Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como consertar LG GSA-4081b


vandrerm

Posts recomendados

Amigos, apenas umas dicas para quem for fazer essa "lubrificação":

- usem a graxa que é utilizada em manutenção de impressoras (cinza), não custa caro e como é muito pouco o que será usado, talvez até consigam de graça em alguma assistência;

- NÃO DESMONTEM O GRAVADOR POR COMPLETO PARA ESSA OPERAÇÃO; apenas retiram a capa protetora; não mexam no mecanismo, pois o mesmo é muito sensível;

Espero ter ajudado um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Segui a dica para recuperar o meu GSA-4081b. Antes da intervenção, não conseguia sequer ler o conteúdo de cd ou dvd. Após ela, o GSA-4081b voltou a funcional plenamente, inclusive gravando cd e dvd.

Em tempo: no caso do GSA-4081b, para passar a graxa lubrificante (branca em metal e silicone onde há plástico), o acesso é pela outro lado, inverso do mostrado nas fotos. Neste caso, não é necessário desconctar cabos.

Perfeito,

Xavante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por vandrerm@28 de fevereiro de 2005, 00:22

Pessoal, depois que o meu LG parou eu fiquei tão bravo que comprei outro gravador...SONY DRU-710A...depois que lubrifiquei...verifiquei que o LG gravou o Disco de DVD mas no meu aparelho da sala, ele não executava direito...fiquei ######....peguei outra midia igual a anterior e coloquei no SONY deu erro no meio da gravação...ai que fiquei doido, meu gravador novo no primeiro DVD não grava....ai coloquei um dvd da marca TDK no gravador SONY e gravaou beleza...foi ai que percebi que as mídias também são importante...o erro que dava no SONY com a midia ruim era de TRACKING alguma coisa que não lembro mais.........fiquem espertos.....abraço a todos

Sabe que faz sentido.

Perdi muitas mídias quando estava tentando gravar CD EXTRA( audio e dados) , achei que era o gravador o problema ou o procedimento errado e não era, era a marca.

Troquei a marca e funcionou muito bem, acho que aquela série estava com problemas e talvez por isso estava 0.79 centavos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Basan@04 de março de 2005, 10:15

Se o gravador funcionava normalmente e de uma hora pra outra deu pau, sendo que você não instalou nenhum programa ou fez alterações, bem como não mudou de mídia, então o problema é exclusivamente do gravador. Não adianta ficar atualizando bios do gravador e coisas do tipo. Fiz um boot com disquete de inicialização do windows 98 e o gravador continuava dando problema, sequer lia um cd normal.

Consegui consertar meu gravador lg 4082b, similar ao 4081b, com os eguintes procedimentos:

1- lubrificar os trilhos do gravador, com graxa de silicone (partes metálicas) e graxa branca (partes plásticas);

2- limpar o leitor óptico com cotonete e álcool isopropílico;

3- apertar os cabos flats do gravador, as vezes pode ser mau contato;

4- abandonar o nero (estou usando o roxio e bs recorder);

:bandeira:

Não entendi, na página 2 li que era silicone para plástica e branca para metálica, QUAL é o certo?Sabe como é, quem não sabe nada de eletrônica como eu fica em dúvida! :unsure:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tallor@19 de julho de 2005, 17:20

Tenho dois drives LG 4521B CD/RW + DVD que simplesmente pararam de ler cd's, dvd's ou qualquer coisa* :D .

Quando li no neste tópico sobre a lubrificação do eixo, fiquei entusiasmado, consegui a graxa branca com um amigo e ...... NADA. NÃO FUNCIONOU. Continua na mesma. Espero que os amigos tenham mais sucesso do que eu.

valeu.

Olá, também tenho um 4521B CD/RW+DVD só que parou de ler cds e dvd lê normal.

O motorzinho dele dá barulho que vai lê e não lê nada!

Faz assim: vvvvvvvvvvvVVVVVVVVV E logo VVVVVvv e pára.

Aqui no seviço tem um e faz VVVVVVVVV na leitura e fica e lê.

É como se não engatasse a marcha e o carro apagasse entende?

Se alguém puder nos ajudar!

Meu problema é um pouco diferente mas como é o mesmo modelo talvez a solução seja parecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vandrerm@09 de janeiro de 2005, 14:50

Vendo em foruns americanos, tive uma resposta para o problema que afligem todos os proprietários deste modelo de gravador. Não sei se resolve, pois ainda não testei no meu, mas nessa semana agora eu vou testar..... se alguém fizer e funcionar postem aqui.... dizem que os gravdores param de gravar, devido ao problema no carrinho aonde o laser está instalado.....se você lubrificar o trlho o gravador volta a funcionar.....faz sentido pois, os gravadores pararam de funcionar na maioria dos casos após alguns meses de uso, então essa graxa que lubrifica o trilho pode ressecar ou derreter sei lá....talvez seja uma solução talvez não.

FOTOS DO PROCEDIMENTO NA PÁGINA 2

Oi, após atualização do firmware, lubrificação dos trilhos, o gravador esta reconhecendo a gravadora e lendo os cds, mas na hora de verdadeiramente gravar da a seguinte mensagem, buffer underrun protection activated, acho que de tanto mexer na tentativa de fazer funcionar, devo ter desconfigurado ou algo pior, por favar ajudem. :cry:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aristhon@09 de setembro de 2005, 09:12

Oi, após atualização do firmware, lubrificação dos trilhos, o gravador esta reconhecendo a gravadora e* lendo os cds, mas na hora de verdadeiramente gravar da a seguinte mensagem, buffer underrun protection activated, acho que de tanto mexer na tentativa de fazer funcionar, devo ter desconfigurado ou algo pior, por favar ajudem.

Olha posso estar tc bobagem mas..li em algum lugar por aqui mesmo acho, que o nero é que dá essa mensagem mas se você gravar com outro programa funciona beleza.

É o que me lembro de ter lido, dsc não lembrar onde. :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um LG GSA-4081B que comprei em 12/03/04 (como hoje é 11/08/05 são exatos um ano e meio), que parou de ler e egravar.

Utilizo muito pouco esse drive. Neste fim de semana que parou de funcionar, foi justamente quando mais usei ele.

Vou comprar vaselina e fazer o procedimento indicado.

Depois posto aqui o resultado.

Se não funcionar, qual modelo vocês recomendam que eu compre?

Meu gabinete é preto e o proximo gostaria que fosse preto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí galera!!!

Melhor do que este tópico, só se a LG fizesse combo que durasse!!!

Vou contar minha saga pois acho que vai ajudar alguns camaradas!

Comprei meu GSA-4081B há pouco mais de 1 ano e usei poucas vezes - gravei no máximo meia dúzia de CD´s. Há 1 mês ele parou de ler tudo. Como aqui em casa tem muito pó e gatos que soltam pêlos prá dedéu, fiz a limpeza com aqueles Kits que o CD tem uma escovinha e nada! (Funciona no DVD da minha TV). Peguei o secador de cabelos da minha esposa, pus no modo frio e sem desmontar o Combo fiquei ventilando lá dentro. Voltou a funcionar. Há 2 semanas fui fazer a atualização Windows 98 pro XP (CD original) e ele travou no meio do processo. Meu HD ficou sem boot. Um amigo gravou os dados importantes em CD e formatamos o Winchester. O combo necas de pitibiribas. Daí surgiu outro problema: depois de 3 dias o computador não reinicializava. Pelo menu de boot vi que a temperatura da CPU estava em 95 graus - o cooler tinha ido pro espaço. Estava fazendo barulho há algum tempo... Primeira dica pros camaradas, que a gente sabe, mas às vezes não leva a sério:

1) Cooler com barulho não tem conserto: troca logo! Custa R$25 na Sta Ifigênia!

Troquei o cooler e nada! Desconectei a CPU e as memórias, reconectei e o computador ressuscitou. Mas nada da internet (Ajato) funcionar. Na empresa de um amigo detectamos que o conector de rede onboard (Motherboard PCChips MLR 810) tinha parado. Pus uma placa offboard e voltou. O combo lia DVD, mas nada com CD de nenhum tipo. Falei com 3 técnicos ele me deram o mesmo diagnótico: Esquece e compra outro, fica mais barato (o menor valor cobrado por hora dos caras é R$ 65). Sexta à noite, já me preparava pra ir à Sta Ifigênia comprar um Leitor/gravador de CD (R$105) e achei este fórum. Sábado fui até "a rua dos Timbiras e achei a graxa de silicone e branca por R$20. Outra dica:

2) Procure em alguma eletrônica perto da sua casa e peça as graxas de graça! Uma tampinha de refrigerante com metade de cada graxa dá pra lubrificar umas 5 vezes! ( E aí você economiza 20 contos, fora o dinheiro do busão)

Abri o combo e sem desconectar a placa limpei o que deu nos trilhos e lubrifiquei. Liguei e ele lia DVD e CD´s originais. Só. Abri novamente, desconectei a placa e fiz uma limpeza e lubrficação mais caprichada, passou a ler CD´s gravados mas parava no meio e travava. Um camarada aqui no fórum falou em lixar os trilhos onde o leitor óptico corre. Aí vai outra dica:

3) Use lixa d'água 500 ou 600, levemente umedecida (resista à tentação de usar lixa de parede 150!!!)

Limpei e lubrifiquei de novo após lixar. Bingo!!! Está gravando CD e DVD e lendo tudo de novo!!!

Obrigado aos colegas pelas dicas. Desculpem pelo post enorme. Espero ter ajudado mais um pouco.

Abraços

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, essa dica caiu do céu!!!

Também tenho um Combo da LG 4521b e ele dá pau pra gravar só ta prestando pra ler DVD e CD... tive que comprar outro gravador a parte. Vou tentar fazer isso para ver se funciona B)

Mas eu tenho uma dúvida quanto ao material a se usar na lubrificação... não seria melhor usar:

pó de grafite (aquele usado no eixo das impressoras) nos contatos metálicos

e

graxa de silicone nos contatos plásticos

Abri um drive ontem que não funciona e vi que nos metais paralelos onde o canhão corre tem a graxa branca, e naquele metal espiralado que faz com que o canhão se movimente tem uma graxa amarela tipo mostarda...

Qual seria o nome dessa graxa amarela se eu quiser comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Paul_Durow@21 de fevereiro de 2005, 19:21

galera.. estou com imensas dificuldades em encontrar a graxa de silicone ou graxa branca. o maximo que encontrei foi vaselina solida que acho que não serve.

alguem pode me dar uma dica onde encontro esses produtos?

lojas de que?

Então Paul, não sei se você já foi em alguma, mas por se tratar da manutenção de um equipamento eletrônico, procure por LOJAS DE ELETRÔNICA. Não posso te dar a certeza porque não precisei procurar (ainda) por esta graxa, mas imagino que estas lojas sejam as melhores opções. Se você não encontrar, pelo menos o vendedor saberá lhe dizer onde procurar.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Magaren@27 de fevereiro de 2005, 16:37

O que você usou para limpar a lente??

Magaren, o melhor produto para se limpar o canhão óptico é o ÁLCOOL ISOPROPÍLICO, pois NÃO CONTÉM ÁGUA, que é o inimigo nº 1 dos equipamentos eletrônicos. E a ferramenta, que pode ser encontrada facilmente em qualquer casa onde as pessoas prezam pela higiene pessoal, é o nosso amigo COTONETE.

O ÁLCOOL ISOPROPÍLICO (don't forget it) é encontrado em lojas de equipamentos eletrônicos e não é muito caro [ ahco que entre 10 e 15 reais (preços de Brasília) ], levando-se em conta que um vidro dá para limpar 847.549 canhões (hehehe).

Passe o cóton com o álcool (ISOPROPÌLICO) e depois passe a seco, e está LIMPO !!

:bye: see ya

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O minha combo lg também estava com esses problemas, e eu fiz a lubrificação e voltou a funcionar direito, na verdade ela ta até melhor do que antes, tem alguns probleminhas, mas acho que ela ainda vai demorar um tempo pra se acostumar, porque logo depois que eu fiz a lubrificação, ela ainda não funcionava direito, mas eu ficava tentando varias vezes e de repente ela ficou boa e agora ela já grava a 4x e 8x pelo menos e perfeitamente, já gravei uns 30 cds e nenhum deu erro, apenas quando eu tentei gravar em velocidades maiores, mas acho q aos poucos ela vai melhorando..... eu espero :unsure:

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

Tenho um gravador de DVD LG GSA 4081-B. Ele parou de ler CDs e gravá-los. Bom, passei a graxa branca conforme lido e cai na asneira de atualizar o firmware. Resultado: Ele parou de gravar region free só gravando a 4. Infelizmente comigo a graxa não funcionou. Queria uma ajuda para destravar o gravador. Alguém poderia me indicar algum software ou algo parecido?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

cara eu tenho um desses , meio sem qerer mas tenho

tpo eu tinha o GSA 4082B aí eu levei numa loja e trocaram por um 4081B "QUE não FUNCIONAVA"

aí eu mi irritei tentei destrocar mas a loja ##### não destrocou,

então: abri ele peguei a placa de circuito impresso e limpei toda ela com alcool isopropilico, e limpei o leitor também, o gravador volto a funciona!

só q com um porém!

ao invés de ele gravar a 8x ele só grava a 2x ;\ n sei porque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá pessoal, enquanto tiver gravador\leitor cd\dvd da lg, esse tópico vai existir, é que é o mais barato, então vende, longe de ser ótimo é no maximo razoavel, hoje custa em torno de r$ 200,00, então, se voç tiver sorte, consegue usar um ano ou mais, depois fora e compra outro, eu tenho esse 4081b a mais ou menos dois anos, com tres meses de uso começou com esse problema, às vezes lê\grava, outras não, em um dia funcionava, noutro não, hoje ele funciona perfeitamente, então vou descrever o que eu filtrei das inúmeras vezes em que ele parou de funcionar:

- fiz a primeira manutenção com 6 meses(limpeza da lente, lubrificação, contactos das fitas e fios).

- na primeira vez que abri não havia nada a limpar ou lubrificar, observei com lampada forte e lente de aumento de bancada de eletrônica que não havia indícios de sujeira.

- testei em outras cpus e apresentava o defeito.

- troquei o nero por outros, continuava o defeito.

- troquei drives\firmware, nada......

-colocava uma mídia de qualidade(cd ou dvd), viva,viva,viva, funcionava.........

- observei que ele sempre apresentava o defeito em uma mídia ruim e logo em seguida nem a mídia boa funcionava.

- toda vez que utiliizo primeiro mídia boa ele funciona, logo em seguida coloca mídia ruim(às vezes funciona, outras não), quando começo com mídia ruim, ele não funciona.

- mídia ruim que eu digo são mídias regraváveis, utilizadas várias vezes.

- eu tenho uma mídia aqui, r$ 5,00(dvd-rw princo), que é só colocar e o defeito aparece, tenho outra imation,r$ 19,00, que funciona perfeitamente.

- em mídias gravaveis funciona perfeitamente, desde que não tenha usado uma mídia ruim antes.

finalizando, não sei se minha experiência vai ajudar alguém, no meu caso com essas limitações eu consigo fazer o aparelho funcionar, há também que observar que outros problemas podem existir....

- problemas eletronicos, solda fria, queima de componentes, etc.

-desalinhamento ou queima do leitor optico.

-problemas no assento da midia(aquela roda de borracha que se encaixa no cd).

-cumpre observar que toda vez que voç desmonta e torna a montar, ele quase sempre funciona(quem entende de eletrônica sabe disso), pode ser estática, contactos de energia e cabo ide, aterramento com o chassi.

-bandeja não fechando perfeitamente, o cd roda mas o leitor não consegue acessar parte dele.

-mudança de temperatura, umidade afetam principalmente as midias de má qualidade, elas podem ser lidas em um dia quente e não em um dia frio e vice-versa., podem empenar em um dia quente e voltar ao normal em um dia frio, e por hai vai........

se o sistema operacional acusa o hardware, ele aparece no auto da bios e no explorer, o nero detecta o hardware, mas diz que não tem mídia, voç sabe que a mídia está rodando dentro do hardware, ou pode estar parada, observe isto, nem o explorer nem o nero ou outro consegue ler a mídia, ás vezes o nero diz que gravou e o explorer não consegue ler e vice-versa.,...... o problema não é no hardware, é na midia.

pelo que já fui ajudado neste fórum, espero retribuir ajudando alguém.

-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É........

Minha gravadora LG também estava dando esses problemas descritos no fórum...

Eu lubrifiquei com graxa branca, mas aparentemente não tinha resolvido.

Como eu já tinha feito vários testes antes, resolvi continuar testando.

Aos poucos, ela tá melhorando - tá quase boa....

Acho que antes de achar que a lubrificação não vai dar certo, aconselho a todos continuar insistindo na leitura das mídias. Acho isso faz a graxa espalahar e por fim funcionar. Se não ficar 100%, vou tentar o esquema das lixas.

Mas acredito que tudo vai dar certo!!!!!!

Obrigado pelo ótimo fórum!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu de novo....

A minha leitora aos poucos parou de ler de novo.

Abri mais uma vez e reparei que a graxa que eu coloquei virou uma 'fezes' no trilho... limpei, passei graxa de novo, mas misturei a graxa com um pouco de óleo de máquina.

A graxa branca que eu estou usando não parece com a graxa branca que eu já vi em componentes eletrônicos. Ela parece mais grossa....

Alguém sabe se existe mais de um tipo de graxa branca?

A minha consegui com meu primo, que comprou ela numa loja mecânica para por na sua moto. Será que a graxa branca automotiva é diferente???

depois de fazer a 'mistura' de graxa + óleo, voutou a ler PERFEITAMENTE.

Mas quero fazer tudo com os materiais certos...

Meu DVD é louco..........

:tantan:

Só lia DVD, agora lê tudo de novo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!