Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, minha configuração atual do pc é a seguinte:

AMD A8 9600 com placa onboard

16gb de ram

240ssd

A320M-S2H

Fonte 500w

Como podem ver é uma configuração simples, não focada em jogos, montei tem uns 4 ou 5 anos, mas gostaria de colocar uma placa de vídeo de no máximo uns 1600 reais e colocar um processador de até 600 reais, se possível gostaria de permanecer com a mesma placa-mãe, iria colocar também um 1tb de HD além do SSD que já está instalado.

Eu quero poder rodar uns jogos mais pesados porém também não precisa ser algo que rode no ultra e essas coisas, alguém sabe me dizer se seria possível com esse orçamento? Também gostaria de indicações de peças.

Obrigado!!  

Postado
2 minutos atrás, Rodrigo Camanho disse:

será que com uns 300 ou 400 reais dá pra comprar uma decente?

Sim, pegue a MSI MAG A550BN que é decente e moderna e suportará qualquer placa de Vídeo que tenha consumo abaixo de 200w.

Postado

Dentro do seu orçamento para o CPU o que se encaixa é o Ryzen 5500 - R$ 599,00

Ou se achar mais barato por boa diferença um Ryzen 3600, que tem performance próxima do 5500.

Precisa atualizar o BIOS da Gigabyte A320M S2H para a versão mais atual para ter compatibilidade com o 5500.

• Moderador
Postado

@Rodrigo Camanho Então, no orçamento do processador (até 600 reais), não tem muita opção, teria que ser o Ryzen 5 5500, até porque melhor do que isso nem seria uma boa ideia colocar nessa placa-mãe, ela atualizou a BIOS para ser compatível com o Ryzen 5500, entretanto não sei se é garantia que vá funcionar, esse processador não foi feito pensado nesse chipset de placa-mãe (A320), os chipsets de suporte da série 5000 da AMD são

- X570

- X470

- X370

- B550

- B450

- B350

- A520

Então assim, de acordo com a fabricante da placa-mãe se você atualizar a BIOS, o Ryzen 5500 DEVERIA funcionar no seu sistema. Só que tem um outro detalhe, ao atualizar a BIOS da placa-mãe pra uma compatível com o Ryzen 5000, o seu processador A8 9600 não vai mais ser suportado e não vai funcionar mais. Porque é Bristol Ridge.

@Rodrigo Camanho  Igual o colega disse ali em cima, o Ryzen 5 3600 pode ser uma alternativa interessante, dá pra atualizar a BIOS primeiro pra versão F32, depois pra F53 e aí você vai ficar com a BIOS mais recente (possível pro seu caso), suportando tanto o seu processador atual (A8 9600) quanto o Ryzen 5 3600.

Isso claro se você insistir em continuar com essa placa-mãe.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Rodrigo Camanho Beleza, mano. Mas saiba que o Ryzen 5 3600 é um bom processador que ia te atender bem, especialmente comparado com o A8 9600, a diferença é gigante. Claro que o ideal é tentar comprar peças de gerações mais recentes, então apoio sua decisão de esperar mais um pouco, quando for comprar abre outro tópico pra galera ajudar você a decidir qual combo de processador e placa-mãe escolher.

Em relação ao HD que você queria colocar também. Amigo, eu recomendo SSD, os preços estão muito em conta atualmente, não acho que vale a pena ficar comprando HD mais não. Sabe informar se o SSD que está no PC tá instalado no conector M.2 ou no conector SATA da placa-mãe?

Opções baratas de SSD pra você:

• SSD 1TB NV2 NVMe (esse aqui vai no slot M.2 na placa-mãe, a sua atual só tem 1. Se você acabar comprando uma nova é provável que ela venha com 2)
  • SSD 960GB SATA III (esse vai no conector SATA)

Os SSDs com tecnologia NVMe são bem mais negócio, mesmo preço muito mais velocidade.

ERRATA: acabei de perceber que a sua placa-mãe atual só suporta SSDs com tecnologia SATA quando tiver com um processador Athlon de 7ª geração que nem o seu. Então o primeiro que eu citei ali não vai funcionar na sua config atual. Pode ser um M.2, só que com tecnologia SATA, tipo esse daqui:

Então se você for realmente comprar uma placa-mãe nova, pode esperar pra comprar o SSD novo junto com ela, que aí trocando a placa-mãe e o processador você vai poder usar um SSD NVMe tranquilamente.

Postado

@Batata Defumada De fato seria melhor um SSD mesmo, eu acho mais vantagem eu trocar o pc inteiro kkkkk Eu tenho um Ps5, talvez eu venda, não sei, sempre curti console mas também tenho vontade de ter um Pc que rode uma jogos um pouco mais exigentes. Posteriormente quando for comprar as peças irei fazer o que você mencionou, abrir um outro tópico para saber qual seria a melhor combinação de peças. 

• Amei 1
Postado
3 horas atrás, Batata Defumada disse:

... atualizou a BIOS para ser compatível com o Ryzen 5500, entretanto não sei se é garantia que vá funcionar, esse processador não foi feito pensado nesse chipset de placa-mãe (A320),

Picuinha, mas na verdade é o contraio, o chipset A320 não foi pensando nos Ryzen 5000 - afinal eles não existiam; mas tendo atualização de BIOS  e o VRM não sendo muito franco - da S2H é 6 fases; não a porque não funcione OK.

Citação

...o Ryzen 5 3600 pode ser uma alternativa ...

O Ryzen 5500 deve exigir menos do VRM que o 3600, pois é mais recente, com construção mais refinada, consumo otimizado.

Exemplo de 5700X numa A320M, com teste de temperatura do VRM.

• Moderador
Postado

@1lokos 

1 hora atrás, 1lokos disse:

Picuinha, mas na verdade é o contraio, o chipset A320 não foi pensando nos Ryzen 5000 - afinal eles não existiam; mas tendo atualização de BIOS  e o VRM não sendo muito franco - da S2H é 6 fases; não a porque não funcione OK.

Não é nativamente suportado, ele precisa saber que deveria funcionar, como eu deixei claro, porque aí fica por conta e risco dele. "Não há porque não funcione" é diferente de "Vai funcionar".

1 hora atrás, 1lokos disse:

O Ryzen 5500 deve exigir menos do VRM que o 3600, pois é mais recente, com construção mais refinada, consumo otimizado.

Só falei do Ryzen 5 3600 pegando um gancho no que você disse, e somente recomendei como alternativa porque se ele atualizar a BIOS dele pra suportar o 5500, o A8 9600 dele para de funcionar, isso é outra coisa que ele também precisava saber antes de simplesmente dizer pra ele atualizar a BIOS, não sei se é seguro atualizar a BIOS utilizando um processador que vai perder o suporte no processo, talvez não seja nada demais, só deixando ele ciente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!