Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nos últimos meses, tenho enfrentado um grande problema em relação ao meu setup. Todos os programas que utilizo frequentemente param de responder, como o Blender, Photoshop e Illustrator, mesmo quando não estou realizando tarefas muito pesadas. Ao verificar no gerenciador de tarefas, percebo que a RAM, o Processador e a GPU não estão atingindo seu máximo desempenho, geralmente não ultrapassando 50%.

Possuo um PC intermediário, equipado com um Ryzen 5 5600g, 32GB de RAM, RTX 4070 e um SSD M.2 (que não utiliza mais do que 70% de sua capacidade total). As peças não superaquecem graças ao water cooler e aos fans, mas realmente não tenho ideia do que fazer ou qual componente substituir para resolver esse problema. Além disso, meu PC não apresenta perda de desempenho durante o uso, exceto por esse inconveniente. Normalmente, abro e uso os programas livremente, embora não tenha vários programas abertos simultaneamente, o que poderia ser uma causa desse problema. Vocês podem me ajudar?

• Membro VIP
Postado

@Luiz Fabio Tarde

Vi em outro tópico seu que você usa uma fonte de Fonte 650w, essa fonte tem marca e modelo.

Fonte de baixa qualidade, prejudica o desempenho do computador, principalmente quando é mais exigido.

E fora o fato de ocasionar outros problemas como "Tela Azul, instabilidade, desligamento do PC, reinicialização, e até danificar algum componente do PC".

Há alguns meses estava fazendo manutenção básica em um PC de um cara do serviço, e o PC era um i3 de segunda geração, um H61 da ASUS e um SSD de 128Gb, 8 Gb DDR3 e uma fonte genérica de 250W +/-, e percebi que está muito lento para fazer atualização do Windows e fora que estava desligando sozinho, fiz a troca da fonte de resolver 100% o problemas da lentidão e o desligamento.

Rode o programa Crystal Disk Info e veja a saúde desse SSD.

Já tentou formatar do zero esse PC?

São 32Gb mais são quantos pentes de memória?

Está usando XMP?

Postado

@Edvaldo J. Frederico Boa noite, mano. Obrigado por responder. A fonte é uma Corsair CV Series CV650 80 Plus Bronze 650W. Nunca tive problema com tela azul desde que montei o pc, na verdade nunca tive nenhum problema além deste de ficar parando de responder. Pensei que poderia ser algum virus ou programa minerando mas não encontrei nada de estranho com anti-virus e nem procurando no gerenciador de tarefas. São 4 pentes de 8 (1666) e não sei o que é XMP kkk, mas vou fazer uma verificação com programas de desempenho e benchmark para ver se encontro algo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!