Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Athlon x3 455 chegando a 58 ºC com uso básico


Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Pessoal, possuo um PC montado em 2013, cuja a configuração é a seguinte:

 

  • AMD Athlon X3 455 com "upgrade para X4" (4 núcleos e 4 threads)
  • Frequência 3.30Ghz
  • placa-mãe ASUS M4N68T LE V2
  • 8Gb de RAM DDR-3 PC3L (2x4)
  • SSD SATA 250Gb
  • HD SATA 500Gb
  • GPU Nvidia GT 210 1Gb DDR3
  • Fonte de 400w
  • 1 coole rbox para AMD
  • 2 fans, c/ LED, de 120mm sendo, 1 na traseira tirando ar quente e outra na tampa jogando ar para dentro.

 

Esta máquina está montada em um gabinete torre mais ou menos da época. Ele tem 4 baias grandes e duas pra drive de disquete. Este gabinete está bem usado, mas ainda se mostrou utilizável. Ocorre que este PC passou a apresentar um certo aquecimento que está me preocupando. A temperatura do processador com o PC, somente, ligado está girando entorno de 50º. Se vou utilizando-a, já chegou a 58º. Nas especificações do processador a indicação de temperatura de trabalho "limite" é 62º A máquina esquenta a ponto de aquecer a região da tampa, no gabinete, onde está localizado o processador. Foi trocado a pasta térmica e colocada a GD 900 que recebi de um inscrito. Fiz limpeza e montei tudo certo.  Eu, sinceramente, estou sem entender o que possa estar acontecendo aqui. Tenho essa máquina desde 2013, quando a montei peça por peça. Sei que estes AMDs são meio esquentadinhos, mas nunca reparei tanto aquecimento com o computador em ocioso (apenas com o sistema carregado). Na época que montei ela, busquei peças de qualidade, que tivessem um bom custo-benefício. Tanto que está durando até hoje. O que fiz neste PC ao logo do tempo fo,i trocar as memórias por melhores, por uma GPU dedicada (PCI-E), colocar fans melhores para auxiliar o arrefecimento e, mais recentemente, fiz a troca do gabinete.

 

Essa máquina eu não estava mais usando, pois fiz upgrades nos meus equipamentos. Porém agora vou ajudar uma pessoa que está precisando de um PC para trabalhar e não tem condições de comprar um bom. Ocorre que, devido a esse aquecimento que passei a notar, não tem como passar este PC a outro. No momento estou sem meios ($$$) para poder fazer melhorias, como a troca do dissipador por um melhor, por exemplo. O que fiz recentemente foi a troca do gabinete. Anteriormente ela estava em um gabinete torre bem antigo, de ferro e muito pesado (10kg o gabinete vazio). Como vou ajudar uma pessoa e enviar este computador a outro estado (no caso vai de Goiás para São Paulo) eu troquei o gabinete por um mais moderno e mais leve, que recebi de outro apoiador do meu canal.  Então eu queria a opinião do pessoal aqui do fórum sobre o que poderia estar causando esse aquecimento demasiado e o que poderia estar fazendo para melhorá-lo. Essa máquina será para ajudar uma pessoa que está precisando de um PC que dê para ela trabalhar. Usar Windows, pacote office e internet (sistema de trabalho home office). Eu poderia vender essas peças todas e fazer um bom troco, mas resolvi ajudar uma pessoa.

 

Estive aqui a pensar e, apesar de não poder gastar mais agora, se fosse para fazer isto eu pensei em comprar um gabinete mais interessante pro meu setup, no meu home studio, e passar montar a máquina no meu atual, que é um gabinete aquário. Mas esse aquecimento do processador está me preocupando.  Não sei mais o que fazer.

 

Obrigado desde já! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@lieggio , boa tarde.

 

Seu processador AMD Athlon X3 (AM3) possui um consumo de potência de energia de 95W, podendo chegar a consumir até 142W quando estiver entregando toda sua performance.

Além disso, possui a frequência de 3.3GHz, o que pode fazer esse processador 'esquentar' em alguns casos.

Realmente a temperatura máxima dele é de 62°C (recomendação AMD) enquanto outros sites dizem que é 75°C, sendo estranho seu PC estar em 58°C numa utilização de 'escritório', pois testes na internet dizem esse processador trabalha de maneira mais fria.

 

Qual o cooler que você utiliza nesse CPU? Ele é muito antigo? Está funcionando bem?

 

Qual a pasta térmica que você utiliza? Faz muito tempo que trocou?

 

Quais as fans que utiliza no gabinete (marca, velocidade, fluxo de ar - CFM)?

 

O gabinete possui uma boa circulação de ar? Pode enviar fotos dele?

 

Qual a marca e o modelo da fonte?

 

Espero conseguir te ajudar!

Abraço,

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O novo proprietário do Athlon X3 455, em agradecimento por estar o ajudando passando este PC, comprou um gabinete moderno e novo. Disse-me que vai ficar um ano pagando, pois foi o que conseguiu. É um modelo mini torre tipo aquário. Chega segunda feira da próxima semana. Vou montar o X3 neste novo gabinete e ver se melhora a questão do arrefecimento. Neste gabinete a fonte fica embaixo. No momento a máquina segue parada sem uso, vou aguardar o novo gabinete.  Ainda sim preciso de uma cooler, AMD, melhor para o processador (Athlon X3). Como essa máquina á uma ajuda que estou fazendo, e não posso gastar, estou vendo o que consigo. Então caso alguém se sinta a vontade em abraçar a causa. Tenho certeza que o que estou fazendo está sendo muito positivo.  Vou dar uma boa destinação ao meu bom e velho guerreiro, que está comigo desde 2013 (quando o montei) e tanto me serviu. E ainda ajudar uma pessoa que está precisando de um PC para trabalhar.

 

Boas ações movem o mundo e mais do que nunca vivemos um momento onde a humanidade tem carecido muito disso. 

 

Quando chegar o gabinete vou montar tudo, venho aqui e reporto se melhorou. Sei que, sem sombra de dúvidas, esteticamente haverá uma grande mudança.

Só a título de informação o gabinete novo fora comprado por menos de 180 reais, parcelado em 12x, numa promoção de aniversário da PICHAU. Foi comprado deles, mas pelo mercado livre, então vai chegar na agência mais próxima a mim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando sobre o AMD Athlon X3 455. Já está a caminho um novo gabinete:

 

image.png.67c2da80aad52ec3ea6f78a1a8006188.png

Nesses gabinetes a fonte ficará embaixo. e poderei por mais coolers. Vamos ver se melhorará o arrefecimento. Vou tentar por pelo menos 2 coolers na frente e uma na traseira.  Espero que dê tudo certo. Por enquanto vai ficando a cooler box original do processador. Mas... aceito sugestões de coolers melhores para este processador. Esta semana remonto o x3 no novo gabinete. E vamos ver. Vou atualizando vocês. 

Complementando, eu só disponho de 3 coolers, de 120mm, pra essa máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio , bom dia.

 

Algumas sugestões para seus próximos upgrades:

 

PASTA TÉRMICA

Ao escolher uma pasta térmica para seus processadores e placas de vídeo, busque aquelas que possuem uma boa condutividade térmica. A GD900 possuei a condutividade térmica de 4.8W/m.K, enquanto uma outra muito utilizada atualmente, a Snowdog Husky possui 12,8W/m.K.

Essas pastas térmicas, aplicadas no processador (e consequentemente no cooler) serve como um guia para dissipar o calor e evitar superaquecimento desse componente, ou seja, é fundamental para que aconteça a dissipação adequada do calor, aumentando a durabilidade do computador.

 

COOLER PARA PROCESSADOR

Tamanho: É importante verificar o espaço que se tem disponível, as dimensões do equipamento e a forma com que ele será instalado. O melhor modelo é aquele que serve bem ao seu computador e suas necessidades.

Fluxo de ar: Lembre-se que o necessário é que o cooler seja capaz de levar ar frio para o seu equipamento, que está aquecendo. Então, o número de rotações por minuto do seu cooler é um dado que deve ser considerado, após verificar a pressão e a quantidade de ar que ele leva ao equipamento.

 

Exemplo de cooler para processadores AMD (AM4, AM5) e Intel (LGA1700/1200/1151/1150/1155):
DeepCool Gammaxx AG400: Suporta processadors com o consumo de até 220W, com 4 heatpipes, dimensão de 125×92×150 milímetros, velocidade das fans entre 500 e 2000 RPM ± 10%, fluxo de ar do fan com 75,89 CFM, pressaão de ar do fan 2,53 mmAq, dentre outras caratcterísticas.
Observe que esse cooler possui uma velocidade boa de rotações (ate 2000) com um excelente fluxo de ar 75,89 CFM.

 

O processador AMD Athlon II X3 455 possui 3 núcleos, com 3.3GHz, consumo de energia de até 95W em uma temperatura máxima de 62°C, com o soquete AM3.
Caso queira encontrar opções para esse processador, procure no Google 'melhor am3 cpu cooler' ou 'best am3 cpu cooler'.

 

VENTOINHA PARA GABINETE

Também é necessário que essas ventoinhas possuam uma boa velocidade (RPM alto), bom fluxo de AR (CFM) e baixo ruído.

 

Exemplo: Ventoinha Aigo DarkFlash AR12 PRO Single, 120mm, ARGB, Preto, AR12-PRO-SINGLE
Velocidade: 800 ~ 1600 RPM ± 20%
Volume de ar: 74 CFM  
https://www.pichau.com.br/ventoinha-aigo-darkflash-ar12-pro-single-120mm-argb-preto-ar12-pro-single

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal fui ligar o PC hoje, ainda no gabinete antigo, e vejam que curioso o que aparece no HW Monitor:

 

ImagemdoWhatsAppde2023-08-20(s)11_59_20.thumb.jpg.c9610e6b9a8e1c15fdf9a92d6064a407.jpg

 

Engraçado que se observarem bem a temperatura no item específico do processador, não aparece.

 

Percebi, agora, que ele está com o Core Unlocker ativado. De Athlon X3 455 para  Phenon II X4 B55. Será que pode estar ai o problema?

Quando chegar o gabinete novo, amanhã, eu vou resetar as informações da BIOS e ver se volta para o X3 original.

 

@Diego Mendes Rodrigues Obrigado pela informações.

  1. Pasta térmica eu tenho GD 900 aqui. Foi a que usei.
  2. As ventoinhas, estou usando as que tenho, são 3 de 120mm e uma cooler box AMD no processador.

Pessoal outra coisa que notei é um aquecimento demasiado da fonte. Após chegar o gabinete novo eu vou desmontar tudo e remontar item a item com muita cautela. Vamos ver o que acontece. Reportarei aqui toda a evolução disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos as atualizações:

  1. O PC foi montado no gabinete novo e está funcionando.
  2. No gabinete novo tem duas coolers de 120mm sendo, uma frontal RGB jogando ar para dentro e uma na traseira, com LED azul, retirando o ar quente,
  3. O HD foi fixado em pé no local destinado no gabinete. Já o SSD ficou embaixo. Fiz de tal forma porque o HD é grande e as conexões não ficariam numa posição boa.
  4. A fonte foi posta na parte inferior no local destinado a ela.
  5. Esteticamente melhorou muito.
  6. Continua aquecendo tal qual estava antes. Ao ponto de aquecer a parte superior do gabinete e o vidro. Ou seja, parece que está se formando um bolsão de calor naquela região.
  7. A cooler do processador continua a básica que adquiri quando o montei. Faltou $ meios $ pra essa questão. 
  8. Reforço que foi trocado a pasta térmica e colocada a cromo GD 900. 

Pois bem, a máquina seque funcionando, porém aquece com uso simples. Deixei um tempo ligada tocando música (áudio mp3) e mesmo assim esquentou. Sei que estes processadores são esquentadinhos, quando comprei a 10 anos atrás já sabia disso. Mas sei, também, que são bons processadores, tanto é que está durando até hoje.

 

Logo no começo da história, quando a pessoa que vai receber a ajuda, com este computador, falou de comprar um gabinete novo e mais moderno, eu alertei de que talvez não resolveria. Que o melhor seria ir por eliminação, no caso trocando a cooler do processador. Pois bem a pessoa optou pelo gabinete e eu achei que melhoraria o arrefecimento. Porém, ao que vejo não resolveu. Agora não vejo muita saída a não ser a troca da cooler do processador. Liguei numa loja aqui da minha cidade e eles tem um modelo básico universal e um modelo RGB universal. Diferença de. 20 reais entre um e outro. O básico 60 reais e o RGB 80 reais. Não estou vendo muita saída. Então as perguntas, agora, são:

  1. Trocar a cooler do processador vai fazer alguma diferença? Se sim, estas que encontrei aqui na minha cidade resolveriam? Qual escolho?
  2. Poderia, este aquecimento, estar ligado a alguma coisa relacionada a placa-mãe ou diretamente ao processador?

Complemento que ainda terei o custo do frete de Brasília para São Paulo, Vou enviar via Mercado Envios do Mercado Livre, Como é uma ajuda, minha esposa está anunciando este computador por um valor "simbólico", digamos assim. Dai colocamos envio pelo Mercado Envios. Então, estou "comprando" essa máquina, mas mandando entregar na agência do M.L. mais próxima da pessoa que irá receber este computador.  Fiz desta forma por alguns motivos bem simples:

  1. O valor do frete, que pasmem, ficou num valor muito bom, mesmo sendo enviado via Correios.
  2. A segurança no envio do produto e entrega do produto.
  3. A certeza que enviando para uma agência Mercado Livre chegará no destino e a nova dona terá a flexibilidade de poder se organizar da melhor maneira para buscar.

Se tivesse podendo gastar eu ia levar, pessoalmente, este computador, saindo do Entorno do DF indo até São Paulo capital (aprox. 1000Km). Mas, também, estou gastando com a manutenção do meu carro de uso, que é bem chato de peças e isso custa $, querendo ou não (rsrsrs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concluindo a saga: Problema resolvido.

 

Pessoal a máquina ficou excelente. Muito obrigado a todos que deram orientações. Peguei uma cooler universal da KINUP num preço excelente e troquei.

 

45º ligada sem uso, apenas no Windows.👍

 

Causa do aquecimento: cooler do processador antiga e ineficiente.

Solução: troca por uma cooler moderna, universal, com LED na cor azul

 

Vejam ai como ficou o PC depois de pronto:

 

ImagemdoWhatsAppde2023-08-22(s)20_31_43.thumb.jpg.bd970228355eb3dfcb3a0a49d74f18c5.jpg

 

  • Gabinete modelo aquário com coolers LED, sendo uma azul atrás e RGB na frente
  • SSD Kingston de 240Gb
  • HD SATA 500Gb
  • Placa de vídeo PCI-E, simples, de 1Gb DDR3
  • Monitor LED 19 pol. Widescreen
  • Kit teclado e mouse sem fio
  • Tocken Wifii USB
  • Fonte de 400 Watts

A exceção do gabinete, que conforme mencionado mais acima a pessoa comprou, e da máquina que era a minha boa e velha guerreira. Os demais itens eu consegui. Ajudando uma pessoa com um belo PC, que poderá usar para trabalhar e gerar receita. Agora preciso ir atrás de uma fonte, pode uma simples de 200W real, para montar outro PC e ajudar mais outra pessoa. Tenho outro "quad-core" aqui (de 2013) e vou montar outro PC e ajudar outra pessoa.  Ele tem vídeo integrado. Eu já consegui um HD de 250 Gb e 4Gb de RAM e um gabinete. Esse no caso fica deitado e dá pra por o monitor em cima. Como vou montar uma máquina simples, pra estudo e internet, vai servir.

 

É isso. Problema resolvido!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!