Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como consertar LG GSA-4081b


vandrerm

Posts recomendados

Pessoal,

Tenho um LG GSA-4163b que parou de funcionar recentemente. O computador identifica o hardware como funcionando corretamente mas quando ponho um cd, o gravador não funciona.

Antes de abrir e após fechar a gaveta, o gravador faz diversos estalos seguidamente, a luz acende e fica nisso. Parece que ele tenta ler, mas não consegue.

Minhas dúvidas são:

- Houve algo semelhante nos gravadores de vocês antes de tentarem fazer a lubrificação?

- A qualidade das midias pode causar danos ao gravador?

- Pra que serve o firmware? Este pode ser o problema? Em que site eu posso encontrar o arquivo certo para o meu caso?

Obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FUNCIONOU APOS LUBRIFICAR

Olá colegas, todos os problemas relacinados acima eu resolvi apenas lubrificando a gravadora, vou colocar a minha experiência.

É minha 3 gravadora, mais desisto de apenas trocar, vou abrir, nunca fiz isso, mais valeu a pena..., vou cancelar a compra de outra que já tinha encomendado.

É um gravadora de DVD LG HL-DT-ST GSA-4081B com 1 ano de uso, pouco uso, gravei us 15 DVD e 40 CD no máximo.

Com esta gravadora de DVD LG HL-DT-ST GSA-4081B tivo os seguintes sintomas depois de 1 anos de uso, Detalhe eu toco DVD pirata de filme direto na gravadora.

-Parece que a cada mes que passava ficava pior para ler os CD's

-Parou de ler CD normal, meu foco era DVD, tudo bem.

-Começou depois a não gravar mais DVD, falhava 80%, apenas lia DVD com dificuldade

-Dificuldade cada vez maior de leitura de DVD piratas.

-Colocava alguns CD e DVD e vinha em branco.

-Parou totalmente, somente escutava barulhos, como se tivesse engripado.

Solução

Abri ela e coloquei óleo SINGER na carrinhos e limpei bem o cabecote de leitura, com óleo dura pouco mais de uma semana, mais beleza amanha como graxa branca, mais para quebrar o galho por uma semana resolve.

Pessoal, FUNCIONOU!!!!! A gravadora esta como no primeiro dia, lendo e gravando tudo......

Outra dica legal foi ter atualizado a BIOS da gravadora, é perceptível que a gravadora lê com mais agilidade principalmente os CD's normais, mais claro que o update da BIOS não resolve problema de leitura, mais vale a pena fazer.

Obrigado fórum pela atenção.

Link onde baixei o update para o firmware

http://tdb.rpc1.org/

Link onde peguei a manha para abrir segurança a gravadora, tem umas manhas, obrigado GRECO

http://forum.clubedohardware.com.br/index....23840&st=20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Vamos lá...gostei do tópico...muitas pessoas resolvendo os problemas... :palmas: até me deu um pingo de esperança agora...kkkkkk

bom meu gravador ele Lê DVD e CD´s de musica originais ele lê ..

só que de resto nada CD-r nem fufu ele lê, e também não grava...ele tá um erro write num sei das quantas...

amanhã vou fazer estes procedimentos...e venho aqui dizer se funcionou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so pra constar

meu 4160b comecou a apresentar problemas ( já ate arrumei um novo ), ele dava erro ao verificar os dados em 78%... lubrifiquei e agora não da mais =D

ah obs: como estava sem graxa aqui e não ia perder muita coisa usei oleo de cozinha ( sim oleo de milho ), so pra testar mesmo, como deu certo amanha vou atrás da graxa branca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

oi...

meus dois drives d dvd da lg deram pau, o HL-ST-ST RW/DVD GCC-4520B (52x24x52x, 16xDVD), e o segundo um combo gravador de dvd HL-DT-ST DVDRAM GSA-4163B, eu quero saber se este procedimento pode funionar neles, e, mais uma coisa, pelo menos aqui no meu pc, o tópico com as fotos de como abrir a unidade de dvd, não esta aparecendo imagem nenhuma!!!!

minha ultima esperança é tentar consertar eles, porque senao vou ter que juntar dinheiro pra comprar ou um samsung ou um pionner!

brigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

Oi Galera esta técnica de lubrificar o trilho do DVD funcionou também com o meu combo DVDRW do Acer Aspire 3000/3004 o modelo do DVD é um SlimType DVDRW SSM-8515S. O Drive de DVD parou de ler e gravar da noite para o dia. Apenas lubrifiquei o trilho e ele voltou a funcionar. Valeu pelo tópico e parabéns. Dá para notar que este tópico é mesmo um sucesso só pelo número de postagens. Cabe aqui salientar que esta tecnica funciona também em grande número de casos de problemas com impressoras HP deskjets e outras, segue então a dica da lubrificação dos trilhos. Abraço a todos e boas gravações/leituras. Creio que deve funcionar para uma grande quantidade de leitores e gravadores de DVD também.

Abraço a todos

:joia:

post-87866-13884924247235_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eaw galera!! Hoje lubrifiquei minha gravadora GSA - 4081b que já estava parada a mais de 3 meses, e funcionou perfeitamente!! Estou assistindo um filme nela agora mesmo!! A uns 3 meses atrás, liguei o computador e coloquei um DVD, mas a gravadora não leu de jeito nenhum, e no dia anterior estava tudo perfeito!! Foi, literalmente, da noite pro dia, que ela parou de funcionar!! Vou continuar testando ela e ver se não vai dar mais problemas... Usei graxa branca e de silicone, mas foi muito difícil para achá - las, mas consegui!!!

Valeu pelas dicas, e, por me ajudarem a evitar de ter de comprar uma nova!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, pessoal, eu tenho um gravador LG GSA-4163b, que estava gravando normalmente até semana passada, quando no meio de uma gravação deu "I/O error" e simplesmente travou. Após interromper os programas, verifiquei que nenhum disco (CD ou DVD) que eu coloco nele é carregado, digo, ele não gira o disco. Eu já abri o gravador e verifiquei que a unidade optica está ok, ela faz toda a sequência de inicialização, porém o motor que gira o disco não dá sinal de vida. O motor está ok, eu já testei em uma fonte separada. Também testei os flats, coloquei em outro micro e nada.

Alguém já pegou esse problema? Eu também tenho um gravador de CD da LG, com cinco anos de vida e ainda está perfeito! É a primeira vez que eu vejo isso de todas as unidades que eu já tive. Esse gravador de DVD deve ter mal um ano!

Obrigado por qualquer ajuda. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Galera aproveitando o topico.Tenho um 4082b da LG peguei emprestado um hd pra fazer backup,liguei em Slave gravei o Primeiro DVD depois ele parou de ler.Liga ejeta a bandeja mas não Le ,já desmontei limpei,lubrifiquei o leitor movimenta mas não roda o motor do Cd.Alguem poderia me Ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu gravador é um lg 4167b.

neste sábado, estourou um cd dentro dele, ai fui e limpei, abri e tirei os restos do cd.

agora ele n grava mais nenhum cd, aparece essa mensagem no nero "erro de foco ou tracking"

será q se eu fizer uma lubrificação ele volta a funcionar?

eu uso o que para lubrificar?

falou, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu ainda não fiz a lubirficação porque não tenho nem graxa branca nem graxa de silicone em mãos, mas eu acho muuuuuuuuuito estranho o que aconteceu comigo, antes de gravar 1 dvd meus 2 drives perfeitos (gravador de dvd e combo cd+dvd), depois de gravar o dvd nenhum dos dois lê mídia rw. O meu é esse gsa-4081b e o combo gcc-4480b

q porcaria é essa? to muito ######, é impossível uma coisa dessas acontecer, as duas funcionando perfeitamente e depois de gravar um mísero dvd-r as duas param de ler mídia regravável e o gravador de dvd não deixa nem selecionar a última faixa de um dvd multisessão pra terminar de gravar...

É coisa mais ridícula do mundo isso. LG nunca mais, não é a primeira vez q deu problema comigo e pelo tamanho do tópico já deu pra perceber que não são casos isolados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Aee parabens pela dica, mas tenho 2 duvidas..

- posso passar a graxa branca em todos os lugares demarcados no tutorial? (apontados com a flechinha)

- tambem estou em duvida em que tipo de graxa branca comprar liquida ou em pasta? devo comprar a liquida certo?

valeu

pasta amigo..liquido não..pode estragar algum dvdr caso escorra na hora da gravaçã e tudo mais..pode passar a graxa sem problemas...quando for comprar procure em alguma loja de rolamentos...e peça graxa branca ou de silicone..eu comprei graxa branca

mas depois de 2 semanas voltou o problema de não ler o dvd,###### meu...ter que abrir novamente o gravador e lubrificar tud de novo :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Seguinte, na bobeira entrei nesse tópico, e gostaria de dizer o seguinte, esperando que o autor não fique chateado:

Muito obrigado.

Nessa brincadeira, recuperei nada menos que 4 DRIVES!!!!!!

Estavam guardados para um dia, sei lá, botar fogo e fazer churrasco, mas acho que o churras vai ter que ficar pra outro dia!!!

Obrigado mais uma vez ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!