Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos. Estou com um probleminha aqui na casa da minha mãe. Aqui é meio distante e quando venta muito a energia da rede elétrica fica dando pequenas “piscadas” ou cai de vez. Por isso eu coloquei na sala, onde se concentra a parafernália eletrônica um nobreak antigo da Raghtec, desses que usa transformador de chapas comum com uma bateria automotiva de 60 AH. A parafernália, um notebook velho Dell Core2Duo ligado numa TV de 32 polegadas (a gente só assiste TV pela internet), um Vídeo cassete e quando estou aqui o meu próprio notebook (que ligo na sala porque a bateria já era e as falhas de energia vão estragando o Windows) aceitam o nobreak numa boa. Já o modem/roteador de fibra óptica do provedor de internet funciona bem quando a energia desliga mas, quando a energia retorna e o nobreak chaveia de volta do inversor para a tomada, ele resseta e demora uns minutinhos chatos até conectar de novo. Assistir TV quando venta é um saco, cada piscada na energia o nobreak entra em ação por 2 segundos e tem que esperar a internet voltar.

Há um mês atrás dei uma abridinha na fonte do roteador, pelo que lembro uma fonte chaveada dessas bem comunzinhas, ponte retificadora + um eletrolítico acho que de 22 uF x 400 V na entrada, conversor flyback pro trafinho e um eletrolítico de 1000 uF x 16 na saída. Não sei se o problema é por causa do ruído do chaveamento ou porque os eletrolíticos são mixurucas ou outra causa. O que vocês acham?

• Membro VIP
Postado

No meu modem de linha discada (minha teoria era que) quando tinha queda mudava o ip e eu não conseguia ver mais meu dvr pela net. Tinha que atualizar o registro no noip.com que curiosamente não cumpria sua missão de me auxiliar nisso. Minha ideota foi colocar uma bateria de nobreak no modem - já que ele funcionava a 12V. Meio que deu certo. Mas em seguida deduzi que quem mudava o ip era o provedor e não necessariamente o modem... Mas isso tem nada a ver com seu problema exceto pela ideia da bateria🙃

Portanto fica a dica/alternativa: alimente seu modem com bateria 12V e esta com a fonte do modem. Pode deixar tudo em paralelo mesmo mesmo não sendo 14V. Suponho ser mais barato e eficiente do que um nobreak e mais: não permite queda no vcc do modem.

• Curtir 3
Postado

@Andreas Karl ,

A fonte está dimensionada no limite, e quando o no-break comuta, o ruído está passando pela fonte chaveada e isso reseta o seu roteador.

O que você pode experimentar é aumentar esse capacitor de 1000 uF para 2.200 uF DO MESMO TIPO, e torçer para a fonte não achar que é um curto circuito e paralisar o funcionamento .....

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

quando o no-break comuta

... deixa um tempinho sem alimentação na sua fonte. A ideota do capacitor do Paulão é válida e se compara - ainda que a um nível mais baixo -  à minha da bateria (no lugar do capacitor). Caso a causa seja não ruído mas sim o tempo desenergizado longo, uma ideota ainda maior é aumentar o capacitor do primario ou caso prefira não desmontar a fonte, colocar uma ponte e um capacitorzão por fora a alimentar seu modem. .. pode manter ele vivo por muitos segundos. Reconheço que isso não é projeto pra pessoas normais.🤪

• Curtir 1
Postado

Eu simplesmente ligaria esse modem na bateria de 60Ah.

Colocaria um regulador de tensão pra manter a tensão de alimentação correta. Esses aparelhos são meio enjoados. 

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

Tenho visto vários circuito de nobreak CC-CC para modem e roteador na Internet. Só não montei um desses porque o modem daqui é alimentado pela rede elétrica. Dentro certamente há uma fonte mas não abri porque o modem não é meu e sim da operadora, em regime de comodato.

Faz tempo que a operadora não troca o modem - teve um tempo em que ela trocava com bastante frequência, sei lá... uma vez por ano, mesmo sem eu mudar de plano. Mas vai que eles decidam mudar... aí terei que pagar pelo modem deles que mexi, aceitar o novo e ainda por cima vou ficar com um igual a mim: um velho inútil, rs...

Sei lá... só para lembrar desse regime, comodato...

(Se bem que se não tiver um lacre, se abrir com cuidado, apenas trocar o capacitor por um maior, e fechar com cuidado, os técnicos não tem nem como saber que foi mexido, né?)

* - Trocar o cap ou ainda injetar os 12v bem reguladinhos direto da bateria...

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Só não montei um desses porque o modem daqui é alimentado pela rede elétrica. Dentro certamente há uma fonte mas não abri porque o modem não é meu e sim da operadora, em regime de comodato.

O daqui era assim também.

E até abri ele uma vez porque o conector do cabo de sinal estava solto, com solda fria. 

Mudei de plano e trocaram por um de fonte externa.

Já até pensei em fazer a ideia que sugeri acima nele, mas aqui falta pouco a energia elétrica. 

Seria fácil, já que é só o modem (que também faz a função roteador). Uma bateria daquelas 12V /7A da conta de sobra. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!