Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente boa dia!

Pessoal poderiam me tirar uma dúvida, comprei um filtro de linha bivolt, confesso que não é original, são esses bem "paraguai" encontrado na shopee. A tensão da minha cidade é 220V e eu queria substituir o modo isolador pelo filtro de linha, acontece que, ao ligar meu pc no filtro de linha, só vi estalo e a fumaça subindo, a chave de minha fonte de alimentação do pc estava no 115V se não me engano. alguém poderia me tirar uma dúvida e explicar o que aconteceu, e caso eu compre outra fonte de alimentação que seja bivolt, posso ligar no filtro de linha mais ou menos?!

Postado

Antes teu módulo isolador atuava como transformador, coisa que o filtro de linha não faz. Ao tirar, você ligou a fonte no dobro da tensão e explodiu, simples assim 🙂

Se comprar uma fonte full range, pode ligar direto no filtro da linha ou na tomada. O negócio agora é torcer pra fonte fuleira ter estourado antes de danificar outras peças com a sobretensão...

• Curtir 3
Postado

@Shaman93 só me tira mais um dúvida, o certo seria antes de ligar o pc, eu mudar a chave de minha fonte de alimentação 115V para 220V para ligar no filtro de linha, certo?! Pelo que imaginei, eu podia ligar direto porque o filtro de linha é bivolt, desculpe pela minha ignorância.

pois é, tem esse detalhe também, estou com receio de ter danificado outras peças do meu computador.

• Moderador
Postado

@Kelt0n O filtro de linha era bivolt, sua fonte não era full range. Como o Shaman explicou, o filtro não atua como transformador, você efetivamente ligou sua fonte no dobro da tensão, então sim tinha que ter mudado a chave da fonte.

• Curtir 1
Postado

@Kelt0n Sua fonte explodiu porque é uma fonte genérica ainda com a maldita chave seletora vermelha, projeto do século passado, agora faça um favor a seu PC compre uma fonte decente e moderna como a MSI MAG A550BN e seja bem-vindo ao século XXI.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!