

apu

APU ?? Porque comprar uma APU se vai usar placa de vídeo.

APUs são processadores com vídeo integrado, todos os Ryzen terminados em G são APUs, ou os processadores Ryzen 7000, que esses tem vídeo integrado.

Já quanto a parte da fonte, eu sugiro que compre ela nova, com todos os cabos, pode não precisar, e também pode precisar de algum deles, ainda mais molex, que mesmo não sendo muito usado, ainda tem alguns itens que vem sim com conexão molex, como hubs e fans.

Além disso, é bom comprar uma fonte nova para ter acesso a garantia.

Postado
12 horas atrás, Razzee disse:

Ventoinhas geralmente são alimentadas por molex. 

Ventoinhas baratas, com CFM/pressão baixo sim. Ventoinhas de boa qualidade são com conector 4 pinos (PWM).

12 horas atrás, Razzee disse:

Dá para comprar o cabo separadamente da Shopee ou Aliexpress, mas o preço acaba não compensando.

Um cabo adaptador "SATA Macho Para Molex Fêmea" custa ~R$ 25,00 no Shopee, M.Livr3. Para ligar estes fans Aigo obsoletos basta um, pois o Molex no cabo das fans é macho-fêmea, ligam em série entre si.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, 1lokos disse:

Ventoinhas baratas, com CFM/pressão baixo sim. Ventoinhas de boa qualidade são com conector 4 pinos (PWM).

Honestamente, eu nunca vi uma ventoinha com apenas molex. Toda ventoinha tem a opção de molex e 3/4 pinos.

Tem ventoinha com molex apenas fêmea (ex.: DeepCool XFAN 120), que impossibilita a "torre de molex".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!