Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos. Desculpem o sumiço e não dar retorno ( se Deus quiser eu chego  lá) nas ótimas respostas do tópico  https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1655237-roteador-de-fibra-óptica-não-aceita-bem-o-nobreak . mas a minha vida está de pernas para o ar, e outra parte aponta pra baixo… Alem disso a urucubaca parece que baixou aqui , meu Pentium 4 velhinho que uso para editar áudio resolveu pifar. Ainda bem, eu to com tempo sobrando mesmo🥴 Peguei um Dual Core que ganhei parado aqui com uma placa ASUS 😀... mas com chipset Via😠. Dependendo do pendrive espetado  trava, não lê teclado USB fora do Windows, tive que arrumar um PS2, um lixo! 🤮Descobri que a HD dele tinha alguns poucos setores ruins bem no início e não quis colocar a HD do Pentium 4 que pifou a princípio, eu tinha uma Maxtor e uma Samsung antigas mas com pouquíssimo uso paradas aqui, ambas de 500 GB 3,5 polegadas. Pra ver que dados tinham e transferir pro meu notebook usei um conversor Sata para USB 3.0 que tenho há um bom tempo. Quando comprei era um um kit com uma fonte de 12V x 2A, o adaptador e um cabo USB 3.0 removível.Usb_adapter2.jpg.d305b035b333755d3dc8c71a36db2483.jpg

Diferente dos que tem à venda hoje o 5V é obtido dos 12 V da fonte e não do cabo USB. Já usei ele muito sem nenhum problema, mas dessa vez as DUAS HDS pifaram na operação. A Maxtor funcionou bem a princípio mas o Windows disse para examinar que estava com problemas o que normalmente eu ignoro. Mas dessa vez dei um CHKDSK  e… clack clack clack.😭.

Conectei a Samsung que também funcionou a princípio mas logo os leds do adaptador apagaram … A necropsia da HD revelou que o +5 V entrou em curto, quase certeza foi um daqueles zeners (ou seja lá o que é aquilo) que ficam em paralelo com a alimentação, já vi isso em outros carnavais, acontecia nas Seagate Barracuda da 1a década do milênio.

Zeners.jpg.bb0ee8a8eac30ecb7b165f50bf2a430e.jpg

Na bancada conectei a Maxtor (dos claks) como carga para medir o Ripple na alimentação. Tinha um pouquinho no 12 V e no 5 volts nada mensurável. As tensões estavam dentro do normal , 12,23 V e 4,9 V. Abri a fonte e vi uma craca branca na placa embaixo do CI e perto dos fios de entrada e saída, alguém já viu algo parecido?

craca.thumb.jpg.c166dba56f46b0e47b0e6c13cde62c22.jpg

Nenhum eletrolítico estava vazando, mesmo assim arranquei quase todos para medir e examinar, o de 22uF x 400 V na entrada e dois de 560uF x 16 V na saída com um mini choque entre eles. No multímetro deram valores próximos e compatíveis. O choque deu míseros 0,03 uH, é só isso mesmo? Limpei a craca com álcool isopropílico e coloquei um elco. de 1000 uF x 16V no lugar de um dos de 560.

modem1.thumb.jpg.5f4ec409d02b8a5410511eb6511c13f1.jpg

Coloquei ela no modem de fibra do outro tópico e o problema de resetar sumiu. Mas estou sem HDs "cobaias" pra experimentar o conjunto todo. Até por isso acabei usando a HD com setores ruins mesmo, o S.M.A.R.T. dela estava OK, fiz uma formatação completa. Mas durou só duas semanas, desenvolveu mais um quadrinho vermelho no HTtune do Hiren's Boot e bye bye Windows. Que felicidade 🤪!! 

Clipboard01.jpg.8143128ee5080fd06e78975076c231cc.jpg

Pergunta de 1 milhão de Bytes… será que foi o conversor USB que pifou as HDs ou será que foi algo do tipo conjunção de Marte com Saturno?

A famigerada trilha 0 fica ao lado desses setores ruins ou no outro extremo?

Aqueles diodos são zeners ou o que?

Hds antigas podem desenvolver problemas mesmo quietinhas numa gaveta?

Obrigado por hora.

• Membro VIP
Postado

-HD tem vida útil. Algo como 6 anos pra moderado,  4 pra normal e 2 pra intenso com tolerância de +100 -20%

-sim parado na gaveta mofada e úmida pode zoar

-sim fonte com problema e ripple causa dano no HD

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

algo parecido?

-sujidades devido à química dos componentes + umidades + mofo + etc

-HD é coisa do passado. Migre pra SSD.

-Salve dados importantes na nuvem. Compartilhe a senha com alguém mais novo de confiança.

-😉

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

vida está de pernas para o ar

-tmj

-🥴

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 14/09/2023 às 13:33, .if disse:

-HD é coisa do passado. Migre pra SSD.

Concordo em gênero número e grau. Já estou migrando conforme o escasso $$$ pinga. O meu note principal e o da minha mãe já ganharam uma. Os dois desktops e outros 2 notes estão na "lista de espera". kkk

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!