Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Adrenalin fica resetando as configurações após ligar o PC


Ir à solução Resolvido por Mike J. Lewis,

Posts recomendados

Olá a todos recentemente atualizei o driver da GPU AMD para a versão 23.7.2. Porém tenho percebido algo que me chamou bastante atenção. Então, vim compartilhar e ver se mais alguém está passando por isso. Tenho observado já há alguns dias que ao ligar o PC, no dia seguinte (por exemplo), o software Adrenalin tem resetado as configurações para os padrões de fábrica. Dizendo que fez isso por erro no sistema. Mas não aparece registro de erro em lugar nenhum. Fazendo assim com que o RPM zero seja reativado e a dissipação ativa fique desligada. Com a placa mantendo sua temperatura em torno dos 45º com o PC sem uso. Normalmente não é perceptível nenhuma alteração de performance no sistema além das que já observei, e creio ser por conta da placa (uma RX 550), Que nos fóruns já fui "apedrejado" por que essa placa não presta. Não me entendam errado, são as pessoas me disseram isso, das vezes que eu levantei dúvidas a respeito do funcionamento deste modelo, RX 550.  Pois bem , agora eu tenho que ficar olhando toda vez que ligo o PC para ver se o RPM zero não está ativado e minhas configurações com a curva do funcionamento da dissipação ativa desabilitado. Eu gostaria de saber se isso é um problema desta versão específica do driver novo. E se mais alguém aqui está passando por isso.

 

A pergunta a base é: Qual a solução?

 

 Seria o caso de remover completamente este driver pelo DDU e instalar a versão anterior? O que me dizem?

 

Eu vi em um canal do YouTube onde o produtor de conteúdo fez uma modificação na BIOS da placa AMD dele, para que a dissipação ativa siga funcionando sempre. Eu não vou fazer este tipo de procedimento porque nunca mexi com BIOS de AMD. E agora não posso ter nenhum tipo de problema com esta minha placa. Pois meu computador atual um Intel i5 4590, não tem vídeo integrado e sem chance de conseguir comprar outra placa que me atenda no meu trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio Poderia ser algum problema com o Windows 11? Está totalmente atualizado?

 

Poderia ser o driver instalado em algum setor corrompido do HD/SSD. Ou o Windows corrompido.


E o seu processador tem vídeo integrado sim, pode ser fraco e não servir para o seu trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC então eu não sei o que aconece. Meu Windows 11 está atualizado. o SSD está bom. Só sei que começou isso do nada e agora tenho que ficar olhando. Porque o PC desliga normal, mas quando ligo no dia seguinte as vezes ocorre isso e preciso, agora, ficar olhando toda vez. Quanto ao meu processador ter vídeo integrado isso eu não sabia.

O que será que poderia estar ocorrendo?

 

Durante o uso do PC tudo funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, lieggio disse:

@Gui GC então eu não sei o que acontece. Meu Windows 11 está atualizado. o SSD está bom. Só sei que começou isso do nada e agora tenho que ficar olhando. Porque o PC desliga normal, mas quando ligo no dia seguinte as vezes ocorre isso e preciso, agora, ficar olhando toda vez. (...) O que será que poderia estar ocorrendo? Durante o uso do PC tudo funciona normalmente.

 

Tive esse problema no PC da minha esposa, e a VGA é uma RX 580 Nitro+ da Sapphire. A BIOS não foi alterada, estava do jeito que veio de fábrica, portanto não precisei baixar o arquivo e nem fazer regravação via software (sei que muita gente teve problemas com placas compradas no Aliexpress, oriundas de mineração e que sofreram modificações para se adequarem a essa atividade; e não sei se esse é o seu caso e se sua VGA foi usada para mineração ou por entusiastas que querem extrair o máximo de desempenho, mas se for, basta pesquisar, existem vídeos tutoriais no YouTube sobre esse assunto).

 

Enfim, o que fiz resolver o problema? Vou ilustrar o passo-a-passo.

  • Primeiro, desinstalei o Adrenalin driver (menu iniciar, configurações, aplicativos e recursos, AMD Adrenalin Driver - desinstalar).
  • Segundo, entrei no modo de segurança do Windows (https://support.microsoft.com/pt-br/windows/iniciar-seu-computador-no-modo-de-seguran%C3%A7a-no-windows-92c27cff-db89-8644-1ce4-b3e5e56fe234).
  • Terceiro, executei o utilitário de limpeza da própria AMD no modo de segurança (https://www.amd.com/en/support/kb/faq/gpu-601). Poderia ter executado o DDU, como o fiz várias vezes no passado, mas optei pelo próprio aplicativo da AMD.
  • Quarto, após reiniciar o PC e na área de trabalho do Windows, baixei e instalei o driver anterior, o Adrenalin 23.5.2 (WHQL Recommended) (https://www.amd.com/pt/support/previous-drivers/graphics/Radeon-500-series/Radeon-rx-500-series/Radeon-rx-550).
  • Quinto e por último, refiz os ajustes no Adrenalin Driver, como desativar o RPM Zero e alguns ajustes finos na curvatura da(s) ventoinha(s), salvei e gerei um perfil (caso necessite no futuro, tipo formatação e instalação do zero do S.O.), e reiniciei o Windows.

E após esses passos, não tive mais esses problemas. Faça o teste aí e vê se dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal só pra título de informação eu ia começar a fazer o procedimento indicado pelo, @Mike J. Lewis. Daí no momento em que eu estava começando o processo antes mesmo de remover qualquer coisa apareceu uma atualização do Windows 11 para ser feita. A segunda cumulativa em menos de 2 semanas. Achei isso curioso e mandei fazer atualização. Em princípio após o retorno do sistema Não ocorreu mais estava anomalia que eu reportei aqui. Por enquanto, até o presente momento em que estou escrevendo este post, todo o sistema continua funcionando como deveria.

 

Agora tenho notado uma outra coisa aqui está me chamando atenção. O meu HD de um 1.5Tb, Tenho notado que ele anda sendo desligado Até que eu vá fazer alguma coisa em que tenha que pegar arquivos que estejam nele. Aqui, tanto o sistema quanto os aplicativos estão todos no SSD Kingston de 480 GB. No HD ficam apenas os meus arquivos e nada mais. As perguntas que me vêm à mente são:

  1. HD com possível sinal de problema?
  2. Fonte (de 500w) inadequada para sustentar tudo que tenho?

Estou suspeitando que este detalhe do disco rígido que eu tenho observado está influenciando na performance Um pouco a desejar do meu i5 4590 com 16 GB e placa de vídeo de 4 GB dedicada. Outra observação que faço É que neste gabinete modelo aquário o HD está fixo na vertical em uma área propícia do gabinete onde veio outro HD de 1TB em uso no PC da minha esposa.

 

 Bom quanto a questão, que eu levantei aqui, do Adrenaline, em princípio parece que resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!