Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD com picos de uso em 100% e travamentos


Posts recomendados

Olá amiguinhos, normalmente eu só ofereço ajuda mas hoje eu que estou com um problema. Estou com alguns travamentos muito chatos e estou na dúvida se é meu SSD, o Windows ou se já atingi o limite do hardware mesmo (upgrade para um NVMe gen 4 seria inviável no momento porque minha  placa-mãe não suporta e não quero trocar agora). Tenho um WD Green SN350 480gb NVMe e quando uso o Blender com algum projeto pesado fica dando uns picos de 100% de uso toda vez que isso acontece o programa congela por alguns segundos, fico na dúvida porque o mesmo projeto aberto no pc de um colega não fica travando dessa forma e isso só acontece no Blender. Tenho um Ryzen 7 2700x e 64gb mas eles não costumam chegar no limite, estou usando windows 11 atualizado. Esse SSD já está com a saúde em 79% e 113TB escritos mas o SMART parece estar ok, abaixo coloquei alguns prints.

 

Captura de tela 2023-08-10 102651.png

Captura de tela 2023-08-10 100325.png

Captura de tela 2023-08-10 100057.png

Captura de tela 2023-08-10 104353.png

Captura de tela 2023-08-10 104322.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ  Ele tem 100gb livre dos 480gb, estava com apenas 10gb livre hoje cedo mas fiz uma limpa e melhorou um pouco mas continua travando. Pelo que pesquisei a desfragmentação de SSD não faz diferença já que o tempo que leva para ler um arquivo é muito maior que um disco rígido, corrijam-me se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

No SSD, a maioria dos casos de desfragmentação é irrelevante.

Mas, com SSD estando muito ou extremamente fragmentado. Pode fazer desfragmentação, não é tecnicamente recomendável, mas também não tem problemas. Ou seja, teoricamente não afeta o desempenho do SSD como em um HD.

Importante saber que fazer a desfragmentação do SSD irá diminuir a durabilidade.

No geral, uma fragmentação extrema pode afeta a controladora do SSD.

 

Já tive um problema de lentidão em SSD, não é o mesmo caso. Mas, resolvi numa formatação e reinstalando tudo novamente.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!