Ir ao conteúdo

Saúde do SSD Klevv Neo N400, devo trocar ou me preocupar? Consigo recuperar?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, estou com uma dúvida, vocês acham que tem problema usar o SSD desse jeito? Teria como volta a vida útil dele? Estou usando esse SSD no meu notebook, troquei se não me engano março do ano passado e achei estranho estar assim. Meu notebook parece que começou a ficar um pouco mais lento, as vezes o CPU fica em 100% no gerenciador, as vezes o disco. Meu  notebook é um dell inspiron 3443 se não me engano.

Estado ssd.png

• Moderador
Postado

@cocacolal2 Esse SSD realmente tem baixa durabilidade, inclusive no site diz que a vida útil dele é de 200 Terabytes escritos, no seu caso já tá em 282 Terabytes, então na realidade é surpreendente que esteja com uma saúde "decente", pelo menos de acordo com o Crystal Disk.

Primeiro de tudo faça um backup de tudo que for importante pra você. Se a performance do sistema realmente começou a decair, eu recomendaria realizar uma formatação e fazer uma instalação limpa do SO, caso não resolva pode ser o caso de trocar por um novo SSD, um com mais durabilidade dessa vez.

image.png.5aa7b37fec679877dd2b8ca6b931601f.png

• Amei 1
Postado

@Batata Defumada Entendi meu amigo, obrigado viu! Outra pergunta rapidinho você acha que compensa comprar no alirexpress depois dessa remessa conforme que aumentou os preços dos SSD ou espera uma promoção na blackfriday que tem a certeza de ter garantia pelo menos por um ano

• Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@cocacolal2 @Batata Defumada A questão aí é que seria impossível tantos Terabytes terem sido escritos em poucos meses de uso. Essa quantidade de escritas levaria muitos anos ou mesmo décadas...

Esse SSD provavelmente já foi adquirido usado (mesmo que o vendedor tenha indicado que era novo). Ou então foi construído com NANDs reaproveitadas (algo comum em SSDs chineses genéricos).

Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

@cocacolal2 @Batata Defumada A questão aí é que seria impossível tantos Terabytes terem sido escritos em poucos meses de uso. Essa quantidade de escritas levaria muitos anos ou mesmo décadas...

Esse SSD provavelmente já foi adquirido usado (mesmo que o vendedor tenha indicado que era novo). Ou então foi construído com NANDs reaproveitadas (algo comum em SSDs chineses genéricos).

Bom dia

Não poderia também algum jogo mal comportado estar escrevendo logs freneticamente a cada minuto ?

• Coordenador
Postado

@Henrique - RJ Bom dia! Imagino que não... São realmente muitas escritas. Aqueles 282 TB ali são coisa pra caramba.

Se ele instalou em março do ano passado, temos aproximadamente 20 meses de uso. Ou seja, seriam mais de 14,1 TB por mês, ou uma média de 470 GB por dia.

O que ocorreu foi que ele realmente foi enganado... Essas NANDs não eram novas. Por isso nunca é recomendado comprar SSDs "genéricos", especialmente no AliExpress.

Postado

@KairanD Obrigado Kairan, não tenho muito conhecimento sobre, mas do jeito que você falou realmente, 470GB por dia, não tenho nem internet pra baixar tudo isso kkkkkk
Bom vou trocar de SSD e de loja de informática também, obrigado a todos!
O que seria esse NANDs?? as peças do SSD?

• Coordenador
Postado

@cocacolal2 NANDs são os chips de armazenamento do SSD. E, sim, seria impossível você fazer 470 GB de escritas por dia. Mesmo que houvesse algo errado com o sistema (e poderia haver), isso seria matematicamente impossível.

Algumas dicas ao comprar SSDs: primeiramente, procure por marcas conhecidas e leia reviews em sites confiáveis (como Clube do Hardware, Tom's Hardware, TechPowerUp e AnandTech). Procure por modelos com NANDs TLC, que são mais duráveis que NANDs QLC. E sempre observe o TBW (Terabytes Written): quanto maior, melhor. Jamais compre um SSD que não informa o TBW (deve informar pelo menos no site do fabricante). Procure por modelos que ofereçam pelo menos 3 anos de garantia nacional, nunca menos. O ideal são os que oferecem 5 anos ou mais.

Bons SSDs podem durar décadas em uso constante.

• Curtir 1
Postado

Me parece que esse SSD tem um WAF (Write Amplification Factor) tenebroso. Dá pra ver isso pela relação entre os NAND writes e Host Writes. Quanto mais perto de 1, melhor, e valores típicos geralmente vão até 10... O seu está em 30. Isso indica que o SSD é extremamente ineficiente em escrever os dados, então o firmware é muito mal elaborado ou os componentes são de baixa qualidade, provavelmente ambos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...