Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desafios e Conquistas: Projeto com o Sensor SHT85 e Arduino


Posts recomendados

É com grande entusiasmo que compartilho minha jornada em um projeto empolgante envolvendo o sensor de temperatura e umidade SHT85 e a placa Arduino. Ao longo desse percurso, enfrentei desafios significativos, mas também conquistei valiosos conhecimentos que acredito serem essenciais para qualquer entusiasta da eletrônica e programação. Neste artigo, quero destacar tanto os problemas que enfrentei quanto as soluções que busquei, com a esperança de que minha experiência possa ajudar outros que estejam embarcando em projetos semelhantes.

O Projeto em Resumo:

O projeto tinha como objetivo principal coletar dados de temperatura e umidade por meio do sensor SHT85 e transmiti-los via comunicação Bluetooth usando um Arduino. Essa era a minha chance de unir a teoria à prática, mergulhando nas complexidades da eletrônica e da programação para criar algo funcional e educativo.

Os Desafios Enfrentados:

Comunicação I2C Instável: Um dos primeiros desafios foi estabelecer uma comunicação confiável entre o sensor SHT85 e o Arduino por meio do protocolo I2C. Me deparei com mensagens de erro intrigantes, como "Begin: failed", que indicavam problemas na inicialização do sensor.

Leituras Inconsistentes: Mesmo quando consegui estabelecer a comunicação, deparei-me com leituras de temperatura e umidade extremamente inconsistentes. Esses resultados inadequados sugeriam que os parâmetros de configuração do sensor não estavam corretos.

Travamento do Arduino: Em algumas situações, percebi que o simples uso da biblioteca SHT85.h resultava no travamento completo do Arduino. Isso foi observado tanto em uma placa Arduino quanto em um laptop.

As Estratégias de Resolução:

Verificação das Conexões: Investi tempo revisando e verificando as conexões físicas entre o sensor e o Arduino, garantindo que os fios estivessem corretamente conectados e que não houvesse problemas elétricos.

Validação do Endereço I2C: Garanti que o endereço I2C do sensor estivesse configurado corretamente, de acordo com as especificações do sensor e as informações na biblioteca.

Atualização das Bibliotecas: Atualizei as bibliotecas envolvidas no projeto, incluindo a SHT85.h, para as versões mais recentes disponíveis.

Depuração do Código: Adicionei mensagens de depuração ao código para entender melhor onde os problemas estavam ocorrendo. Isso incluiu a verificação do status da comunicação I2C e dos resultados das operações com o sensor.

Testes em Diferentes Dispositivos: Como parte da busca por soluções, testei o sensor em diferentes placas Arduino e laptops, observando o comportamento de travamento com a biblioteca SHT85.h em várias situações.

Compartilhando Aprendizados:

Nesse processo, aprendi muito sobre comunicação I2C, configurações de endereço, depuração de código e, acima de tudo, a importância da persistência em projetos complexos. Embora ainda não tenha alcançado todos os objetivos, considero essas tentativas e erros valiosos aprendizados que estão moldando minhas habilidades como entusiasta da eletrônica.

Convocando a Comunidade:

Compartilho essas experiências e desafios porque acredito na força da comunidade. Se você já enfrentou problemas semelhantes ou possui conhecimentos que possam me ajudar a superar essas barreiras, convido você a se envolver. Suas sugestões, insights e conselhos podem fazer toda a diferença na jornada de um projetista iniciante.

Conclusão:

Este artigo resume as lutas e vitórias que encontrei enquanto trabalhava em um projeto empolgante envolvendo o sensor SHT85 e o Arduino. Espero que minha experiência possa iluminar o caminho de outros entusiastas que estão trilhando um trajeto semelhante. À medida que continuo a enfrentar esses desafios, mantenho o otimismo e a determinação de que, com a ajuda da comunidade, posso conquistar o meu objetivo de coletar e transmitir dados precisos de temperatura e umidade.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... bem como com desenhos, esquemas, fotos ou até mesmo videos.

 

Incrivelmente numa era pre arduína passei por algo do gênero com um mcp9600 interface i2c pra termopares.

MCP96RL00_AC.png

Me "custou" dias de aprendizado sobre o tema i2c também. Mas no fim das contas sabe o que era? Um erro crasso no datasheet do ci. Avisei a Microchip por email, corrigiram o manual e nem me agradeceram. Pena que não guardei o d.s. com o erro pra esfregar na cara dela neste post🤪.

Mas como você, só vejo o lado bom: o do aprendizado. Parabéns pelo sucesso compartilhado 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@MOR_AL@.if

Fico pensando se o autor não se esqueceu dos resistores de pull up. Com tanta complexidade para quem faz pela primeira vez uma distração dessas acontece, por ser simples não se dá a devida atenção.

Pode ser, sim.

Eu também tive problemas com um DS18S20, que fiz em ASM. Deu muito trabalho. Em nenhum local informava que seria necessário um pulso de ack em determinado local da comunicação. 

Segue o arquivo com o meu trabalho em asm. Foi a época de aprendizado. Hoje dificilmente seguiria este procedimento, partir das bases.

Comunicação com um fio DS18S20.pdf

Espero que alguém se interesse pelo trabalho. .. Apenas como aprendizado. 😁😁😁😁😁

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa soma Serjão @Sérgio Lembo . Aguardemos o retorno do entusiasmando autor com os adicionais sugeridos pra que eventualmente possamos somar + eventualmente lhe levando alguma luz.

Em 18/08/2023 às 08:32, andreischuck disse:

coletar e transmitir dados precisos de temperatura e umidade

Um projeto de fato somatório nesta época de aquecimento global. Vislumbro p.ex. um data logger de baixo custo/consumo  com vários distribuídos em regiões estratégicas, matas, caatinga, serrado, pantanais e etc pra coleta de dados por meses ou anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!