Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador (Core i3 4150) para jogos com GTX 1660 Super


gabsnass

Posts recomendados

Olá, galera. Me chamo Ana e tenho algumas dúvidas para tirar. Vou fazer um resuminho aqui:

Em 2014 eu ganhei um pc, sem placa de Vídeo, 4gb ram, (placa-mãe eu n lembro), e um I3 4150. Eu estava super feliz, pois eu era uma criança e gostava de jogar jogos de navegador. Alguns anos se passaram e eu senti a necessidade de comprar outro. Porém, meus pais estavam focados em outras coisas e eu infelizmente não trabalhava. Em 2022, com 18 anos, comecei a trabalhar e comprei um SSD de 458 gigas, coloquei 8+8gb de ram, troquei a placa-mãe e até então, eu ainda n tinha uma necessidade estão alta de comprar uma placa de Vídeo. Em 2023 com o lançamento de alguns jogos, comprei uma placa de Vídeo: GTX 1660 Super. Ela estava sendo ótima pra jogos leves como: The Sims 4 e etc. Porém, eu sentia que quando ela estava sendo usada em 50%, dava umas travadas e umas quedas de fps estranhas... Eu costumo jogar the sims com mods, ent quando eu coloquei mods gráficos e de sombras, e ela aumentou o uso, essas travadas e quedas de fps perderam a intensidade, mas ainda continuam, ou seja: (mais desempenho quando o jogo tem o máximo de qualidade).

Em resident evil 4 remake, meu jogo começou com a predefinição: (Priorizar gráficos em base de suas especificações), porém, a gpu ficava em 70, 80% de uso e dava umas travadas e quedas de fps. Fiz um teste e aumentei a predefinição para o máximo, que usa 12gb de vram, sendo que a minha placa só tem 6. E o que mais me chocou, foram que as travadas e as quedas de fps pararam um pouco. Eu sei que é o processador, como devo prosseguir? 

porque quanto mais altos os gráficos, mais desempenho eu to tendo? E quando eu coloco no máximo, existem algumas texturas que demoram pra carregar, mas quando eu coloco no que o jogo recomenda, elas carregam rápido, mas o jogo tem muita queda de fps, mesmo a gpu sendo usada 50, 60%. 

ps: sei que deveria ter comprado um pc novo, mas fiquei ansiosa e achei melhor comprar as peças separadamente. Qual processador devo comprar?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver se as memórias estão posicionadas corretamente para funcionar o dual-channel. Se a placa-mãe tem 4 slots para memórias, dizem que uma delas tem que ficar na parte mais exterior da placa-mãe, a outra memória não pode ser colocada do lado da primeira, tem que pular um slot. O processador é fraco, tem que trocar. Mas aí eu acho que tem trocar a placa-mãe também. Talvez você poderia usar a placa-mãe Gigabyte A520M DS3H V2 e o processador Ryzen 5 5600. Tem que ver também se a sua fonte é boa e se aguenta sua placa de vídeo e um processador novo. O Resident Evil 4 Remake é um jogo pesado, foi lançado também para a nova geração de consoles, ele é mais pesado que o RE2 Remake e o RE3 Remake, então pode ser que a GTX 1660 Super não consiga um desempenho muito bom nesse jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Upgrade em Core i3 4150 para jogos com GTX 1660 Super
  • Coordenador

@Anaa01 Seja bem-vinda ao Clube do Hardware. 🙂

 

Esse é um caso clássico de gargalo de processador. O Core i3 4150 é um chip dual core com HT (2C/4T), que não tem capacidade para empurrar uma placa como a GTX 1660 Super. Até recentemente eu estava em situação semelhante e troquei meu Core i5 4670K (4C/4T) porque ele não conseguia empurrar a GTX 1070Ti (um pouco superior à GTX 1660 Super) bem em todos os jogos.

 

Essa plataforma (LGA1150) é antiga. O ideal seria considerar a troca da plataforma (placa-mãe, processador e RAM), como o colega mencionou. Mas, se quiser mantê-la, considero que há apenas uma boa opção (e já vai funcionar bem com a GTX 1660 Super): importar um processador Xeon no AliExpress. O Xeon E3-1270v3, por exemplo, costuma ser ótima escolha. Ele tem desempenho bem semelhante ao Core i7 4770 e custa muito, muito menos.

 

Você precisa informar o modelo exato da placa-mãe e da fonte de alimentação para que seja possível verificar a compatibilidade. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Upgrade de processador (Core i3 4150) para jogos com GTX 1660 Super

@KairanD Eu fiz a troca de memória RAM, placa-mãe e fonte. Não é o caso de troca delas não, acho que o problema é o processador mesmo que já é antigo. Eu escrevi ali, que tinha trocado os 4gb por duas de 8 e que as duas estão trabalhando dual channel, e além do mais, troquei a placa-mãe tmb. E pelo fato da GTX 1660 super requisitar uma fonte boa e potente, eu também fiz a troca dela c:. 

Eu só estou curiosa em saber qual processador eu preciso comprar, um processador que acompanhe a GTX 1660 super.

E eu não acho que seja o caso do jogo ser pesado dms pra ela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Anaa01 Sim, o problema é o processador. A questão é que nenhum processador disponível para essa sua plataforma (LGA 1150) é realmente interessante para jogos pesados atualmente. É uma plataforma muito antiga. Para você ter ideia, mesmo o melhor processador que você poderia colocar aí (Core i7 4790K) é muito mais lento que um Core i3 12100F ou Ryzen 5 5500 (que são processadores atuais de entrada), por exemplo.

 

Por isso, para comprar algo realmente interessante (como o Ryzen 5 5600), seria necessário trocar também placa-mãe e RAM, já que as suas atuais não seriam compatíveis. Essa é a questão. É por esse motivo que eu também precisei trocar placa-mãe e RAM quando troquei o Core i5 4670K pelo Ryzen 7 5700X. 😉

 

A solução paliativa para não trocar placa-mãe e RAM é pegar o Xeon que indiquei (ou outro Xeon semelhante com 4 núcleos e 8 threads). Estou indicando isso porque não compensa investir muito dinheiro nessa plataforma. Ele vai entregar desempenho bem próximo do máximo da sua plataforma (Core i7 4790K), mas sem gastar muito. Ele custa menos de R$ 200,00 no AliExpress e tende a não ser taxado.

 

Nem toda placa-mãe LGA 1150 é compatível com o Xeon. Se você não informar o modelo, não tenho como checar isso. Quanto à fonte, sempre questionamos porque a maioria das fontes vendidas no mercado infelizmente são modelos obsoletos e de baixa qualidade. Portanto, sempre verificamos se a fonte é realmente segura. 🙂

 

Se for procurar processador no mercado nacional (Xeon ou Core i7 LGA 1150), certifique-se de não pagar mais de R$ 400,00. Não compensa pagar mais que isso. E nenhum Core i5 LGA 1150 compensaria também, já que vai gargalar a sua placa de vídeo (menos que o Core i3, mas ainda bastante a depender do jogo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Eu poderia te chamar no privado? ou não? Eu tenho algumas duvidas específicas sobre algumas coisas. E como assim a ram? você diz DDR? Como eu vejo certinho o nome da minha placa-mãe?

https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0 (minha fonte)

minhas memórias eu n to achando mais, mas foi na pichau: 8x2 = 16 DDR3 1600Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Anaa01 Não respondemos dúvidas por meios privados, pois isso impede que outras pessoas com dúvidas semelhantes tenham acesso à informação. Por isso, peço que por favor pergunte por aqui mesmo. 🙂

 

Sua fonte é bacana. Boa escolha.

 

Sobre a RAM, a sua é DDR3. Os kits mais atuais usam DDR4 (e agora DDR5). Por isso não seria compatível se você quisesse um processador fora da plataforma LGA 1150. 😉

 

Para encontrar o modelo de todos os componentes de seu computador, caso esteja usando Windows, siga este tópico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Ent, caso eu queira trocar de processador, eu vou ter que trocar as memórias? n dá pra usá-las de quebra galho por enquanto? E em questão da placa-mãe, qual você recomenda? Com custo beneficio? (Pra esse processador:  Ryzen 5 5600). Poderia me mandar o link? E sobre as memórias? quais você recomenda? E outra pergunta: Qual eu devo comprar primeiro? A placa-mãe, as memórias ou o processador? Poderia colocar uma ordem?

 

image.png.bbdf407d8ab877ad5d5ef3430eab5c94.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Anaa01 Sim, ao trocar de processador, se for pegar algo atual como o Ryzen 5 5600, você precisará trocar as memórias e a placa-mãe. E precisa trocar tudo ao mesmo tempo, porque não terá como usar cada item à parte.

 

Se for pegar o Ryzen 5 5600, recomendo pelo menos uma placa-mãe tier C, conforme esta lista: https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/. A MSI B550 Pro-VDH WiFi, por exemplo, tem aparecido em promoção com alguma frequência, perto dos R$ 700,00.

 

Quanto às memórias não tem muito mistério... São DDR4. Mas o ideal é pegar de 3200 MHz ou 3600 MHz (dois pentes de 8GB). Procure por marcas consolidadas como TeamGroup, Crucial, XPG, Corsair...

 

Sobre sua placa-mãe atual, não apareceu o modelo específico no CPU-Z. Ela é da própria Intel? Você conseguiria ver se há algum número de modelo fisicamente escrito nela? Não consegui localizar a lista de suporte de processadores para checar se ela funcionaria com o Xeon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra maneira de verificar a placa-mãe e outras informações do PC é ir na barra de pesquisa do Windows, digitar dxdiag e selecionar o comando dxdiag. Se o Windows fizer uma pergunta sobre certificado, selecionar Sim. Na tela vão aparecer várias informações sobre o PC, em Fabricante do sistema mostra a fabricante da placa-mãe, em Modelo do sistema mostra o modelo da placa-mãe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!