Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de water cooler para Ryzen 7 5700G


Posts recomendados

Estou em dúvida entre 2 water coolers.

Um da corsair 120mm e outro da Rise Mode de 240mm. 

Eles estão em promoção na kabum e estou pensando em pegar um deles pra usar no meu Ryzen 7 5700g.

Eu já tive um H55 da corsair e tinha uma qualidade absurda, durou quase 9 anos comigo! Agora já esse da Rise mode eu desconheço a qualidade. 

Também gostaria de saber se eles tem compatibilidade com a placa-mãe b450m ds3h v2 ou eu precisarei fazer alguma modificação.

Screenshot_20230807_091652_Chrome.jpg

Screenshot_20230807_091556_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@NavrasSeven Olá amigo, tudo bem?

 

Como já dito pelo @Imakuni , WC 120mm não vale a pena, valor alto para pouca entrega de resfriamento, você consegue melhor desempenho pagando menos em Aircoolers.

 

Outro ponto, o 5700g não requer muito investimento em resfriamento, um AG400 ou AK400 já atende a térmica dele, se já possuir um bom gabinete em fluxo de ar é claro.

 

Se quiser mesmo investir em WC, já compre um 240mm e aí sim vai ter bom desempenho e já até estar preparado para upgrades futuros.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni eu utilizava um h60 120mm e ele mantinha meu i5 7400 a 36~40 no máximo 100%. Quando ele queimou eu coloquei o box do 7400 e a temperatura ficou na mesma faixa do water cooler.🤣 Agora esse amd parece que esquenta bem mais e é outra tecnologia, vou montar tudo primeiro e se ficar muito alta eu pretendo comprar um desses que mandei. Pelo visto vai ser o de 240mm, eu só fico com medo da qualidade, eu tenho um gabinete risemode mas gabinete é outra história..

Sobre a compatibilidade da placa-mãe, a b450m é bem simples não é uma b550m. Será que funciona legal?

@guilherme_dr meu gabinete vai ter 6 fans é um risemode 4x glass 

Screenshot_20230803_135434_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, NavrasSeven disse:

eu utilizava um h60 120mm e ele mantinha meu i5 7400 a 36~40 no máximo 100%. Quando ele queimou eu coloquei o box do 7400 e a temperatura ficou na mesma faixa do water cooler.🤣

Eu garanto para você que esses números são falsos e/ou mal testados. 100% de certeza.

 

3 minutos atrás, NavrasSeven disse:

Agora esse amd parece que esquenta bem mais e é outra tecnologia

É, realmente um processador de 8 núcleos com SMT tende a consumir mais que um de 4 sem HT, mesmo a tecnologia sendo mais moderna.

 

4 minutos atrás, NavrasSeven disse:

Pelo visto vai ser o de 240mm, eu só fico com medo da qualidade, eu tenho um gabinete risemode mas gabinete é outra história..

Realmente, a qualidade é baixa. Mas não tem como questionar pelo preço.

 

5 minutos atrás, NavrasSeven disse:

Sobre a compatibilidade da placa-mãe, a b450m é bem simples não é uma b550m. Será que funciona legal?

O soquete é o mesmo. Não vai ter diferença para o cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni pior que é verdade a temperatura do cooler box era a mesma do h60, e outra a temperatura do cooler box sem jogar ficava em 32 33 graus.

Se a qualidade for muito ruim nem deve valer a pena, watercooler não tendem a durar pouco? Eu nem sei como o meu h60 durou tanto tempo, eu comprei ele na época pra usar no meu fx 8350 depois passei pro i5 7400.

@guilherme_dr Eu vi um vídeo que a 100% ele chega a 84graus com o cooler que vem com ele, isso é prejudicial ou é normal desse processador? O rapaz do vídeos também faz um teste com outro cooler da AMD e parece abaixar coisa de 20 graus.

VÍDEO: https://youtu.be/ODvecibVPEg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, NavrasSeven disse:

@Imakuni Se a qualidade for muito ruim nem deve valer a pena, watercooler não tendem a durar pouco? Eu nem sei como o meu h60 durou tanto tempo, eu comprei ele na época pra usar no meu fx 8350 depois passei pro i5 7400.

Que dure 5 anos ao em vez de 10, continua valendo do mesmo jeito. E isso se morrer cedo, pode durar mais.

 

22 minutos atrás, NavrasSeven disse:

 Eu vi um vídeo que a 100% ele chega a 84graus com o cooler que vem com ele, isso é prejudicial ou é normal desse processador? O rapaz do vídeos também faz um teste com outro cooler da AMD e parece abaixar coisa de 20 graus.

VÍDEO: https://youtu.be/ODvecibVPEg

84 é um pouco alto, mas ainda não tem problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 minutos atrás, NavrasSeven disse:

@guilherme_dr qual air cooler custo-benefício voce poderia me recomendar?

 

Esse já segura o 5700G e tem ótimo preço:

 

DeepCool AG400 ARGB (R$153,94) - Versão com frufru.

 

DeepCool AG400 Plus (R$153,94) - Versão com duas fans na torre.

 

DeepCool AG400 ( R$141,90) - Versão preta com uma fan.

 

Sobre WC, eu desconheço a qualidade desse Rise Mode, recomendaria o DeepCool LE500 que tem bom preço e ótima qualidade (eu mesmo utilizo).

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme_dr eu vi que a rotação máxima do cooler box da AMD é 2700rpm, esses coolers sao de 2000rpm. Sera que vai fazer mesmo uma diferença legal do box pra esses?? Tipo, aí eu compro e instalo e tenho um ganho de 10 ou 5 graus de 84 que o processador chegava, na prática isso não deve ajudar em nada, nem em vida útil muito menos no desempenho.

Eu nunca tive um air coolers, pra ser bem sincero eu acho que não valem a pena, mas eu posso estar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
47 minutos atrás, NavrasSeven disse:

@guilherme_dr eu vi que a rotação máxima do cooler box da AMD é 2700rpm, esses coolers sao de 2000rpm. Sera que vai fazer mesmo uma diferença legal do box pra esses?? Tipo, aí eu compro e instalo e tenho um ganho de 10 ou 5 graus de 84 que o processador chegava, na prática isso não deve ajudar em nada, nem em vida útil muito menos no desempenho.

Eu nunca tive um air coolers, pra ser bem sincero eu acho que não valem a pena, mas eu posso estar errado.

 

Você não vai atingir 84ºC no uso do dia a dia com um aircooler, isso eu garanto, esse tipo de temperatura só é visto durante testes de estresse, renderização e coisas do tipo.

 

Outra coisa, só a rotação não quer dizer nada em relação ao controle térmico, esse dado só me diz que o coolerbox é mais barulhento.. 🤣

 

Segue vídeo de testes em um 5700X com um DeepCool 400XT (basicamente mesmo desempenho do AG400 que recomendei): Vídeo.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, NavrasSeven disse:

Se a qualidade for muito ruim nem deve valer a pena, watercooler não tendem a durar pouco?

 

Essas "marcas" de fantasia como Rise Mode, TGT, Mancer... compram produtos OEM (white label) de fabricantes da China, já personalizados com o seu logotipo, o mais barato que encontram - preço baixo não tem milagre, é ao custo da qualidade do material.

 

Marcas tradicionais em geral mantem um padrão de qualidade - embora de vez em quando pisem na bola e saiam lotes bem ruins (vide o recente exemplo do Lian Li Galahad - o preferido nos "PC de playboy) 😜 e mesmo que o WC saia da mesma fabrica Chinesa,  usam componentes de melhor qualidade. Os Chineses fabricam como o cliente quer.

 

A vida útil da bomba de um WC é considerada entre 3 e 5 anos.

 

O "influencer de hardware" MW Informática promove os produtos Rise Mode - que patrocina seu canal; recentemente testou e recomendou um WC de 120mm da marca para um Ryzen 5900X, o detalhe é que testou com temperatura ambiente de 18 graus. 😜 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!