Ir ao conteúdo

Uso de 4 memórias 8gb dual channel, com 3000 e 3200 MHz

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, gostaria de uma ajuda de vocês. Tenho as seguintes configurações: 
placa-mãe ASUS TUF Gaming B460m-plus https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b460m-plus/techspec/
Processador i5 10400

memória RAM (2x) XPG Spectrix 8 Gb 3000 MHz https://www.pichau.com.br/memória-adata-xpg-spectrix-d41-tuf-gaming-8gb-1x8-DDR4-3000mhz-preta-RGB-ax4u300038g16-sb41 (esgotada infelizmente, senão teria comprado mais 2 dessa).
Placa de vídeo NVIDIA GTX 1650 Gainforce, a qual pretendo trocar pra uma RTX 3060 em breve.

Pois bem, queria aumentar minha memória pra 32GB, e como vi uma promoção na terabyte de 2x RAM XPG, acabei comprando sem perceber que não era exatamente igual as mesmas que já tinha, comprei essa aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/23021/memória-DDR4-xpg-spectrix-d41-16gb-2x8gb-3200mhz-RGB-gray-ax4u32008g16a-dt41?gclid=Cj0KCQjw0bunBhD9ARIsAAZl0E0Ndm98YGraJ2SoT3pk1t8wmQeqWDT04XeLwzPkOFSxvMHD4ZpJElgaAmbZEALw_wcB

Enfim, coloquei os 2 pentes a mais, naquele esquema 1 2 1 2... e de primeira o PC não ligou... de segunda ligou e abriu uma página azul de recuperação... Alguém sabe como resolvo isso, posso operar com essas 4 RAM numa frequência tipo 2933 MHz? Como altero isso? Muito obrigada, sou nova nessa área, porém montei meu PC sozinha há 2 anos atrás e tô tentando aprender mais. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@Christielly Bom dia. Teste somente os pentes novos pra saber se estão funcionando. Se não ligar, então o problema é neles. 

Se estiver tudo OK, desative o XMP e tente colocar os 4 pentes. Algumas placas não funcionam 4 pentes com XMP.

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi gente, deu certo!! na verdade, eu estava com medo de encaixar as memórias novas até fazer o "crek", mas antes de descobrir que era isso... tentei várias coisas.. inclusive desabilitei esse XMP... e agora deu certo, mesmo com as duas frequências diferentes... Isso serve de aviso aos mais novatos como eu.... primeiro: encaixem bem encaixado.. segundo, se precisar limpem os contatos do pente (limpei com papel mesmo, e super deu bom)... Obrigada a todos kk
image.png.e4d33d30d2799c144ee37cfe1ce25ac6.png

@Edvaldo J. Frederico obrigada pelas dicas, acredito que a frequência já estava em torno de 2133 pelo que vi na BIOS... mas tá rodando os 32gb... vou ficar de olho pra ver se surge alguma instabilidade!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!