Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS A320M-K/BR com Ryzen 7 5700X: suportável ou desastre anunciado?


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal!

 

Minha irmã possui um computador com placa-mãe ASUS A320M-K/BR, processador AMD Ryzen 3 2200G e placa de vídeo Radeon RX 570 4GB. Considerando os novos jogos, o processador quad core sem SMT não é suficiente. Então, tive uma ideia: poderia ser a oportunidade de eu presenteá-la com meu Ryzen 7 5700X e pegar um Ryzen 9 5900X (ou 5950X) para mim (rs).

 

A questão é: a A320 que ela tem não é adequada para isso e, apesar do fabricante dizer que suporta, o aquecimento dos VRMs me preocupa. Por outro lado, o R7 5700X tem apenas 65W de TDP e é destaque justamente pela eficiência energética.

 

Na opinião de vocês: isso seria viável ou uma péssima ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Da pra pegar um final de semana e fazer um teste, coloca alí e deixa ela jogar 1 hora. Se não der problema, coloca um dissipador para dar um alívio e deixa rolar.

 

Em geral não vou recomendar fazer isso, mas tem um bom conhecimento já e sabe o que fazer, tem pouca chance de dar problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, KairanD disse:

Na opinião de vocês: isso seria viável ou uma péssima ideia?

 

pessima ideia

 

a questão não é apenas esquentar demais os VRM's, e sim eles suportarem o processador tb.. eu não recomendo, pra esse 5700x pelo menos uma b450 boa, razoavel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, KairanD disse:

@Pedroou A princípio a ideia de colocar o R7 ali é meio maluca. Não sei se vou ter coragem, de qualquer forma, rs.

 

Não acho que a ideia seja  tão maluca assim, especialmente se usar o cooler AMD Wraith Prism. Não sei se confere, mas lembro de ter visto que, em placas sem dissipadores no vrm, esses coolers eram recomendados por não jogarem o ar quente sobre os mosfets e capacitores.

 

Uma vez que já possui os produtos, você pode, como o colega acima disse, fazer testes e ver se, na prática, tem lógica ou não a ideia.

 

1 hora atrás, KairanD disse:

Talvez acabe comprando algo como o R5 4500 (ou R5 5500) para dar para ela. E aí fico com meu R7.

 

Não sei se é o caso, mas tendo em vista outros comentários seus, parece-me que você utiliza o desktop mais para jogos do que para outras tarefas de uso intensivo de CPU, ou estou errado?

 

Se for esse o caso, não sei se compensa, de um ponto de vista financeiro, adquirir um Ryzen 9 5900X (ou 5950X). Ao que me parece, a diferença entre eles, em jogos, não é muito significativa e eu não creio que isso mudará nos próximos 5 anos. 

 

Pessoalmente, eu compraria um R5 5500 para ela. Ou, quem sabe, outro R7.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2023 às 14:25, KairanD disse:

@Pedroou A princípio a ideia de colocar o R7 ali é meio maluca. Não sei se vou ter coragem, de qualquer forma, rs.

 

Talvez acabe comprando algo como o R5 4500 (ou R5 5500) para dar para ela. E aí fico com meu R7.

O 5700x em específico consome praticamente o mesmo que o Ryzen 5500 ou 3600, ou seja o VRM da placa-mãe não vai "sofrer" mais com ele do que com qualquer uma dessas outras opções que voce citou. Veja o consumo de pico(5700g = 5700x)

124883.png

 

 

Já vi um Vídeo no youtube onde o cara testou o 5700x justamente numa A320m com VRM de 4 fases sem dissipador. Mesmo no teste de estresse do CPU-Z não houve throthling e a temperatura do VRM chegou em 90 graus(ele aguenta 120 graus). 

Em jogos o VRM foi bem menos exigido pois o uso do processador não ultrapassou os 60%...

 

Obs: se for trocar de processador recomendo pegar o 5800X3D que vai te entregar mais performance em jogos do que o 5950x

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Muito obrigado pelas respostas, pessoal. 🙂

 

Vou ver como proceder... No caso, talvez faça um teste mesmo (vai dar trabalho e vou precisar ter um tempinho de folga para fazer, rs).

 

Em 04/08/2023 às 14:50, FelipePR disse:

Não sei se é o caso, mas tendo em vista outros comentários seus, parece-me que você utiliza o desktop mais para jogos do que para outras tarefas de uso intensivo de CPU, ou estou errado?

O uso intensivo principal seria jogos mesmo... Mas eu também trabalho com coisas que dependem de processamento. É normal eu ter máquinas virtuais abertas e processar bases de dados, além de estar me aventurando no desenvolvimento de jogos no Unity. Eventualmente há também alguma renderização, fora arte e processamento de imagens.

 

Atualmente, o Ryzen 7 5700X atende perfeitamente bem. Para você ter ideia, até pouco tempo atrás eu ainda usava um Core i5 4670K. A ideia de trocar seria simplesmente por ter surgido a ideia e a oportunidade de pegar um melhor para me garantir por mais tempo. Eu acompanho as lives da Pichau e já vi venderem R9 por preços bem baixos várias vezes, dá para pegar (esse R7 consegui assim). 😅

 

Mas, é... Precisar eu realmente não acho que preciso. É possível que acabe pegando um R5 para ela (talvez junto com um cooler, porque está com o Wraith Stealth).

 

Em 05/08/2023 às 23:27, gutopereira disse:

Obs: se for trocar de processador recomendo pegar o 5800X3D que vai te entregar mais performance em jogos do que o 5950x

Eu uso um monitor de 75 Hz e estou bem satisfeito com essa taxa de atualização. No caso, não tenho muito interesse em obter maiores taxas de FPS em jogos. O ganho com mais núcleos nas tarefas que especifiquei é que seria o atrativo. 🙂

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!