Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede lenta pelo wifi


San-R

Posts recomendados

Em casa eu tenho um PC e um servidor de mídia. Transferindo arquivos pela rede cabeada eu conseguia entre 90 e 100 MB/s de taxa entre o PC e o servidor, o limite da placa de rede. Precisei mudar o PC de lugar e pra ter internet e acesso à rede instalei um adaptador Wifi 5Ghz. Nas propriedades do adaptador aparece um link de 650 Mbps. A taxa de download e upload da internet ficam, respectivamente, em 190 e 130 Mbps. Minha internet é de 200 Mbps. No entanto transferindo arquivos entre o servidor e o PC pelo Wifi a taxa fica em torno de 18 MB/s (que dá uns 140 Mbps). Tem algum jeito de aumentar essa velocidade? Fiz um teste com um programa e do PC para o servidor ficou em 20 MB/s e do servidor para o PC ficou quase os 100 MB/s da rede cabeada. Mas no uso real a velocidade não passa dos 18 MB/s em ambos os sentidos. Alguma dica? Já procurei em tudo quanto foi lugar nas propriedades do adaptador e nas configurações do roteador e não achei nada que pudesse aumentar essa velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sabe que a velocidade reportada por esses medidores de tráfego com a internet nada tem a ver com a rede local. E esses testes também nada garantem mesmo em relação ao tráfego com algum servidor na internet. Esses serviços não processam os dados nem quando enviam nem quando recebem. Nada significam exceto uma (vaga) possibilidade.

 

Seu computador pode sequer conseguir processar 18MB/s. Um site pode ter limitadores e não entregar nem perto disso para uma dada conexão.

 

Para um servidor de mídia 18MB/s é suficiente para mais de uma conexão de vídeo mesmo a 4K ou até mais. Que serviço usa? Plex?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, arfneto disse:

Acho que sabe que a velocidade reportada por esses medidores de tráfego com a internet nada tem a ver com a rede local. E esses testes também nada garantem mesmo em relação ao tráfego com algum servidor na internet. Esses serviços não processam os dados nem quando enviam nem quando recebem. Nada significam exceto uma (vaga) possibilidade.

 

Seu computador pode sequer conseguir processar 18MB/s. Um site pode ter limitadores e não entregar nem perto disso para uma dada conexão.

 

Para um servidor de mídia 18MB/s é suficiente para mais de uma conexão de vídeo mesmo a 4K ou até mais. Que serviço usa? Plex?

 

 

Eu uso o Jellyfin mas esse não é o problema. Uso o servidor também para fazer alguns backups do trabalho de minha esposa, normalmente uns arquivos grandes de vídeo e imagem. E nessas transferências que noto a velocidade baixa. Tanto que as vezes compensa mais abrir uma instância do FileBrowser no navegador para baixar de ou subir para o servidor do que usar o compartilhamento do Windows, que seria o jeito mais fácil para minha mulher fazer os backups por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2023 às 14:54, San-R disse:

Em casa eu tenho um PC e um servidor de mídia. Transferindo arquivos pela rede cabeada eu conseguia entre 90 e 100 MB/s de taxa entre o PC e o servidor, o limite da placa de rede. Precisei mudar o PC de lugar e pra ter internet e acesso à rede instalei um adaptador Wifi 5Ghz. Nas propriedades do adaptador aparece um link de 650 Mbps. A taxa de download e upload da internet ficam, respectivamente, em 190 e 130 Mbps. Minha internet é de 200 Mbps. No entanto transferindo arquivos entre o servidor e o PC pelo Wifi a taxa fica em torno de 18 MB/s (que dá uns 140 Mbps). Tem algum jeito de aumentar essa velocidade? Fiz um teste com um programa e do PC para o servidor ficou em 20 MB/s e do servidor para o PC ficou quase os 100 MB/s da rede cabeada. Mas no uso real a velocidade não passa dos 18 MB/s em ambos os sentidos. Alguma dica? Já procurei em tudo quanto foi lugar nas propriedades do adaptador e nas configurações do roteador e não achei nada que pudesse aumentar essa velocidade.

 

Qual o modelo do adaptador e do roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, edu.dnb disse:

Por causa da placa de vídeo eu não tenho como instalar uma placa dessa, não tenho espaço. E sobre o wifi 6, o roteador diz ter mas não sei como seria o funcionamento ou compatibilidade então queria evitar ter que comprar mais um equipamento sem ter certeza.

@edu.dnb Eu estava dando uma pesquisada e pelo jeito não tem muito o que ser feito. Mesmo se eu conseguisse o link total de 650 Mbps que as propriedades do adaptador mostra, em condições ótimas eu conseguiria no máximo 32 MB/s, considerando as perdas e limitações comuns do wifi. Estou conseguindo 19~20 MB/s e acho que vou ter que me contentar com isso até poder passar um cabo. 🥲

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, San-R disse:

Por causa da placa de vídeo eu não tenho como instalar uma placa dessa, não tenho espaço. E sobre o wifi 6, o roteador diz ter mas não sei como seria o funcionamento ou compatibilidade então queria evitar ter que comprar mais um equipamento sem ter certeza.

@edu.dnb Eu estava dando uma pesquisada e pelo jeito não tem muito o que ser feito. Mesmo se eu conseguisse o link total de 650 Mbps que as propriedades do adaptador mostra, em condições ótimas eu conseguiria no máximo 32 MB/s, considerando as perdas e limitações comuns do wifi. Estou conseguindo 19~20 MB/s e acho que vou ter que me contentar com isso até poder passar um cabo. 🥲

 

Obrigado pela ajuda.

 

Tem USB

Quanto a compatibilidade, é conectar como qualquer Wifi. Veja o que for melhor pra você

 

https://pt.aliexpress.com/item/1005006013243537.html?spm=a2g0o.productlist.main.11.165d5ad3lDQjWx&algo_pvid=12b250a3-cddb-4846-92f3-2e5aefda3cea&aem_p4p_detail=2023091717351816371566511438560003309613&algo_exp_id=12b250a3-cddb-4846-92f3-2e5aefda3cea-5&pdp_npi=4%40dis!BRL!170.64!68.27!!!33.37!!%402101ea7116949973189002013ea6cf!12000035321887198!sea!BR!907179021!S&curPageLogUid=BbZwv2cjKkQ9&search_p4p_id=2023091717351816371566511438560003309613_6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2023 às 21:37, edu.dnb disse:

Agradeço a ajuda mas pesquisando direito eu não vou conseguir nada melhor que os 20 MB/s com o Redmi AX5 mesmo. Ele tem velocidade máxima de 1201 Mbps no Wifi 5 e 6. Considerando as perdas já está no máximo. Eu precisaria de um roteador novo e de um adaptador com maiores velocidades. Esse USB que você me indicou, apesar de ser chamado de AX3000, usa um chipset que trabalha até 1800 Mbps, segundo o datasheet do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!