Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD sendo reconhecido como "RAW"


Tensa
Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Boa tarde, recentemente peguei um SSD "ruim" de um vizinho que não estava querendo aceitar o Windows 10 por meio de instalação via Pendrive, desistindo disso, resolvi pegar o e testar no meu PC para ver o que estava acontecendo. Bom, ao colocar o SSD, meu PC não iniciava, ficava na tela de reparo automático e não saia disso, tive que ligar o PC e depois conectar na porta SATA para que conseguisse passar disso, ao verificar o SSD na aba de discos do computador, notei que ele não mostra seu armazenamento total, apenas mostra que ele está conectado e nada mais, tentei formatar ele e sem sucesso. Após isso, resolvi verificar sua saúde no Crystal Disk Info mas parece que ele está OK, sua saúde consta em 100%, também olhei no gerenciador de disco, onde notei que uma partição que contém boa parte do armazenamento, está em formato "RAW", e não consigo formata-lo para outro, como NTFS e FAT32 por exemplo, já tentei também formata-lo pelo diskpart (dá erro e nem consigo) e também o EASUS Partition Master, mas parece que nem sequer formata, apenas recarrega e volta a mostrar "RAW". Alguém conhece mais métodos para formatar esse SSD e recupera-lo? OBS: Até consigo usar uma partição dele de "4,24 GB" mas nada além do que isso, e também não consigo aumenta-la.

Capturar.PNG

Capturar1.PNG

Capturar3.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tensa Um dos motivos que esse formato "RAW" pode aparecer é simplesmente erro físico no SSD. Se for um desses SSD chineses e de marca genérica é bem provavel que o problema seja esse.

 

Você poderia até tentar atualizar o Firmware do SSD se existir essa opção baixando o software da marca do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gui GC disse:

@Tensa Um dos motivos que esse formato "RAW" pode aparecer é simplesmente erro físico no SSD. Se for um desses SSD chineses e de marca genérica é bem provavel que o problema seja esse.

 

Você poderia até tentar atualizar o Firmware do SSD se existir essa opção baixando o software da marca do SSD.

@Gui GC Entendi mano, a marca é "SomnAmbulist", nem achei firmware ou site de fabricante para ela, na realidade o meu vizinho já até comprou um SSD da Kingston no Mercado Livre e já resolveu tudo, eu que fiquei com o SSD para ver se consigo mais alguma coisa com ele. Eu possuo um SSD Chinês da Kingspec há uns 2 anos, ele é de 128 GB, até hj nunca deu problema, talvez essa "SomnAmbulist" que seja muito qualquer coisa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2023 às 18:40, Wal SJC disse:

Você já tentou excluir todas as partições e criar uma única partição nova, usando todo o espaço disponível no SSD?

@Wal SJC Já sim, porém o Gerenciador de Disco do Windows não deixa fazer isso, meio que dá um erro no final, tentei também fazer isso pelo programa EASUS Partition Master 9.0.0 mas quando vou aplicar meio que volta ao normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
Em 07/10/2023 às 15:48, Tensa disse:

SomnAmbulist

SSD genérico, provavelmente está com defeito físico ou no firmware. Se ele não tem um programa próprio de diagnóstico e atualização de firmware, não vejo muito o que fazer, a não ser tentar algum programa específico pra deletar e recuperar partições, a exemplo do GPARTED. 

Veja os comentários desse vídeo, filtre pelas respostas mais recentes e vai ver muita gente reclamando:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!