Ir ao conteúdo

Processador Intel Core i7 13700k com clock baixo.

Ir à solução Resolvido por WinChip,

Posts recomendados

Postado

Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema, o que eu preciso fazer? Eu simplesmente comprei o cpu e instalei no pc deu vídeo tudo certo, porém a velocidade de GHz fica em 2,50Ghz, não sai disso os P-Core, já os E-Core está na velocidade normal do site do processador. Alguém me ajuda, se preciso ativar alguma coisa ou outra?

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, WinChip disse:

image.thumb.png.3796d46d42e85f8d2c860cb2eeb5e1e9.png

@Edvaldo J. Frederico image.thumb.png.23ccbb1fa02f8410327f8945dbeaa83e.png

image.thumb.png.147e8d39db81d9b216129039f9906a93.png

@Edvaldo J. FredericoBoa noite. Configuração:

placa-mãe: ASUS B660M TUF GAMING D4 PLUS

Processador: Intel Core i7 13700K

Cooler: Water Cooler gigabyte aorus x360mm

Memória: Corsair 2400mhz 4x16GB @2400mhz

Armazenamento: 1TB

Gabinete: Cooler Master H500P

Fonte: XPG 1300W

Placa de vídeo RTX 3050

image.thumb.png.5f33f18197cd0a7f86700c89fc6e9e0b.png

Desempenho do seu processador está baixo mesmo, meu 13600k nesse teste do CPU Z consegui passar dos 800 pontos no teste de único núcleo e no multi mais de 10000, sem overclock.

Resete a BIOS da placa-mãe, se isso não resolver atualize a BIOS da placa-mãe.

E por fim da um gás nessa memória e coloque elas para trabalharem como 2600Mhz ou 2700Mhz.

• Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, WinChip disse:

@Edvaldo J. Frederico image.thumb.png.9a799dde1e6c6de1401e8f24c97dfd24.png

@Edvaldo J. Frederico Será que alguma coisa ta desabilitada na BIOS?

@Edvaldo J. Frederico Já atualizei a BIOS, Vou formatar o windows agr. 

Alguém tem uma solução?

Acabei de instalar esse programa aqui e está dessa mesma maneira, com exceção desse "IAVX2 Ratio Offset" que está 3,0x , mais deve ser porque estou com um leve overclock.

Teste resetar a BIOS. 

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

@Edvaldo J. Frederico Graças a Deus e ao Amigo o qual fiquei umas 3h com ele no telefone suporte da intel ta de 10, intem é top, ele disse que em ultimo caso formatar o PC, fiz isso. E deu tudo certo. ❤️ Thank you intel I love you.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WinChip disse:

Agora estou tendo problema com a temperatura ta chegando a 100º E o water cooler não ta dando conta. o que eu faço? Comprei o water com bomba e cooler forte. Será que tenho que apertar mais?

Pode revisar a instalação do bloco da CPU, ver a rotação da bomba e fans mas, muito provavelmente, o que mais vai fazer efeito, seria mexer no Vcore, e ver se consegue manter ele operando, com um pouco menos de tensão..

Veja, essa CPU com o Turbo Boost destravado, bate mais de 260 Watts de consumo, sozinho., o que não é pouca coisa.. Se essa temperatura for fazendo qualquer coisa, realmente a instalação dele, tá com problema.. Mas, se for em algo que exija muito da CPU por muito tempo, vai exigir um controle maior de tensão..

• Membro VIP
Postado

@WinChip  Bom dia

Rode o teste do cinebanch R23 por 10 minutos e mantenha o CPU-Z ao lado e vá acompanhando o clock do processador, veja se ele mantem o mesmo clock.

Provavelmente nos primeiros testes você vai ter um resultado maior e depois de 10 minutos o resultado vai cair drasticamente, se cair então você vai ter que entrar na BIOS e fazer undervolt.

Pode fazer sem medo porque não terá perda de desempenho.

Se ver que ainda não está legal então você vai ter que instalar um "Frame" igual da foto.

D_NQ_NP_2X_787537-MLB70982482357_082023-

Eu instalei esse frame no meu PC e veja como fica, é que formato que esse processador é preso ele exerce pressão apenas no centro do processador fazendo com que o processador empene um pouco. 

frame_pasta_termica.jpg

Antes de instalar o frame

5.5 antes.png

Depois que instalei

5.5 im.png

A temperatura não caiu um absurdo, mais o tive redução de clock depois de um tempo.

Eu fiz um tópico sobre esse mesmo problema seu.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, WinChip disse:

@RS Faria @Edvaldo J. Frederico Acho que sei qual é o problema, o travador do meu WC que acompanha ele veio frouxo, porém na hora de fechar o WC ele fica certinho travado. 

@Edvaldo J. Frederico Depois vou fazer um vídeo abrindo esse pc e mostrando como fica as presilhas do WC. Eu acredito que não ta legal porq era pra ficar travado os parafuso e não fica.

Beleza faz o vídeo e poste no You Tube e depois manda o link aqui.

Quando montei meu 13600K a dois mês atrás a temperatura nos primeiros dias estava excelentes por se tratar de um processador quente.

Teste de stress por 20 minutos e temperatura abaixo dos 80ºC (e estava com undervolt) mais depois de uns dias a temperatura começou a subir.

image.png

O i5 13400 e i3 13100 da pra se manter uma temperatura mantendo cooler box, agora o i5 13600k, i7 13700k e i9 13900k que são bem mais quente será necessário undervold e o frame para manter a pressão sobre o soquete do processador de forma uniforme.

• Obrigado 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Fiz undervolt coloquei pra 125W para preservar a vida útil dessa belezinha, é um cpu de 16 Core 24 Th é muita coisa além do Clock ser auto, perdi um pouco de desempenho, mas da pra fazer tudo e ainda sobra. 4.20Ghz~4.30Ghz 

@Edvaldo J. Frederico A temperatura ficou entre 80~82º 100% de uso, sendo que a temperatura da minha cidade está 29º e ta quente aqui onde estou...

Tópico resolvido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!