Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SUGESTÃO DE UPGRADE Ryzen 5 3400G GPU INTEGRADA


Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Olá, estou querendo fazer um upgrade no meu computador para rodar melhor alguns jogos, principalmente GTA Online o qual eu jogo muito, porém ando com alguns problemas de travamento e quedas de FPS.

Gostaria de saber em que devo investir primeiro, talvez uma GPU integrada? Se sim, qual? Preciso trocar a fonte também?

 

Minhas configs:

 

placa-mãe: ASRock A320M
Processador: Ryzen 5 3400g
Placa de vídeo: RX Vega 11 integrada
memória RAM: Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (2x8) DDR4 3200Mhz
Fonte: Mancer Thunder 500w Bronze 80 Plus
HD: WD Blue 1TB 3.5 Sata III 6GB-s

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Welisson S. Murillo Eu com certeza investiria primeiro no processador, e em seguida na placa de vídeo. Você disse que gosta de jogar GTA Online certo? eu não recomendo algo menor que um R5 5600, com toda certeza isso já vai dar uma boa diferença. Especialmente porque você joga em gráfico integrado.

Claro que talvez você possa primeiro investir primeiro na placa de vídeo, até porque o Ryzen 5 3400g não é um péssimo processador, mas ao mesmo tempo é, entende? kkkk

 

Eu trocaria primeiro o processador, isso já faria a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trocando o processador tem pouco ganho em fps comparado a uma placa de Vídeo

comprando a placa de Vídeo você vai ter um salto muito grande em relação ao atual e vai permitir um leque maior de processadores quando for trocar, por exemplo, poderia optar no futuro pegar a R5 5500, que não tem Vídeo integrado

 

para recomendar , tem de definir valor

a troca da fonte vai depender da nova placa de Vídeo, mas a sua tem suporte tranqiuilo ate uma RX 6600 de 1300, ou a 3060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.cpubenchmark.net/compare/3498vs3481vs3807vs4807vs4811/AMD-Ryzen-5-3400G-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-5-4600G-vs-AMD-Ryzen-5-5500-vs-AMD-Ryzen-5-5600

 

comparando a um 5600, o seu não tem metade do desempenho, porém o R5 3600 da mesma geração do seu processador atual já chega bem perto, é outra opcao em conta se colocar uma placa de vídeo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Welisson S. Murillo Se você trocar CPU vai ter que colocar uma GPU também, o gasto seria imenso, defina um orçamento para podermos ajudar.

2 horas atrás, SAFEDISK disse:

eu não recomendo algo menor que um R5 5600, com toda certeza isso já vai dar uma boa diferença. Especialmente porque você joga em gráfico integrado.

E ele daria vídeo com o que? o 5600 precisa de uma GPU para funcionar.

6 horas atrás, Welisson S. Murillo disse:

GPU integrada?

No caso seria GPU externa, a GPU integrada vem em alguns processadores, igual no seu 3400G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto pretende gastar? Vai recorrer ao aliexpress? Está rodando o game em quais configurações gráficas?

Não adianta começar pelo processador, já que os melhores processadores para sua placa-mãe não possuem GPU integrada, ou seja, não funcionam sem Placa de Vídeo.
O 5600 que o pessoal está recomendado é um deles, não funciona sem Placa de Vídeo.

Seu investimento teria que ser em dois itens de uma vez, Processador e Placa de Vídeo.
O melhor negócio em Placa de Vídeo hoje no Brasil, 31/07, é a RX 6600, que custa 1.2xx reais. Quase todo dia a achará em oferta por esse preço no site Pelando, sempre vendida por Kabum, Pichau ou Terabyte. O modelo da Gigabyte (EAGLE) tem 3 anos de garantia.

Considere também um SSD NVMe, o Kingston SNV2S de 1tb custa 260 em média na Kabum. Se quiser economizar pegue um Sata de 500gb se encontrar de marca confiável e custando próximo aos RS 100.


Embora eu goste de marcas consagradas, sua fonte passou no teste do TecLab, link aqui se quiser conferir Teste Mancer Thunder 500w

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion pretendo gastar até no maximo uns 2000. Algumas pessoas ja me recomendaram comprar a 1660 super, vale mais a pena ela ou a rx6600?

O SSD eu já estou providenciando.

Realmente no momento eu não consigo investir na placa e no processador ao mesmo tempo. Por isso queria ver qual GPU comprar no momento pra futuramente fazer a troca de processador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Welisson S. Murillo Investe agora na RX 6600, e depois troca o processador.

 

Eu recomendo que tente trocar o processador e a placa-mãe para uma mais atual, por exemplo, Ryzen 5 5600 + B450 ou B550, fica a seu critério se vai querer trocar a placa-mãe junto.

 

De qualquer forma, migrando para o 5600 já será um bom avanço, mas precisará atualizar a BIOS da sua placa-mãe atual, provavelmente, então precisa ver qual é o modelo exato dela, pra ver se suporta processadores novos ou não.

 

Algumas placas da ASRock mesmo, tem lista de processadores suportados, mas não lista a série Ryzen 5000, porém na lista de versões de BIOS para download, cita a família de processadores Ryzen 5000.

 

 

Fonte dá pra manter, se você quiser mesmo trocar para algo melhor, eu sugiro a MSI MAG A550BN, a A650BN.

 

Contanto que não use estabilizadores com o pc, não terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 horas atrás, Welisson S. Murillo disse:

@Crixus Champion pretendo gastar até no maximo uns 2000. Algumas pessoas ja me recomendaram comprar a 1660 super, vale mais a pena ela ou a rx6600?

O SSD eu já estou providenciando.

Realmente no momento eu não consigo investir na placa e no processador ao mesmo tempo. Por isso queria ver qual GPU comprar no momento pra futuramente fazer a troca de processador 


1660 SUPER é uma verdadeira cilada, um defunto que a Nvidia trouxe de volta dos mortos na época da escassez de placas por causa da covid e mineração de cripto. O mesmo vale para 1660, 1660 ti.
Possuem baixo desempenho em relação ao preço, custando o mesmo ou mais do que Placas atuais e melhores da Nvidia e AMD.


Ela valeria a pena se custasse 8xx reais, mas não é isso o que acontece, seu valor vai de 1.300 até próximo aos 2.000 na palhaçada de preços aleatórios das lojas do Brasil.
A RX 6600 é 26% mais poderosa, e como disse acima, é o melhor negócio da atualidade considerando desempenho e preço.

 

Nesse momento tem uma da ASRock na Pichau por 1.299 LINK
Mas esse modelo esteve 1.199 semana passada. Vá no Pelando e digite RX 6600 para ver os preços recentes, e também para encontrar alguma oferta atual.

Essas promoções são para pagamentos à vista.

 

Abaixo a lista de ofertas recentes. Aquela Gigabyte EAGLE dá 3 anos de garantia.

image.thumb.png.2aab5576456d51b1732489047708cb0b.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDIT:
Essa Pichau é uma verdadeira ***** de loja.
Removeram a oferta de 1.299 da RX 6600 e mudaram para surreais 1.699.
Mas fique tranquilo, quase todo dia tem RX 6600 em oferta, busque por RX 6600 no Pelando algumas vezes durante o dia que não vai demorar a aparecer outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!